Faber-Ludens lança primeiro livro sobre design livre no Brasil – pelo Clube de Autores

Acompanhando movimentos internacionais de abertura do design, tais como o Design Thinking, capitaneado pela IDEO, e o Open Design, ligado à massificação da impressão 3D, o Instituto Faber-Ludens lançou no início deste ano um livro para inspirar designers brasileiros a abrir-se para essa nova realidade.

O livro propõe o desenvolvimento de projetos colaborativos em comunidades de usuários como um novo paradigma de inovação. “A proposta não é técnica, mas sim social: nós estamos trabalhando para criar um novo modo de produção, no qual o consumidor não somente consome, mas também projeta”, afirma Frederick van Amstel, um dos colaboradores do livro.

Já existe iniciativas no Brasil que aplicam as idéias do livro. A Designoteca, por exemplo, permite que os desenhos de produtos em formato CAD sejam compartilhados ou vendidos na web. O usuário pode fazer o download do produto e imprimir numa impressora 3D. Como o arquivo é aberto, é possível fazer modificações no produto utilizando softwares de edição 3D. “Eu acredito que, nesse caso, o usuário também  pode ser chamado de co-designer porque ele participou ativamente do projeto do produto”, afirma outro colaborador do livro, Renato Costa.

O processo de produção do livro chama a atenção: 12 pessoas colaboraram para escrever o livro em apenas uma semana.  Edyd Junges explica: “Utilizamos uma metodologia chamada Book Sprint. A gente senta cada um num computador e abre o mesmo texto no Etherpad, aí cada um vai acrescentando suas idéias, repensando… a gente escreve o que dá em uma semana. Não fica perfeito, mas é o suficiente para começar um diálogo.”

No último dia 16, o grupo de entusiastas lançou também uma versão em áudio do livro, contando com a participação de mais 7 voluntários. Essa versão já foi feita diferente: “ao invés de uma semana de colaboração intensa, a gente preferiu fazer o audiolivro mais tranquilo, quando o pessoal tivesse tempo livre. Demorou 6 meses, mas valeu à pena! Tem um trabalho acústico bem bacana por trás”, compara Rodrigo Gonzatto, sonoplasta da obra.

O livro está disponível para download e possui uma edição impressa aqui no Clube de Autores. “A gente escolheu o Clube de Autores pra prestigiar a iniciativa brasileira. Sabemos como é difícil introduzir uma idéia desse porte no Brasil, mas eles estão provando que a qualidade da impressão sob demanda não deixa nada a desejar para as grandes editoras,” afirma Frederick van Amstel.

A edição impressa possui um sistema curioso de customização de capa, explicado no vídeo abaixo.

 

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *