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Como promover seu livro antes de publicá-lo

O segredo da divulgação pode estar antes de se lançar um livro

Não é segredo para ninguém que a mais difícil das tarefas de todo escritor é justamente conquistar os seus leitores para ter sucesso com seu livro. E não: isso não depende exclusivamente do conteúdo do livro e nem é algo que possa ser ignorado ou relegado a um terceiro (como a romântica e hoje inexistente figura de um editor).

Já fizemos, aqui, todo um manual de divulgação de livro que inclui, dentre outras coisas, dicas importantíssimas sobre a construção da sua audiência antes do lançamento (veja aqui).

Mas queremos ir um pouco além da nossa própria visão, abrindo espaço aqui no blog para outras dicas e “fórmulas” que possam ajudar os autores nessa sempre tão difícil tarefa de se tornar conhecido e desejado.

13 dicas relevantes

Aqui, nesse ponto, deixo um pedido de desculpas: é BEM raro eu publicar qualquer conteúdo em inglês aqui no blog. Não é a nossa língua mãe, nem todos sabem falar e, além de tudo, não chega nem perto da beleza do idioma português (ao menos em minha opinião).

Mas fatos são fatos: há mais livros autopublicados nos EUA do que livros publicados em toda a América Latina. Isso tem um efeito colateral: um mar de especialistas estudando e criando conteúdo útil para escritores que, como todos nós, buscam o seu lugar ao sol.

Recentemente, me deparei com um artigo do Buzzsumo entitulado “13 Experts on How To Promote Content Before Hitting Publish“. Traduzindo: são opiniões de 13 especialistas sobre como promover o seu conteúdo antes de publicar – uma tarefa importantíssima por permitir que o autor já lance o livro com uma audiência formada. Perfeito, não?

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

6 comentários em “Como promover seu livro antes de publicá-lo

  1. A realidade do Brasil é bem diferente da dos Estados Unidos, assim eu penso. Acredito que a melhor maneira de alavancar as produções, a revelação de novos talentos e enfim as vendas, é criar no brasileiro o hábito da leitura, iniciando na infância. Nós somos um povo que lê pouco.

    1. Somos mesmo Silvestre. Mas se tem uma coisa que tenho observado bastante em pesquisas e eventos é que isso tem mudado muito. O brasileiro está lendo cada vez mais – e o hábito está começando cada vez mais cedo. Que bom!

  2. E aí, pessoal. Vamos ajudar a traduzir a reportagem?
    Vou dar o ponta-pé inicial. Quem se habilita a continuar? Abraços, Souza Lima (autor de Poemas Insones).
    Tradução da reportagem: A maioria das pessoas acha que a promoção de conteúdo é algo que você faz depois que você o criou. Mas a realidade é que você precisa planejar sua promoção desde o início. Empresários experientes não constroem um produto até que saibam como eles planejam vendê-lo no mercado. Da mesma forma, os profissionais de marketing de conteúdo experientes não devem se dedicar a uma forma épica de conteúdo, a menos que eles saibam como ele irá atingir um público amplo.

    Eu decidi pedir a 13 especialistas de marketing de conteúdo para compartilhar suas estratégias para a promoção de conteúdos. Eu também peço-lhes para revelar o seu maior desafio com a promoção de conteúdos. Para ler sobre as suas respostas perspicazes, siga adiante.

    Michael King, Consultor da Seasoned Digital Marketing & Lead Generation

    1) Quais são as maneiras de planejar promoção de conteúdo antes de você publicar?

    Certamente isso depende dos objetivos e do tipo de conteúdo, mas uma das maneiras mais comuns é alavancar com o “Snip.ly” (software de marketing em mídias sociais) para promovê-lo, mesmo quando twittar conteúdo de outras pessoas. Nós, naturalmente, planejando o alcance e a influência, lançamos o compartilhamento de wireframes e idéias, antes de uma parte do conteúdo, para atrair a atenção e convencer as pessoas a compartilhá-lo. Além disso, identificamos os tipos de conteúdo semelhantes e as pessoas que os compartilharam, usando BuzzSumo e uma série de outras ferramentas de escuta social…

  3. A chamada para o artigo entusiasmou! É, em cem por cento!, uma novidade, um enfoque para lá de revolucionário – aos meus olhos. Mas, sempre o “mas” não é?, está em inglês e eu, à La Nelson, sou um monoglota convicto! Tem como traduzirem?
    No aguardo.
    Obrigado.

    1. Pois é Fausto….

      É a primeira vez que publico um conteúdo em inglês no blog e pensei mil vezes antes de fazer isso. Acabei cedendo porque o texto era interessante.

      Vou buscar algo em português sobre o tema e posto por aqui assim que conseguir ok?

      Abs,
      Ricardo.

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