Recebi uma mensagem de Susanna Florissi

Susanna, para quem não sabe, é uma editora que trabalhou conosco, aqui no Clube, ao longo de boa parte do ano passado. Dentre muitas outras coisas, ela é responsável pelo comitê que cuida e promove a língua portuguesa em nome da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

A mensagem que recebi dela foi sobre um programa voltado especialmente para professores do português – um clube onde se discutirá não apenas as tantas idiossincrasias do nosso belíssimo idioma mas também sobre como lidar com ele em sala de aula.

Como entendo que todos nós aqui no Clube somos entusiastas da língua portuguesa, me vi na obrigação de divulgar o programa. Ei-la:

Caros Professores e entusiastas da Língua Portuguesa,

Como Profissionais de Ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), é importante que ajudemos a difundir a Língua Portuguesa pelo mundo, compartilhando ideias, experiências e conteúdos para aulas.

Por isso, gostaríamos de apresentar a vocês nosso novo projeto: o Clube de Professores Torre de Babel. Nosso objetivo é disponibilizar diferentes caminhos para Professores de PLE ou demais pessoas ligadas à Língua Portuguesa e questionar temas relevantes relacionados à gramática do português e à cultura brasileira para serem aplicados em sala de aula.

Assim, o Clube será uma oportunidade de reunião de profissionais de PLE para construção de materiais autênticos, aulas mais estruturadas e troca de experiências. Serão dois encontros mensais, toda sexta-feira, com os temas já estabelecidos abaixo. O profissional interessado poderá se inscrever nos encontros que tem interesse de maneira avulsa ou optar pelopacote mensal.

Confira os temas dos encontros:

Clube do Professor Torre de Babel

Março
10/03 – Aspectos da prova oral no exame Celpe-Bras
24/03 – Aspectos da prova escrita no exame Celpe-Bras

07/04 – Como trabalhar com materiais autênticos
28/04 – Dificuldades mais comuns para alunos falantes de espanhol

Maio
12/05 – Como abordar gírias e expressões idiomáticas
26/05 – Estratégias para o ensino da fonética

Junho
09/06 – O uso da tradução em sala de aula
23/06 – Como tratar o uso dos pronomes

Público-alvo: Professores de Português para Estrangeiros ou demais interessados na área
Investimento: R$100,00 por encontro (ou pacote promocional de R$150,00 por mês)

Local: Torre de Babel – Avenida Paulista, 726 – cj. 501 – São Paulo-SP

As inscrições já estão disponíveis e poderão ser realizadas com Maria Lucia por e-mail (mlucia@torredebabel.com.br) ou pelo telefone 11 3289-3291.