Notebook aberto apoiado em livros

Como lançar um livro sem burocracia

Conheça os passos que você precisa dar para lançar o seu livro no Brasil

Foi-se o tempo em que lançar um livro era uma tarefa hercúlea, restrita aos poucos abençoados que tinham relacionamentos fabulosos com grandes editores ou acesso a montanhas de dinheiro necessárias para fazer uma história chegar às prateleiras das grandes livrarias.

Lançar um livro, hoje, é um tipo de missão ao alcance de todo e qualquer escritor, bastando uma combinação de dedicação intensa com algum investimento (ainda que minúsculo se comparado aos tempos passados).

Mas cabe, aqui, uma ressalva fundamental: embora publicar e lançar um livro, hoje, seja algo relativamente simples, não se trata de algo simplório. Explico: um bom livro, para ter destaque no mercado editorial, precisa ter uma capa atrativa, uma sinopse que engaje com o público-alvo, um português revisado, registro do ISBN (International Standard Book Number, uma espécie de CPF do livro) etc.

Parece complicado? Não é. Aliás, é justamente para facilitar a vida do escritor que decidimos aqui listar tudo o que você precisa saber para lançar seu livro.

Como precisamos ter um ponto de partida, vamos imaginar uma situação onde o autor já tenha o texto bruto “pronto”. Ou seja: imagine um autor com o Word aberto e toda a sua história escrita no computador, do título ao último capítulo. Por um lado, ele fica eufórico: sua obra já tem forma, substância, vida; mas, por outro, a mãe das dúvidas de muitos escritores começa a assombrá-lo: “e agora?”

Etapa 1: Leitura Crítica

Um livro precisa de mais do que o enredo para ser considerado “pronto”. E não estamos falando aqui – ainda – de coisas como revisão ou diagramação.

Estamos falando da leitura crítica.

Há profissionais que fazem isso, que lêem o original e apontam pontos que devem ser melhor trabalhados. Mas, se não tiver dinheiro para isso, sempre se pode contar com algum amigo crítico.

Não muitos: distribuir o arquivo do seu livro para um universo de amigos e pedir opiniões dificilmente renderá bons frutos (além de matar compradores em potencial da obra).

Escolha um. Um cuja opinião literária você realmente confiar, um que você possa contar com a sinceridade, um que efetivamente se comprometa a ler e a derramar opiniões sinceras.

Basta isso: opiniões sinceras de alguém confiável.

O que você fará com elas?

As levará em consideração. Simples assim.

Mudará o que julgar cabível, desconsiderará o que entender como supérfluo e refinar seu texto.

Será, afinal, a primeira opinião crítica que terá. Não faz sentido obtê-la antes da publicação, de maneira privada e a tempo de impor mudanças no texto?

Etapa 2: Revisão ortográfica e gramatical

O livro já está criticado? Ótimo. Agora é hora de revisá-lo.

Por quê? Porque não existe nada mais desastroso que um livro publicado cheio de erros ortográficos ou gramaticais de português. Isso gera críticas negativas, afasta leitores e livrarias e, em suma, tem o potencial de destruir o que poderia ser uma obra-prima.

Aqui também não adianta muito pedir para “aquele amigo que você julga escrever bem”. Revisão é coisa séria, é um dos pontos em que mais vale se investir em um profissional.

Por sorte, serviços de revisão costumam ser extremamente acessíveis. Assim sendo, busque na sua rede de relacionamentos contatos de revisores que possam ajudá-lo. Se não conhecer ninguém, não se estresse: acesse o Profissionais do Livro, site que agrega milhares de prestadores de serviço, pesquise e contrate um revisor online com total transparência e segurança.

Etapa 3: Capa e diagramação

Sabe aquela máxima de que o leitor escolhe o livro pela capa?

Pois é: você pode até discordar, mas é a mais pura verdade. Na prática, não adiantará muito você escrever uma história fabulosa se “encapsulá-la” em uma capa feia, daquelas que parecem feitas para repelir leitores.

Sendo bem direto: contrate um capista. Primeiro, tente negociar com algum artista/designer que você confie, que admire, principalmente se ele já tiver feito capas de livros.

Se não achar, use a mesma tática que indicamos no caso de revisores: vá ao Profissionais do Livro e pesquisa capistas.

Normalmente, você pode negociar o projeto gráfico do livro junto com a capa. O que é o projeto gráfico? O estilo visual das páginas e a diagramação em si (o que inclui tipo e tamanho de fonte, cabeçalhos e rodapé etc.). Todo livro, afinal, precisa ser gostoso de ler – e essa experiência vai muito além do texto, casando-o com a forma que cada frase, parágrafo e capítulo se “encaixa” na página.

No caso do projeto gráfico, no entanto, grande parte dos autores independentes costuma fazer isso por conta própria, usando o bom senso como ferramenta de trabalho, para economizar. Se esse for o seu caso, temos, aqui no Clube de Autores, uma série de modelos de arquivos (em formato MS Word) já devidamente diagramados e que podem ser utilizados livremente.

Etapa 4: ISBN

Sabe aquele código de barras que aparece atrás de cada livro? Aquilo se chama ISBN, ou International Standard Book Number, e é uma espécie de CPF do livro com validade internacional.

Ter um ISBN é algo obrigatório? Sendo bem sincero, não. Por outro lado, sem o ISBN, a grande maioria das livrarias simplesmente não revenderá o seu livro.

E aqui precisamos ser práticos: se você tem a possibilidade de ter o seu livro revendido pela Cultura, pela Amazon, pela Estante e por tantas outras que trabalham em parceria com o Clube de Autores, para quê deixar isso de lado?

Há, de fato, uma leve burocracia para se fazer o registro do ISBN – mas nada que deva assustá-lo. Ao contrário: temos um post bem detalhado com todas as instruções para se fazer o registro do ISBN.

Em termos práticos, você precisará:

  1. Se cadastrar como Editor Pessoa Física
  2. Solicitar o ISBN

Sim, tudo isso custará algum dinheiro – mas nada que seja proibitivo.

A propósito: na hora de comprar o ISBN, não se preocupe em comprar também a imagem do código de barras – o próprio site do Clube de Autores gera o código gratuitamente, online, durante o processo de publicação.

Etapa 5: Impresso ou E-Book?

Não deixaremos essa dúvida pairar por muito tempo e seremos enfáticos aqui: publique seu livro em TODOS os formatos.

No caso de impresso, basta seguir os processos de autopublicação gratuita do Clube de Autores para que seu livro seja não apenas disponibilizado no site como também distribuído para as maiores livrarias do país como Livraria Cultura, Estante Virtual, Amazon, Submarino etc.

Todo o processo de publicação é detalhado no próprio site do Clube mas, para facilitar, criamos um manual que você pode acessar a qualquer momento.

No caso de e-book, há algo importante que você precisa saber. Apenas algumas livrarias online aceitam arquivos em formato PDF (que é o que você utilizará para publicar no Clube de Autores.

A maior parte das livrarias (Amazon Kindle, Apple iBookstore, Kobo etc., todas integradas ao Clube de Autores) exige o arquivo em um formato específico chamado de EPub.

livro na mesa e kindle na mão

E sim, você encontrará na Internet alguns sites que prometem fazer a conversão gratuita de Word ou PDF para E-Pub, mas… nenhum deles funciona direito. Na maior parte dos casos os arquivos saem com um volume tão grande de erros de diagramação que as próprias livrarias online se recusam a revendê-los.

A solução? Se você não conhece alguém que saiba fazer a conversão, contrate. Onde? Aqui também o Profissionais do Livro vem a calhar.

Etapa 6: Estabelecer o preço

Quanto mais barato o livro, melhor. Certo? Errado.

Estabelecer o preço de um livro é algo muito mais delicado, parte de uma estratégia comercial importantíssima para o sucesso da obra. Você pode se sentir inseguro e pensar que uma editora tradicional ajudaria neste quesito mas nós também montamos uma espécie de guia que poderá ajudá-lo a estabelecer o preço do seu livro e recomendamos a leitura!

Etapa 7: Publicar

Não nos alongaremos muito aqui porque a resposta para esta etapa é óbvia: basta acessar o Clube de Autores e seguir todas as etapas de publicação. Como já comentamos anteriormente, há este guia aqui que poderá ajudá-lo em todas as etapas até a hora de publicar.

Vale lembrar também que o Clube de Autores é a única plataforma no mundo que distribui os livros autopublicados por uma gama grande de livrarias online, incluindo Livraria Cultura, Estante Virtual, Amazon, Submarino (para impressos) e Google Play, Apple iBookstore, Amazon Kindle e Kobo (para e-books).

Etapa 8: Divulgar!

Esta é, oficialmente, a última etapa quando pensamos no processo de escrever um livro – mas tão (ou até mais) importante que as anteriores. Afinal, de nada adianta ter um livro maravilhoso publicado se ninguém souber de sua existência.

A boa notícia é que, hoje, as ferramentas de divulgação de livros estão ao alcance de qualquer um com um mínimo de boa vontade – algo que imaginamos que todo autor tenha quando se trata da sua própria obra e carreira.

Como esse é denso demais, com muitas possibilidades, não vamos entrar em detalhes aqui neste post. Para facilitar, criamos um manual de divulgação de livros que inclui desde o uso de blogs e redes sociais até a organização do evento ideal de lançamento para você.

Faça parte do Clube de Autores!

Bom… ninguém disse que lançar um livro seria uma tarefa fácil! Um livro é como um filho: é preciso criá-lo para que ele esteja devidamente preparado para enfrentar o mundo. E criá-lo, aqui, é precisamente atentar a cada um dos detalhes que, na prática, transformam um conjunto de palavras arranjadas em um arquivo em um livro.

Mas, como você pôde ver pelas próprias etapas aqui neste post, publicar um livro não é exatamente uma tarefa complicada ou burocrática. Ao contrário: é até simples e, dependendo da sua rede de relacionamentos, pode até ser gratuito.

Se você vier para o Clube de Autores, aliás, não precisará sequer comprar uma tiragem mínima de exemplares para revender: o modelo inteiro do Clube se baseia na impressão sob demanda, de maneira que cada exemplar é produzido apenas depois de ser vendido, um a um.

O que você está esperando para escrever e publicar o seu primeiro livro? Faça parte do Clube de Autores!

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

24 comentários em “Como lançar um livro sem burocracia

  1. Estimados amigos:
    Meus livros já foram publicados com a Amazon e outras editoras letãs.
    A Amazon não tem concerto com as livrarias e desejo que meus trabalhos se espalhem pelo mundo. Portanto, estou procurando uma editora tradicional capaz de fazê-lo. E não há editores desses, porque todos se tornaram muito amigos para lucrar às custas dos autores.
    Esse é o meu problema.
    Você pode resolver isso?
    Uma saudação afetuosa.
    José García Álvarez
    Roquetas de Mar – Espanha.

    1. José, é só ir a http://www.clubedeautores.com.br, licar em Publique seu Livro e seguir as instruções. Se seu livro tiver ISBN, ele será distribuído para todas as principais livrarias online (Cultura, Estante Virtual, Amazon, Mercado Livre, Submarino etc.). É simples, prático e, como o próprio post diz, gratuito.

  2. Quero publicar meu livro com o Clube, mas preciso de informações sobre valores:
    1) quanto eu recebo por cada livro vendido?
    2) quanto o Clube ganha?
    3) quem mais que ganha nessa venda?
    4) etc…

    Aguardo retorno o quanto antes…

    João Claudio

    1. Oi João Cláudio! Recomendo que você veja a página de dúvidas no site, nesse link: https://www.clubedeautores.com.br/ptbr/webpage/tour . De maneira geral, todas essas e outras dúvidas estào já respondidas em mais detalhes lá.

      De qualquer forma, seguem algumas respostas mais pontuais:

      1) quanto eu recebo por cada livro vendido?
      R: Quanto você estipular. O preço final dos livros é formado pelos custos de impressão + taxa do Clube + seus direitos autorais. Por exemplo: se custos e taxas somarem, por exemplo, R$ 15 para seu livro (o que dependerá de características técnicas como quantidade de páginas, tipo de papel, tamanho etc.), e você quiser ganhar R$ 10 por venda, o preço final do seu livro será de R$ 25. Simples assim.

