Como publicar um livro gratuitamente em 4 passos

Saiba como publicar sua obra nas maiores livrarias do Brasil (e do mundo)

Você sempre sonhou em ser um escritor, mas não sabe por onde começar ou acredita que precisa ser milagrosamente descoberto por uma grande editora que, cá entre nós, não anda por aí batendo na porta dos autores.

Mas o que você ainda não sabe é que para publicar um livro de graça não é necessário investir rios de dinheiros, ser patrocinado por uma grande empresa ou reconhecido em uma editora convencional. A autopublicação, nossa grande heroína, existe para nos salvar.

Mas vale lembrar: publicar um livro gratuitamente não deve ser confundido com publicar um e-book gratuitamente. Reforçamos isso porque é normal partir do princípio de que só é possível publicar sem pagar quando não existem custos de impressão.

Isso significa que você deve ignorar o formato digital? É óbvio que não. Quer dizer que você pode publicar sua obra sem burocracias nos dois formatos. Lançar um livro físico não precisa ser difícil e publicar uma versão online também conta muito.

Quer saber como tirar sua obra da gaveta de forma rápida, simples e gratuita? Confira as 4 dicas abaixo:

1. Encontre uma plataforma de autopublicação

A tecnologia é aliada dos escritores. Existem várias plataformas na web que podem facilitar todo o processo. O Clube de Autores (prazer!) é uma delas: somos a maior plataforma de autopublicação da América Latina. Não é necessário nenhum tipo de avaliação de conteúdo nem investimento para o lançamento da obra no site (ou nas maiores livrarias). Basta escrever, formatar de acordo com nossas indicações, definir quanto você deseja ganhar e pronto! Livro à venda.

Saiba mais detalhes sobre como publicar um livro no Clube de Autores.

E por falar em formatação, segue nossa próxima dica:

2. Diagramação e formatos

Além dos custos com o lançamento da obra, existem outros custos que precisam ser considerados. Mas também não são indispensáveis. Entre eles está a diagramação do conteúdo e criação da capa.

Porém, é possível publicar uma obra de qualidade sem esse tipo de investimento. Inclusive, por aqui já passaram diversos autores que optaram por não utilizá-lo. A alternativa é aproveitar os padrões de plataformas online de publicação:

Padrões garantem que você possa entregar a um sistema – e não a uma pessoa – uma obra. E por que é importante entregar seu livro para um sistema? Porque sistemas costumam trabalhar gratuitamente, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Simples assim.

Ou seja: se seus arquivos estiverem nos formatos corretos, bastará acessar o site do Clube de Autores, seguir as instruções de publicação presentes no próprio site e pronto: seu livro estará no ar em instantes.

Caso você tenha dúvidas quanto aos padrões de diagramação que utilizamos, você pode conferir nosso conteúdo sobre formatação e, inclusive, aproveitar um dos modelos que disponibilizamos.

E perceba que não estamos falando, aqui, de nada complicado: tamanhos, formatos de arquivo e tudo mais foram pensados no que o mercado mais utiliza. Ainda assim temos um guia completo e detalhado sobre como publicar seu livro que vale muito a pena conferir.

Vale lembrar também, que é fundamental verificar o Contrato de licença para intermediação de direitos autorais, para que não seja surpreendido por aí.

3. Escolha sua rede de livrarias

Amazon, Cultura, Estante Virtual, Submarino… seu sonho está a um clique.

Depois de decidir o formato, definir as livrarias é o próximo passo. Optando por uma plataforma de autopublicação, isso tudo fica a seu critério. Basta selecionar as que você deseja entre as opções disponíveis.

Não é um processo nada complexo. No Clube, por exemplo, basta marcar a opção de autorizar distribuição ao final do processo de publicação e pronto: em algumas semanas seu livro já aparecerá nos sites das mais diversas livrarias.

4. Planeje o lançamento

Grandes eventos costumam ser caros e, nem sempre, dão o retorno esperado aos autores. Depois que sua obra estiver publicada, vale pensar com cuidado em como será feito o lançamento e a divulgação do material. Afinal, não é porque você publicou gratuitamente que não deseja receber nada depois, né?

Pense em parcerias com livrarias locais, oferecendo algo em troca – como uma palestra ou workshop sobre escrita. E para divulgação, procure micro influenciadores que topem falar sobre o que você escreveu, encontre blogs adequados e com muitos acessos… enfim, seja criativo nesta hora também!

É só isso? 

Em linhas gerais… sim. Publicar livros impressos ou em formato digital é algo realmente simples e gratuito hoje em dia. Isso não significa, no entanto, que basta publicar o seu livro e esperar as vendas acontecerem por conta própria.

O importante aqui, no entanto, é que essa barreira de publicação do livro, antigamente tão inalcançável para tanta gente, é hoje virtualmente existente e simples de executar.

Se você tem interesse em publicar o seu livro sem pagar nada e ainda estar disponível nas maiores livrarias do país, é fácil: acesse o Clube de Autores, clique em Publique seu Livro e siga as instruções :)

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

17 comentários em “Como publicar um livro gratuitamente em 4 passos

    1. Para publicar seu Livro
      A primeira coisa a se fazer é enviar o texto escrito ou no mínimo quinze páginas do inicio, para que posso fazer o pedido do ISBN na Biblioteca Nacional e assim dar entrada nos trabalhos.
      As etapas são:

      Diagramação, Formatação.

      Capa (Com uma imagem enviada pelo autor).

      Aquisição do ISBN=

      Ficha catalográfica

      E publicação em quatro portais para sua obra ser vendida na internet, tanto em livro impresso como e-book virtual (PDF), dos portais que venderam sua obra, o autor receberá o direito autoral sobre as vendas por demanda em sua conta bancária cadastrada.

      E para lançamento, vender particularmente ou doar a amigos, apresento algumas gráficas com o menor preço para imprimir, com pequena ou grande tiragem, o autor entra em contato e negocia diretamente com eles.

      Forte abraço

      Meu zap 35 99861 1593

      E POR SEGURANÇA NUNCA DEIXE DE REGISTRAR SUA OBRA NO EDA

  1. Olá, sou Luzinete, estou com um livro infantil pronto, só falta revisão ortográfica, está diagramado e ilustrado, já tem ISBN, ficha catalografica, só precisa ter está revisão para ir para impressão, gostaria de ajuda. Vocês podem me ajudar

    1. Oi, Cleane. Tudo bem?

      As impressões são feitas sob demanda e não há uma tiragem mínima – então sim, sempre que um livro for vendido via site do Clube ou plataforma parceira, somos nós quem administramos a impressão do exemplar! :)

  2. Como a publicação é gratuita, a cada venda o escritor ganha, ou não?? e o livro vai ser físico somente no site, ou nas livrarias que conseguir?? como funciona essas vendas??

    1. Oi, Marcelli. Tudo bem?

      Isso mesmo, o autor define quanto quer ganhar de direitos autorais a cada venda!
      Além disso, o Clube trabalha tanto com livros físicos quanto digitais – as obras podem ser vendidas tanto em nosso site quanto revendidas nas maiores livrarias do país (para isso, é necessário autorização do autor e registro do ISBN). Todo o gereciamento das vendas é feito por nós ou por nossos parceiros, o escritor precisa apenas cadastrar a obra.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição! :)

  3. Prezados Srs.
    Escrevi um livro sobre politica e que além de contestar tudo o que temos atualmente, propõe um novo tipo de democracia, muito mais democrática do que hoje.
    E dentro do livro, coloquei um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que precisará de 1.500.000 assinaturas (vendas de exemplares), para ser levado ao Congresso.
    Se houver interesse em negociarmos para a publicação, contatem-me.

    1. Oi Orestes. Não existe esse processo de negociação de publicação aqui no Clube. O espaço é seu. Se quiser publicar, é só acessar o site, clicar em Publique seu Livro e seguir as orientações. A publicação é 100% gratuita :)

  4. Olá. E como se dá essa publicação em relação à literatura infantil? Tenho o texto, mas preciso muito de ilustração. Obrigada

    1. Oi Clarissa! O processo de publicação é o mesmo. Seja com livro infantil ou de adulto, ele precisa estar 100% pronto antes de ser publicado. Se precisar de ilustrador, recomendamos que acesse o http://www.profissionaisdolivro.com.br – lá você encontrará uma série de profissionais que poderão te ajudar :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *