Clube de Autores na Feira do Livro de Londres

Na semana passada, eu (Ricardo Almeida) fui honrado com um prêmio realmente surpreendente pelo Conselho Britânico: o de YCE, ou Young Creative Entrepreneur (Jovem Empreendedor Criativo) de 2014 pelo Brasil.

O processo de escolha incluiu de questionário a entrevista via Skype (incluindo representantes do conselho e da CBL (Câmara Brasileira do Livro) e acabou nos forçando a “viajar” pela história do próprio Clube. Do seu nascimento, lá em 2009, até hoje, foram inúmeros projetos, negociações pesadas (e por vezes bem aguerridas) com fornecedores, articulações com um fundo de investimento que passou a integrar o nosso quadro e, agora, o Pensática.

Tudo a partir de um grupo pequeno de pessoas que nunca teve nenhum contato com o mercado editorial.

Enfim: hoje à noite embarco para Londres para receber o prêmio e participar da Feira do Livro, incluindo o lançamento do Pensática, uma série de palestras e contatos que certamente serão fundamentais para o futuro do Clube que, hoje, já representa cerca de 10% de todos os livros anualmente publicados no Brasil.

Infelizmente (ainda) não poderemos levar autores para lá – mas isso fica para uma próxima. Enquanto isso, vou narrando tudo o que estiver acontecendo por aqui pelo blog e pelo nosso Facebook!

Se quiser ver a matéria completa sobre o prêmio, clique aqui ou na imagem abaixo:

27 comentários em “Clube de Autores na Feira do Livro de Londres

  1. Parabéns Ricardo e toda a equipe do Clube de Autores. Realmente é merecida esta premiação, pois além do cáracter criativo também tem o caráter sócio-cultural, pois esta ferramenta torna a literatura realmente democrática, na mais pura concepção da palavra. Estou muito orgulhoso de pertencer a este clube. Parabéns novamente.

  2. Que maravilha! Parabéns pelo prêmio, vocês merecem. A equipe do clube é sensacional, inovadora e super profissional. Sem o clube, o que seria de nós, pobres iniciantes? Bom trabalho por aí e bom retorno com muitas notícias novas para nós.

  3. Parabéns e quero dizer que senti um orgulho imenso em ter publicado meu primeiro livro aqui. Já havia comprado livros por aqui e sentido que poderia confiar. Finalmente consegui realizar meu sonho graças a Clube de Autores.

    1. Graças ao seu talento, Sônia! Nós somos apenas um veículo – e nos orgulhamos muito, mas muito mesmo, de ter tantos autores incríveis aqui, no mesmo barco :-)

    1. No final, Roberto, somos todos – Clube e autores – desbravadores dessas novas fronteiras. Acho que é essa união, esse pensamento de comunidade, que realmente faz e deve continuar fazendo a diferença!

  4. Ricardo, parabéns!!!
    Sucesso não vem ao acaso. É reconhecimento na esteira dos nossos esforços!
    Também escrevo e publico pelo Clube, estou no começo, mas já sei para onde olhar e sentir orgulho de estar galgando esta estrada.
    Felicidade, alegria e sucesso!

    Abraços,

    Marco Antonio de Barros

  5. Caro Ricardo, meus parabéns. Desde o início, sempre acreditei no seu poder empreendedor. Os meus livros encontravam-se “engavetados” à espera de uma oportunidade no mercado editorial, e isto parecia inalcançável. Com o surgimento do Clube, vi uma “luz no fim do túnel”. Publiquei três deles e, já há quase um ano, estou na lista dos autores mais vendidos. Sinto-me realizado quando vejo as vendas diárias dos meus livros para todo o país.
    Recentemente, recebi um convite direto de uma editora famosa. Apesar dos protestos de alguns amigos, eu preferi continuar apenas com o Clube. Aqui posso “gerenciar” o preço cobrado e os meus direitos autorais, além da total transparência, pois visualizo todos os dias os exemplares vendidos, a cidade para onde serão postados e o número do pedido. Grande abraço! Sucesso!

  6. Não há iniciativa melhor e mais criativa na América Latina do que o CLUBE DE AUTORES criado por você e seus empresários do livro. Sem dúvida, é uma “libertação do cenário afunilado das editoras”, como assinala a comentarista anterior, escritora Rô Mierling.
    Parabéns e sucesso na FEIRA DO LIVRO DE LONDRES

  7. Que barato! Parabéns, Ricardo, você merece esse reconhecimento. A iniciativa de vocês me fez tirar o meu primeiro livro da gaveta depois de 17 anos lá guardado. E certamente assim como eu existem vários autores e suas histórias. Mas foram vocês os pioneiros a mudar essa realidade que já ficou no passado. Hoje em dia temos a oportunidade de ver o nosso sonho realizado e foram vocês que nos proporcionaram isso e continuam proporcionando. Eu só tenho a agradecer e dizer que tudo isso que está acontecendo contigo é sim muito justo e merecido.
    Abraço enorme!
    Sheila Mendonça

    1. Muitíssimo obrigado Sheila! Vou publicar uma espécie de registor diário dessa estada aqui em Londres no Facebook e no blog. Ontem já estive com outras empresas do setor dos Emirados Árabes, Russia, China, Colômbia etc. Trocar experiências com eles é fascinante – e com certeza ajudará MUITO o Clube!

  8. parabéns!!! Que a cada dia o clube dos autores possa expandir e a sua presença em solo estrangeiro não é solitária, pois estamos juntos através de suas palavras.

  9. Ricardo,

    Meus sinceros parabéns! Que orgulho!!! Você merece isso e muito mais, pois é incansável e extremamente dedicado neste nosso Clube, e nos sentiremos muito bem representados por você. Com certeza é apenas o primeiro prêmio, de muitos outros que virão.

    Tenho muito orgulho de fazer parte deste Clube, minha primeira publicação aqui foi em Fevereiro de 2010, e mudou a minha vida. Me aproximou do meu publico-alvo e me deu um resultado muito além do que imaginei ou esperei.

    Aproveite a viagem, o prêmio e saiba que estaremos aqui, enviando vibrações positivas.

    Parabéns!

    Fábio.

  10. Parabéns Ricardo! O seu sucesso é também o nosso sucesso. Afinal, somos a consequência de sua salutar iniciativa. E como, graças ao Clube de Autores, consegui me sentir como um verdadeiro escritor, considero justíssimo esse reconhecimento. Congratulation!

  11. PARABÉNS, ACHO A INICIATIVA DE VOCÊS O MÁXIMO, UMA PORTA PARA AUTORES INDEPENDENTES E UMA LIBERTAÇÃO DO CENÁRIO AFUNILADO DAS GRANDES EDITORAS..PARABÉNS..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *