Pensática Podcast, Ep. 38: Como caçar livros que virarão filmes (ou séries ou novelas)

Foi-se o tempo em que produções audiovisuais brasileiras se resumiam a novelas e a filmes dos Trapalhões ou da Xuxa. Na verdade, foi-se o tempo em que produções audiovisuais de apelo global resumiam-se a filmes hollywoodianos ou à quase rarefeita cena independente, de dificílimo acesso às grandes massas. 

Basta se conectar a canais de streaming como Netflix, Amazon Prime, GloboPlay, HBO ou qualquer outro que prontamente se consegue acessar filmes e séries incríveis gravadas na Turquia, na Islândia, na Nigéria, no Brasil e nos mais diversos cantos do mundo. A era da hiperconectividade e da imensurável amplitude de ofertas funcionou como uma espécie de gatilho para uma demanda até então reprimida, filha da curiosidade incisiva sobre tudo o que se passa além do que nos é tradicionalmente mostrado. 

E isso, claro, é fantástico. Não apenas por abrir o mundo para os seus próprios habitantes, que passaram a ter um acesso inédito a uma imensidão de novos pensamentos e visões, mas também por multiplicar a força da literatura, especialmente a independente, como base para produções inovadoras que tendem a ganhar o mundo em forma de filmes, séries e novelas. 

Mas como, exatamente, isso funciona? Como é esse processo de transformação de livro em audiovisual e como esse mercado está se metamorfoseando para o bem da literatura? 

Há pouco tempo, duas grandes personalidades do mercado literário e audiovisual – Mari Rolier e Eduardo Brand, respectivamente – se uniram para fundar o Gancho – uma plataforma de curadoria de livros que entrega para diversas produtoras ideias antenadas com tendências e demandas de mercado e que, portanto, tem um grande potencial de sucesso nas telas. 

Falemos, então, um dos sócios, o cineasta Eduardo Brand, para entendermos mais sobre como se acha conteúdo audiovisual a partir da literatura! 

Como ouvir este episódio e assinar o podcast?

Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: SpotifyAppleStitcherAmazon e GooglePodcasts.  

Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhãPara saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “Pensática Podcast, Ep. 38: Como caçar livros que virarão filmes (ou séries ou novelas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *