Adicione um “banner-atalho” para a página do seu livro

Já faz algum tempo que alguns autores nos cobraram algumas ferramentas simples para que eles pudessem indicar a página dos seus livros diretamente em seus blogs.

A mecânica precisaria ser simples: enquanto o usuário estivesse navegando pelo blog do escritor, ele acessaria um banner direto convidando-o a comprar o livro. A partir daí, é só clicar e pronto.

Daqui, fizemos exatamente isso. Hoje, todos os livros tem acesso a um mini-banner que os seus autores podem inserir nos blogs de forma direta, prática. Para tanto, basta ir a Meu Espaço, clicar em Livros Publicados e selecionar a opção “compartilhar”. As opções aparecerão na página, já com link para o livro, juntamente com as instruções de uso (veja exemplo abaixo).

É uma ferramenta simples, mas útil a todos os tantos escritores blogueiros que temos aqui no Clube!

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

13 comentários em “Adicione um “banner-atalho” para a página do seu livro

  1. há tempos atrás eu publiquei um livro por uma editora e também disponibilizei em e-book. Alguém comprou o e-book e logo em seguida compartilhou no 4shared.
    Resultado: o livro impresso nao vendeu nem 100 copias, enquanto os downloads gratuitos no 4shared passaram de 2.000

    1. É, isso pode acontecer mesmo – são os problemas que acompanham os novos formatos. E-Books tem muitas vantagens, mas é inquestionável que é formato que facilita mais a pirataria.

      Na outra ponta, há os que argumentam que esse tipo de pirataria acaba fazendo o livro ficar mais conhecido e gerando mais vendas, mas nunca vimos daqui números que comprovem isso de forma clara. No final das contas, a opção é mesmo do autor, que precisa pesar os pros e os contras e decidir publicar como impresso, ebook ou ambos.

  2. existe um meio de proteger o e-book, ou os leitores que compram podem colocá-lo em sites como o 4shared? como as grandes editoras que disponibilizam seus lançamentos em e-books tem feito com relação a isso?

    1. Oi Keila! Em teoria, há sim um mecanismo chamad de DRM (Digital Rights Management) que impede uma série de ações feitas em arquivos. Há alguns anos, muitas editoras trabalhavam com DRM – mas os sistemas acabavam gerando mais problemas do que benefícios. Ou seja: as restrições impostas eram tantas que elas acabavam beirando a ilegalidade, indo contra o código de defesa do consumidor e seus equivalentes mundo afora. Resultado: muitas críticas e vendas em declínio.

      Há algum tempo, a Apple abandonou o uso de DRM no seu iTunes Store, sendo seguida por uma série de outras. Isso foi bem na época que nós estávamos desenvolvendo a área de ebooks do Clube e acabamos optando por deixar sem DRM.

  3. Uma das coisas que ainda precisam ser melhorada é o preço dos livros. mesmo com o autor optando por ganhar quase nada de direito autoral, o livro ainda fica caro.

    1. Nós sempre fazemos rodadas de renegociação com os fornecedores, Keila – mas é importante ressaltar que, mesmo sem cobrar nada dos autores e sem exigir uma tiragem mínima (portanto, imprimindo de um a um, em um processo substancialmente mais caro), todos os preços estão rigorosamente nas mesmas médias que se encontra em livrarias tradicionais. Buscamos e buscaremos constantemente disponibilizar as melhores condições possíveis de mercado (mantendo a qualidade das obras e do processo como um todo) – mas, hoje, preço não é um impeditivo de vendas.

      Ou seja: sempre haverá espaço para melhorias, mas isso não significa que bons números de vendas não possam ser alcançados ao se trabalhar outros fatores importantes (como uma boa capa, boa sinopse e estratégia de divulgação diferenciada). São esses itens que tem feito o sucesso não apenas de autores daqui do Clube, mas do Brasil e do mundo de uma maneira geral.

    1. Depende do programa de email, Claudio – mas a maioria aceita sim, desde que a assinatura vá como HTML. Nesse caso, o ideal é você pesquisar na própria ferramenta. Tecnicamente, o banner é um código que pode ser inserido em qualquer página.

    1. Oi Adelar! O banner precisa ser colocado em sites fora do Clube de Autores (como, por exemplo, um blog que mantenha). Para a sua página biográfica, o link para os livros já aparecem e, portanto, não há como inclui-lo.

Deixe uma resposta para PATRÍCIA MOURA Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *