Capas 100% customizadas, orelhas e nomes na lombada

Depois de um intenso trabalho de desenvolvimento, lançamos, na noite de ante-ontem, um novo e aprimorado sistema de capas no Clube de Autores.

Agora, todas as capas podem ter a sua frente 100% customizada – ou seja, sem que o autor precise se prender às molduras em que apareciam título e nome do escritor. Essa mudança, no entanto, é apenas uma no pacote que lançamos.

Somando-se às capas customizadas, todos os livros terão direito a orelhas. Além de serem um espaço a mais para que o autor se apresente e apresente a sua obra, as orelhas também fazem mais peso na capa, evitando que elas enverguem e aumentando a qualidade geral.

Para completar o pacote, conseguimos também inserir nas lombadas os nomes dos títulos, para que os livros consigam ser melhor selecionados nas prateleiras dos seus leitores.

A mudança será aplicada de forma automática e gradativa a todos os títulos – ou seja: até o final da semana que vem, todos os livros pubilcados já sairão com orelhas e nomes na lombada (sem que o escritor precise fazer nada).

E, claro, as orelhas sairão em branco até que os autores configurem o texto.

Quem quiser agilizar o processo por conta própria, já alterando a sua capa e/ ou montando o texto das orelhas, basta ir a Meu Espaço, Livros Publicados, clicar em “gerenciar” e, em seguida, “editar capa” e/ ou “editar a descrição do livro” , seguindo os procedimentos indicados.

Você perceberá também que todo o fluxo de publicação de livros mudou – permitindo também que se simule o preços de custo das obras de acordo com a sua paginação antes de fazer o seu cadastramento.

Ainda há uma série de novidades que divulgaremos nos próximos dias e mesmo esse sistema será ainda aprimorado de acordo com alguns testes de usabilidade que estamos fazendo com os usuários. Mas uma coisa é fato: todos os livros deram, com isso, um grande salto de qualidade.

E o melhor: sem aumentar em nada os custos para os compradores finais.

52 comentários em “Capas 100% customizadas, orelhas e nomes na lombada

  1. Seguinte, havia pedido respectivamente 4 e 10 livros pelo site, e eles vieram lindos e tudo certo.

    Depois, pedi mais 23 livros e eles vieram lindamente embalados cada um em um plástico, uma espécie de lacre bastante singelo.

    Sei que foi apenas uma cortesia da gráfica, mas gostaria de saber a partir de quantos exemplares impressos tenho que pedir para ganhar essa plastificação, ou se foi apenas um caso esporádico.

    1. Oi Júlio! Todos os livros vão com o “shrink”, esse lacre de plástico meio “colado” a ele, já a partir de 1 exemplar. Fazemos isso para garantir a qualidade das entregas mesmo uma vez que o manuseio dos livros pelos Correios pode acabar danificando-os.

  2. acabei de chegar dia 09 com a segunda edição do meu livro e olha só. Agora tem orelhas. Uma pena não ter conehcido vocês antes de fazer meu primeiro lviro em outro lugar. To adorando isso tudo e esperando muito mais.

  3. Ricardo,

    Veja a possibilidade do pessoal técnico disponibilizar as cores padrão da capa no formato RGB ou outro formato conhecido. Por exemplo, se um autor faz uma capa personalizada e coloca um vermelho e depois escolha o vermelho na contra capa, nem sempre o vermelho impresso personalizado vai ser o vermelho igual da contra capa, isto por que as cores tem variações. Existem várias tonalidades.

    A minha sugestão e que as cores padrões disponibilizada no site, seja mostrada em RGB, pois assim poderemos imitar a cor igual que vai ser impressa. Hoje qualquer programa gráfico tem suporte ao RGB, onde digitamos o código da cor e automaticamente ela aparece.

  4. Ola Ricardo.

    Pra ficar completo mesmo, o bom seria ter uma paleta de cores para escolher a cor da capa e fonte juntamente com o código da cor, pelo menos assim não ficariamos preso somente naquelas cores padrão. Não sei se este sistema pode ser feito pelo fato que atrás do livro tem a logomarça do clube dos autores, e não sei se a programação foi feita com vários pedaços de cores para a cor escolhida

  5. Olá! Estou me preparando para dispor meu livro neste site. Tenho acompanhado algumas melhorias feitas pela equipe e é visível o progresso! Parabéns! Assisti a aula sobre diagramação mas não encontrei informações sobre o que fazer com citações fora dos parágrafos.Esta história toda de diagramar livro por conta própria confesso que tem me deixado preocupada…

  6. Oi, André. Nós aconselhamos, sempre as seguintes margens:

    Superior: 2,54 cm;
    Inferior: 2,54 cm;
    Esquerda: 1,91 cm;
    Direita: 1,91 cm.

    Se quiser, pode até aumentá-las – mas tente não diminuir, para evitar que o texto seja cortado. OK?

  7. Olá Ricardo.

    Vi o processo das capas e ficou bom. Parabéns.

    Perguntas:

    1) Quando impressa as capas, usando a personalização total, ela ira ocupar toda a capa?

    2) As cores das orelhas são aquelas: roxo?

  8. Obrigado pelas respostas, Ricardo! Fico no aguardo então do aumento do limite e trabalhando em livros mais "leves" por enquanto. Valeu!

  9. A lombada também pode ser customizada? Pretendo subir um livro de + ou – 680 páginas e ficaria legal se a lombada pudesse também ser trabalhada, para acompanhar a grossura do livro, ter design diferenciado ou se poder colocar uma imagem ou numeração de volume.

    P.S.: Pretendem vender também livros no formato digital? As vendas nesse formato estão superando os impressos: http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/07/19/livros-para-kindle-vendem-mais-que-convencionais-por-3-meses-seguidos-diz-amazon.jhtm

    E uma vantagem dos digitais é que se poderia colocar ilustrações internas coloridas.

    P.S.2: Estou terminando uma Graphic Novel ao estilo das publicadas pela Companhia das Letras no selo Quadrinhos na Cia (Retalhos, Maus…). Gostaria de publicar pelo Clube dos Autores, mas já estou vendo que o limite do tamanho de arquivo, de 25 megas, não vai permitir. Vocês pretendem no futuro aumentar esse limite?

  10. Há texto para orelha da capa e da contracapa. Se você quiser separar os textos, é simples: basta escrever uma parte na orelha frontal e outra, na traseira. Só não conseguimos ampliar o limite por questões físicas mesmo. O texto precisa caber nas orelhas. Se forem muitos caracteres, teremos que diminuir o tamanho das letras ao ponto delas ficarem ilegíveis.

  11. Tudo bem, poderá colocar no dia que for possível.
    E que vi algumas capas personalizadas com o logotipo do clube de autores. Seria bom se tivesse ela em uma alta resolução de transparência, por que mesmo tentando copiá – la do site(tamanho pequeno), a qualidade ficará comprometida.

  12. Oi, André. Existe sim, claro. Vou pedir isso pro pessoal de desenvolvimento e posto aqui assim que estiver no ar, ok? Só que, dada a hora, é provável que isso aconteça apenas na segunda.

  13. Muito legal! Parabéns a todos!

    Aproveito para sugerir que também a forma de acabamento da capa seja repensada: andava com um exemplar do livro na bolsa para mostrar para clientes e em pouco tempo a plastificação começou a se soltar das bordas, dando uma imagem ruim…

  14. Ricardo,

    Parabéns pelo sistema. Subi meu livro A UM PASSO DE MIM, e agora o clube dos autores é o primeiro a colocá-lo à venda. Ficou excelente e infinitamente melhor, ainda mais com orelhas. Estou aguardando a chegada do meu exemplar para ver como ficará. Uma pergunta. Percebi que o papel da capa de antes tinha espessura mais fina. Foi mudado o papel da capa para o tipo de papel mais grosso, tipo um triplex 300g? Ou o papel continua mesmo? Segue a sugestão para o futuro…
    Pode registrar nosso relançamento em breve.

    Um grande abraço.

  15. Realmente, agora com estas mudanças, os livros do Clube de Autores ganharam muito em qualidade, o que é bom não só para os autores, como também para os leitores. Fica mais uma sugestão: por que não colocar uma opção de acabamento com laminação/plastificação BRILHANTE?

  16. Oi Emerson. Lombada não. Como o tamanho da lombada precisa ser exato e varia de acordo com qualquer alteração de página, é necessário mesmo que o próprio sistema a defina. Ou seja: um livro de 200 páginas tem a lombada de um tamanho; um de 205, de outro. São mudanças de milímetros mas que, se não ficarem sob nossa responsabilidade, tem o potencial de gerar muita confusão.

    Devemos trabalhar com ebooks em breve sim – mas permita-nos apenas uma correção. O fato de ebooks estarem vendendo mais para o Kindle por 3 meses no site da Amazon não significa que o formato está superando o impresso. Na verdade, o mercado de ebooks inteiro é de cerca de 5% em relação ao de impressos. O que acontece é que a Amazon é líder absoluta nesse mercado (tendo fechado 2009 como responsável por 90% do total de venda de ebooks nos EUA, segundo a BusinessWeek), o que faz com que seus dados não sejam um espelho exato do restante do mercado. Mas continua sendo um número alto e, repetimos, vamos sim disponibilizar a modalidade em breve. Mas é importante ressaltar que o mercado de impressos ainda é muito, muito maior do que o de ebooks.

    Finalmente, estamos ainda estudando o aumenro do limite de 25MB. Isso deve ocorrer, mas de forma gradual, ao longo do tempo.

  17. Ricardo, tenho uma dúvida quanto a impressão das páginas A5.

    Queria saber se quando impressas, elas obedecerão o tamanho exato da minha configuração.

    Exemplo:
    Se eu deixar 1 cm ou 2,5 de borda, quando impressas esse limite será exato na impressão. Se eu por exemplo fizer uma faixa rente numa borda, quando impressa será impressa conforme eu limitar, mesmo eu querendo que saia tipo cortado, para dar um aspecto de rodapé ou algo assim

  18. Nós somos o que o próprio nome diz, Robson – uma espécie de Clube.

    Todos aqui somos, antes de empresários ou executivos, escritores, compartilhando as mesmas ansiedades e sonhos que os demais usuários do site. Acho que o segredo é muito esse… quebrar o "balcão" ao ponto de todos ficarmos sempre do mesmo lado. Obrigado pelo elogio e pelas palavras!

  19. A espessura não mudou não, Márdel. Na verdade, usamos o padrão para capas, o tipo mais usado. Mas você terá a sensação de que ela aumentou por conta das orelhas…

  20. Obrigado pela sugestão, Martino. Não colocams a opção ainda para evitar prolemas na etapa gráfica. Ou seja: quanto mais padronizado for o processo, mais arredondado ele fica. A opção por capa fosca foi feita por nós após uma avaliação de qualidade mesmo – mas devemos, em breve, abrir isso para que o autor escolha.

  21. Parabéns pelos avanços que acontecem aqui regularmente!
    Quanto às capas personalizadas, tenho 3 dúvidas:

    1) Na página sobre capas vocês dizem o seguinte:
    "Se você quiser personalizar toda a capa ela precisa ter o formato fixo de 1748 pixels de largura por 2480 pixels de altura."
    Não sei se estou falando besteira, mas não seria melhor especificar as margens (assim como são especificadas margens para o miolo do livro) para evitar que parte da capa seja "cortada" na impressão?

    2) Outra dúvida: posso enviar um arquivo PDF da capa 100% personalizada ou devo realmente subir uma capa em formato JPG? É que a capa está sendo feita com Indesign e fica mais fácil fazer um PDF.

    3) E se o PDF for possível, o limite de 2 MB continua valendo?

  22. Parabéns pelas mudanças, que já usei em meu livro. Tive alguma dificuldade em usar o novo método de trocar as imagens de capa oferecidas pela minha, mas no fim achei (também, já era madrugada!) Só não entendi a limitação de caracteres para as orelhas: quando descobri que eram só 1000 caracteres (incluindo espaços!) deu um trabalhão para condensar o texto que já havia escrito. Não dava para aumentar este limite e separar o da orelha da capa e da contra-capa? Fica a sugestão.

  23. Parabéns Clube de Autores, pelo profissionalismo e o pensamento constante na melhoraria da qualidade dos seus serviços para atender aos anseios dos autores e leitores. O serviço que vocês oferecem é de ótima qualidade rumo a evolução dos livros face ao advento das novas tecnologias. Parabéns e obrigado ao Clube de Autores em nome de todos os autores e leitores de livros.

  24. Ricardo e todo mundo do Clube de Autores: Parabéns!
    Muito bom! Agora temos em mãos a possibilidade de livros de altíssima qualidade!

    Como dizem: "Agora o bicho vai pegar!", rs…
    Parabéns!

  25. Eu gostaria de fazer uma pergunta. Acho que até já fiz mas perdi o link da postagem, pois tenho pouco tempo para acessar. É possivel o autor, mesmo depois do livro publicado no site, reeditar (corrigir alguns errinhos de ortografia que passaram) o texto, isto é, o livro foi publicado e depois o autor viu um erro de digitação ou de revisão, há algum comando no sistema que possibilita o autor corrigir o erro, mesmo depois do livro publicado?Sei que dá pra deletar o livro e refazê-lo, mas daí o autor já espalhou o link em sites e blogs. Seria interessante se desse pra reeditar o livro já publicado.Gostaria também de parabenizar este blog, que ajuda em muito o autor, além das aulas gratuitas que estão no site, claro. Um abraço e sucesso sempre para vocês todos.
    Rogério
    http://www.rogsildefar.tk

  26. Sim e não. Ou seja: a capa ocupa o espaço todo e as cores de orelha e fundo são definidas por você ao longo do processo na mesma tela, clicando em "cores de capa/ fonte". Mas o texto realmente está confuso e vamos mudar para "cores de contracapa/ orelha".

  27. Oi, André. Outro autor fez esse mesmo comentário hoje – e vocês realmente estão cobertos de razão. Já passei isso para os desenvolvedores e eles devem subir em breve o código exato das cores.

  28. Obrigado, Jediael! A gente se esforça mesmo – e esse tipo de retorno dos autores é o que mais nos move, de verdade!

    Aquele usuário estava afobado mesmo, e acabou sendo injusto conosco aqui. Mas não temos como interferir no blog alheio, por assim dizer. Mesmo tendo uma boa relação com o blogueiro, concluímos que, de fato, todos tem o direito de escrever o que quiserem – estejam certos ou não. O nosso papel é monitorar isso e deixar registrado também o nosso lado.

  29. Não é simples isso não, Hiago. Na verdade, pode não parecer – mas esse sistema inteira é EXTREMAMENTE complexo. Vamos permitir isso sim – mas aos poucos. Primeiro temos que colocar isso no ar, fazer ajustes, deixá-lo 100% estável para, depois, ir aprimorando-o.

    ;-)

  30. Olá, antes de colocar minha capa inteira na frente, preciso apenas saber que formato a capa deve possuir (centímetros), se é em JPEG ou outro, o tamanho máximo e mínimo do arquivo…
    Obrigado !

  31. Ricardo,
    Existe a possibilidade de disponibilizar em um link para os autores em formato PNG (c/ transparência) em alta resolução, o logotipo do clube dos autores para aqueles que deseja colocar na capa frontal personalizada.

  32. Fiquei muito feliz com o aprimoramento do sistema. capas 100% era o que faltava para ser totalmente bacana o site…confesso que no começo, fiquei um pouco decepcionado com o tempo que levei para receber o exemplar de meu material, mas analisando melhor, foi devido a minha ansiedade por ter um retorno rápido de um sonho antigo. Voltarei a disponibilizar minha obra no clube de autores, que está ficando em pé de igualdade com os melhores do gênero já estabelecidos e com certeza é o melhor sistema do brasil. bom trabalho!

  33. Parabéns Ricardo. Entrei agora no clube e a cada dia que acesso me surpreendo com o seu trabalho e de sua equipe. Recentemente vi um comentário em um blog falando sobre uma confusão que deu entre o clube e um autor, como dizemos em nossa cidade, "afobado". Gostei da resposta que você deu no blog. Creio que sabe do que falo, e, sinceramente, seria bom que você pedisse que o proprietário do clube tirasse os comentários da rede, pois tudo já foi resolvido, é só uma opnião.
    Abração.

  34. Eu só senti falta dos textos justificados na capa. Isso era uma coisa que já fazia falta antes e continua agora, apesar de ser uma coisa boba.

    Mesmo assim, a qualidade deu um salto gigantesco!

    Parabéns!

  35. Oi, Rogério! É sim, sempre que você quiser. PAra tanto, vá a Meu Espaço, Livros Publicados e clique em Gerenciar. Você poderá alterar toda e qualquer parte do livro, inclusive subindo um novo arquivo. Sugerimos, aliás, que você aproveite também para inserir uma descrição do seu perfil no texto da orelha. ;-)

  36. Olá, Fábio! Vamos às respostas:

    1) Capa é diferente de miolo, neste sentido. Você tem todo este espaço para trabalhar – e nada dentro dele será "cortado" pois, quando o nosso sistema dá a saída para impressão, ele já o faz com o espaçamento extra.

    2) Não – a capa precisa ser em JPG, subida em separado, conforme instruções do sistema.

    3) PDF não é possível – precisa ser em JPG. Mas aumentamos o limite para 4MB, permitindo uma qualidade de impressão maior.

  37. Futuramente, poderemos pôr uma fotografia do autor na contra-capa?

    Sabe, acho que é só duplicar o mesmo sistema da capa, fazendo com que o autor já suba a imagem de trás do livro com o texto e a fotografia…
    iiii já tô querendo demais, né?

    Parabéns! fiz o teste com Olhares Em Eclipse e aprovei. O Preço também caiu consideravelmente.. o livro custava R$ 61,00 e agora está por: R$ 55,08.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *