Nós costumamos acreditar que o processo de venda de algo – um livro, um carro, um apartamento ou qualquer coisa – depende essencialmente de um conjunto de fatores que aqui chamarei de duros, frios. Depende de preço. Depende de comunicação, de propaganda. Depende da percepção de qualidade. Depende de distribuição. Depende da volátil vontade do consumidor. Depende da economia. Depende de uma série de fatores que, em sua grande maioria, vive fora da alçada de controle do empresário, do vendedor, do autor.
E, se é inegável que todos esses fatores têm os seus pesos e realmente influenciam decisões, é também verdade que o vendedor, o empresário, o autor conseguem manipular contextos de maneira a induzir, a criar vieses favoráveis aos impulsos de compra.
Conheça o nosso convidado: Rian Dutra
Como? Quem falará sobre isso hoje será um dos fenômenos recentes que descobrimos aqui no Clube de Autores: Rian Dutra.
Seu livro, Enviesados, foi publicado aqui no Clube, em pré-vendas, no final de novembro de 2022. De lá para cá, já foram milhares e milhares de exemplares vendidos. Vou além aqui: comercialmente falando, é normal, tanto para livros independentes quanto para o mercado tradicional, que os picos de venda ocorram no lançamento e sejam seguidos por uma curva descendente de resultados. Não é o caso de Enviesados, que se mantém no topo da lista como prova da tese do seu autor.
O pioneirismo em Psicologia Aplicada ao Design de Experiência
Rian, afinal, é especialista justamente nessa técnica – se assim posso chamá-la – de enviesar decisões de compra. É pioneiro em Psicologia Aplicada ao Design de Experiência no Brasil, sendo um dos mais influentes designers na internet. Ao longo de quase duas décadas, projetou produtos digitais para empresas e clientes de todo o mundo, como Steve Wozniak (co-fundador da Apple), Houston Association of Realtors, Booking.com, Bosch, Unilever, Udacity, Weme e startups americanas como a Simple Nursing. É mestre em Ciência da Computação, pós-graduado em Psicologia Aplicada, com graduações em Design Digital e Análise de Sistemas, além de outras pós-graduações nas áreas de Mercado Financeiro, Empreendedorismo, e Cinema.
Estudioso como poucos, mestre como menos ainda e best-seller, Rian está aqui hoje para nos falar um pouco sobre como usar a psicologia para influenciar consumidores – algo que todos nós, autores, certamente podemos aprender.
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