Guia sobre como publicar um livro online

Estamos, como se pode perceber até mesmo passando o olho aqui no blog, criando uma série de conteúdos úteis para os nossos autores.

De maneira geral, coletamos todo um universo de dúvidas acumuladas desde o nosso primeiro dia de vida, lá nos idos de 2009, e consolidamos respostas práticas para elas.

Essas respostas serão transformadas em posts mais completos (como esse aqui, sobre o registro do ISBN), em ebooks, guias e manuais (como os que já estão aqui) ou em páginas mais completas.

A primeira que publicamos é esta aqui, com todo um compilado de informações sobre como publicar um livro.

Há de tudo nela: melhores práticas, mitos que devem ser desconstruídos, dicas e acesso a manuais e guias que podem ser extremamente úteis aos novos autores. Recomendamos fortemente que você dê uma olhada nesse conteúdo e que utilize-o como uma espécie de checklist. Conhecimento nunca é demais – principalmente para nós, escritores, que vivemos no mundo tão hipercompetitivo da produção artística.

8 comentários em “Guia sobre como publicar um livro online

1. Olá! Puliquei um livro em 2003, independente. Na gráfica, registraram o livro na Biblioteca Nacional.
    Agora, quando vou fazer meu cadastro, informa que já sou cadastrada com o título publicado.
    Quando tento registrar de outra forma, diz que não tenho cadastro.
    Entrei em contato e me aconselharam a entrar em contato com a instituição de Goiás que fez o registro.
    Não estou conseguindo resolver essa questão. Sou totalmente leiga. Por favor, que devo fazer?
    Muito obrigada!

1. Oi Emília! Quem diz que seu cadastro já está feito é a Biblioteca Nacional ou o sistema do Clube? Desculpe, é que isso não ficou claro para nós. Se foi o nosso sistema enquanto você tentava publicar um livro, basta nos contatar pelo [email protected], explicando o problema, e resolveremos rapidamente. Mas caso se refira à Biblioteca Nacional, aí é realmente apenas com eles. Recomendo que os contate por meio das opções no isbn.bn.br.

2. Gostaria de publicar DOIS RAIOS DE SOL E MEIO PALMO DE LUA, de 400 páginas, nas versões impressa e virtual. Já estou em fase de conclusão das providências recomendadas no check lista. Qual seria a próxima fase?

3. Tenho algumas páginas escritas, páginas essas relacionadas a poesia. Gostaria muito em poder editar esse meu livro. Custo desse projeto todo, qual seria o valor!

1. Oi Pedro! Desculpe a demora no retorno :) A publicação no Clube é 100% gratuita… Basta acessar o site, clicar em Publique seu Livro e seguir as instruções. Você conseguiu ler o manual? Porque lá explicamos tudo em detalhes…

4. Muito legal! Tenho mais quatro livros prontos, apenas faltando os respectivos registros de ISBN e Ficha catalográfica. O problema que observei no site, é a limitação da quantidade de páginas, pois outro livro que estou em processo de publicação tem 856 páginas, e mais de 600 imagens, sendo que umas 400 são coloridas. Fiz simulações com 700 páginas e fica um preço exorbitante para o leitor, nesse caso. Sugiro rever a limitação de páginas, quanto ao custo, não sei se é possível.
    Obrigado

1. Oi Célio!

Mais do que 700 páginas realmente é um problema para nós por conta do maquinário de encadernação, que precisa ser outro e que poucas gráficas têm.

Cor tb é um ponto delicado, pois impressões coloridas são bem mais custosas mesmo.

De qualquer forma, nos dois casos temos uma solução intermediária: conseguimos subir o livro manualmente diretamente por aqui e gerar um orçamento bem mais em conta – mas, para isso, precisamos sair do modelo de impressão um a um e partir para uma tiragem mínima de pelo menos 400 exemplares. Se tiver interesse, manda email para o [email protected] com as características do seu livro que te responderemos diretamente por aqui. Mas, em linhas gerais, esse modelo inclui:

– Impressão a custos REALMENTE mais baixos
      – Distribuição para as principais livrarias do país
      – Gestão de uma parte do estoque conosco (para viabilizar a distribuição da livraria)

Devo subir um post mais detalhado sobre esse modelo, que é novo, nesta próxima segunda. De qualquer forma, a oferta já está feita :)