Há algumas semanas, fui convidado por alguns amigos para participar de um evento do autor Rui Cordeiro sobre o seu livro, Mundo Maravilhoso.
Não foi um evento de lançamento – o livro já havia sido lançado há meses. E essa foi uma das coisas que me surpreendeu.
O livro em si aborda uma utopia (ou distopia, dependendo da ótica do leitor) envolvendo um universo futurista em que não há mais necessidades básicas de sobrevivência, há pleno conforto e uma conexão entre todos os humanos sob a tutela de um mecanismo de inteligência artificial. Ficção científica profundamente embasada em muitas das realidades que hoje começam a emergir do nosso mundo, portanto.
Em um evento típico de livro, o autor leria um ou outro trecho ou apenas deixaria a audiência se enfileirar em busca de um autógrafo. Mas… não foi isso o que aconteceu.
Quando a audiência estava confortavelmente sentada, Rui iniciou uma explanação breve sobre si e sobre sua obra e, de repente, mergulhou todos em um debate sobre o que seria uma utopia moldada aos nossos tempos. Queremos mesmo nos livrar de todas as nossas mazelas? Sem desafios, o que motivará a própria alma humana? Como seus personagens encontraram escapes? Como uma trama sequer pode surgir a partir de um universo tão perfeito, de um mundo maravilhoso?
Conheça nosso convidado: Rui Cordeiro
Não, não são essas as questões que discutiremos no episódio de hoje. O que discutiremos é como o autor conseguiu (e consegue) multiplicar seus eventos literários, como consegue inovar no já tão enraizado hábito de se lançar um livro e como esse envolvimento direto do seu público o leva a vender livro.
O protagonista de hoje, portanto, é o autor, palestrante, game master, NoBox Thinker e Head de Fidelidade da Worten, a maior varejista de tecnologia de Portugal, Rui Cordeiro.
Como ouvir este episódio e assinar o podcast?
Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts.
Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhã. Para saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!