Que temas VOCÊ quer debater online com personalidades do mercado?

Nas últimas duas semanas, realizamos bate-papos com autores do mercado brasileiro sobre, claro, o ato de escrever (e todas as suas consequências).

Esses eventos virtuais, que ocorrem sempre via Facebook, tem gerado muita discussão positiva em torno de ideias e planos para as carreiras de escritores independentes brasileiros.

Mas, claro, o Clube sempre foi um espaço aberto a todos e, por mais que tentemos sempre realizar os projetos ideais para autores independentes, há sempre espaço para fazer mais.

E nesse ponto, perguntamos a você: que assunto você gostaria de ver abordado nos nossos bate-papos?

Nos responda por aqui mesmo pelo blog ou diretamente via Facebook. Todas as respostas dadas serão analisadas e utilizadas para montar a programação dos encontros das próximas semanas.

 

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

10 comentários em “Que temas VOCÊ quer debater online com personalidades do mercado?

  1. Oi, gostaria que abordassem o tema dos direitos autorais, a necessidade de cadastro na Biblioteca Nacional, como funciona a lei em casos de vermos nossa obra sendo pirateada por algum site. O cadastro na Biblioteca Nacional me parece um pouco dispendioso, mais de R$ 200,00. Vale a pena este investimento como recém-chegado no mundo dos autores? Só o cadastro é o suficiente para entrar com uma ação em caso de violação de direitos autorais ou há outros trâmites legais?

  2. Gostaria que fosse abordada a imensa dificuldade que nós, escritores desconhecidos, temos em vender nossos trabalhos pela internet em razão do sistema burocrático de vendas empregado pelos sites-editores, onde pontifica a obrigatoriedade de o comprador se submeter ao PagSeguro, ou sistema similar. Se já é difícil vender livros assinados por autores ignorados pela mídia, mesmo se colocados os exemplares em livrarias, mais problemático ainda é o autor contar com a paciência e boa vontade do leitor diante tal sistema. Penso que os sites-editores poderiam muito bem se contentar com o depósito na conta bancária da editora, modalidade de pagamento bem mais simples.

    1. Heiror, a sua sugestão está anotada – mas devo dizer que, hoje, recebemos uma quantidade grande de elogios justamente à facilidade de se pagar com sistemas como o PagamentoDigital, que utilizamos. Ou seja: de tudo o wue sempre analisamos, essa certamente não é uma dificuldade grande percebida pelo público.

      Ao contrário: se tirássemos o PagamentoDigital, acabaríamos tendo que tirar também parcelamento em até 10x (que é viabilizado por eles), a aceitação de todos os meios de pagamento e assim por diante. E, se não utilizássemos o PagamentoDigital de forma exclusiva, os autores perderiam um apoio grande na divulgação: a presença que hoje os seus livros tem em todos os sites da rede Buscapé de forma gratuita. Essa divulgação, que hoje é responsável por muitas vendas, é viabilizada unicamente por aceitarmos com exclusividade o PD.

      Pode ter certeza de uma coisa: nenhuma escolha de canal de pagamento, em nenhum comércio eletrônico, é feita de forma gratuita. Todas as lojas dependem das vendas e calculam milimetricamente o impacto de qualquer decisão nesse sentido. Do nosso lado, posso te garantir uma coisa: o uso de um meio terceiro (como o PagamentoDigital) fez as nossas vendas crescerem bastante, beneficiando tanto a nós quanto, claro, aos autores.

      E, nesse caso, falo especificamente do PagamentoDigital – pois antes de optarmos por eles pesquisamos PagSeguro, Braspag, PayPal e mais uma série de outros para termos certeza de que a escolha seria a melhor para a nossa rede.

  3. Acredito que a proposta sobre colocar a mídia na edição do livro e esta propaganda pagar o frete para o leitor, facilitaria muito as vendas dos escritores. Esse é o assunto que gostaria de assistir num bebate via Facebook, pois quando fazemos a nossa parte de apresentação de trabalho, a primeira coisa que perguntam: – Em qual livraria? Digo que é venda digital e a primeira coisa que comentam é que o frete encarece a compra.

    1. Oi Maria.

      Esse assunto é difícil de se abordar em um debate porque ele é muito mais complexo do que parece. Veja: para se viabilizar mídia em livros, é preciso montar uma equipe comercial que batalhe anunciantes; é preciso convencer os anunciantes de que esse tipo de publicidade funciona; e assim por diante. Não digo que seja impossível: mas o custo de uma equipe comercial boa para propaganda é bem alto. E, assim, para que pudéssemos mantê-la, precisaríamos tirar o dinheiro de algum lugar. Como vivemos de venda de livros, a única forma seria subindo os preços dos livros.

      Ou seja: essa seria uma solução que, até dar os seus resultados, acabaria encarecendo o produto como um todo.

      Mas frete é outro assunto que já estamos abordando com os Correios e que deve cair em breve.

  4. A minha frustração, é que no brasil o escritor novato nunca tem chance de crescer na profissão, principalmente sem a ajuda de editoras famosas, elas tem 99% de chance de te ignorar e, 1% de ler o seu trabalho. ( O seu Original).

    Obs. A não ser que voçe seja: jogador de futebol, ator de novelas, jornalista rapper, etc.

    1. Aldemir, isso não é uma realidade do Brasil, mas de 100% dos países do mundo.

      A autopublicação existe para isso, para dar aos autores possibilidades que eles antes não tinham. E, para quem consegue dominar a mecânica de se divulgar bem, o sucesso é uma questão de tempo.

      Mesmo porque, claro, mesmo os autores mais consagrados do mundo já foram novatos algum dia…

  5. Mais importante do que os temas, considero interessante a diversidade de categorias. Ouvir poetas, cronistas, romancistas, autores de livros técnicos etc. Assim, vocês atenderiam à própria diversidade existente entre os autores do clube.

    Abraço!

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