Como primeiro post de 2012 – ano que já começa prometendo um mar de novidades para escritores do Brasil – não poderíamos deixar de falar sobre um dos melhores eventos literários do calendário brasileiro: a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).
Verdade seja dita, o Clube elegeu a Flip como uma extensão da nossa própria casa – motivo pelo qual nos mudaremos para Paraty pelo terceiro ano consecutivo durante o evento. Com ares diferentes, ele foge da cara tradicional de bienais que, a cada ano, se transformam mais em aglomerados de mega livrarias sem um foco ou propósito diferente de vender best-sellers (que já vendem bastante por si só).
Na Flip, discute-se literatura, discute-se o papel do autor independente, as estratégias que funcionam mais e menos, se conversa com escritores em diferentes patamares de carreira. Sob a atmosfera de uma das mais preservadas vilas coloniais do Brasil, se bebe literatura diretamente de quem a faz.
Há os que falam que a Flip se elitizou, que se distanciou do seu propósito inicial etc. etc. – o que até pode ter o seu fundo de verdade.
Mas também é verdade que a Flip em si é muito, muito mais do que o circuito oficial de palestras.
No ano passado, fomos convidados a integrar o circuito da “Off Flip”. Na prática, a Off é um evento paralelo, mais focado em autores independentes e essencialmente aberto, gratuito. Abrimos as portas de nossa casa em Paraty e recebemos saraus, bate papos e mostras extremamente interessantes e inspiradoras.
Esse ano não será diferente. E se você quiser participar, já tenha em mente que a data já foi definida: de 4 a 8 de julho de 2012.
Há tempo ainda (e de sobra) para se buscar boas pousadas e de se programar. Nós estaremos lá, com toda a certeza, e traremos muitas novidades!
Quer mais informações? Acesse o site do evento clicando aqui e programe-se!
Não sei como vou…mas vou…não sei onde ficarei ,mas lá estarei
Estaremos te esperando!!
Eu irei!
Espero que eu possa ir.
Deus queira que eu possa realizar este SONHO!beijos
Estaremos lá!