      2) quanto o Clube ganha?
      R: O Clube tem uma taxa sobre toda venda de livro. Essa taxa varia a cada quantidade de páginas, não sendo possível detalhá-la aqui. De toda forma, basta ir a Publique Seu Livro e fazer uma simulação – todo o modelo está aberto lá.

      3) quem mais que ganha nessa venda?
      R: Se você optar por vender apenas no site do Clube, só autor e Clube ganham (além, claro, dos fornecedores mais óbvios como gráfica e correios). Se optar por vender também via livrarias (como Cultura e Amazon, dentre muitas outras com as quais temos convênio), aí o modelo muda um pouco e as livrarias também ganham.

      Novamente, recomendo que veja na página de dúvidas a descrição do modelo de maneira mais detalhada. E, claro, se tiver mais dúvidas, pode mandar um email diretamente para atendimento@clubedeautores.com.br e te responderemos prontamente.

      (Em tempo: como esse comentário fica visível para todos, tiramos o seu email e número de celular que deixou como maneira de proteger a sua privacidade.)

  3. Eu escrevi um livro e já registrei na biblioteca Nacional, mas não tenho código de barra. O livro não foi revisado e nem diagramado. Gostaria de obter ajuda para a revisão e diagramação, mas tenho poucos recursos. Já mostrei meu original para alguns professores e eles gostaram muito, mas queria um profissional. Eu peço por favor se vocês podem me ajudar porque sou leiga nesse aspecto, mas sonho em ver meu livro publicado. Obrigada!

    1. Oi Vera! Por sermos uma plataforma de autopublicação, nós não fazemos revisão ou diagramação. Os livros têm que ser publicados prontos aqui na plataforma do Clube. Recomendamos, no entanto, que acesse o http://www.profissionaisdolivro.com.br – lá você encontrará uma série de prestadores de serviço que certamente conseguirão te ajudar. Quanto ao código de barras, não se preocupe: no ato da publicação aqui no Clube bastará informar o número e o nosso próprio sistema gerará o código e o posicionará na contracapa.

  4. Excelente Blog.
    Já tenho uma segunda obra revisada, diagramada e pronta para ser escolhida editora e também, criar ficha catalográfica.
    Como faço para obter mais informações com o Clube de Autores?

    Atenciosamente
    José Carlos Brondani

    1. Oi Letycya! Como não cobramos pela publicação, não temos como entregar um exemplar impresso (que, portanto, tem um custo) gratuitamente. Isso inviabilizaria o Clube de Autores como um todo, principalmente dado o número de autores – mais de 60 mil – que temos aqui :)

  5. Tenho o desejo de publicar livros, entretanto não disponho de verbas e não conheço o caminho das pedras para realizar o intento. Vocês poderiam me ajudar a realizar este desejo?
    Minha linha literaria, a teologia. Já disponho de algum material que necessita, apenas, de uma revisão. Titulos como: Jesus já não está tão atraente, Querido Ateu, e, Determinismo e a morteda razão.
    Necessito apenas de algumas dicas sobre plataformas digitais etc…

    1. Oi José! Apesar de parecer suspeito respondendo isso, a melhor plataforma é o próprio Clube de Autores. Aqui você publica seu livro gratuitamente nos formatos impresso e digital e nós vendemos tanto pelo nosso site quanto pelos sites de livrarias como Cultura, Amazon, Estante Virtual etc. Dá uma olhada nesse link aqui, com uma série de manuais e guias que podem te ajudar: https://www.clubedeautores.com.br/ptbr/webpage/universidade-do-autor

      De qualquer forma, para publicar aqui no Clube basta acessar o clubedeautores.com.br, clicar em Publique seu Livro e seguir as instruções :)

    1. Dizem, Maria Neusa, que o propósito da nossa existência é passar informação adiante – seja do ponto de vista genético ou emocional. Escrever e compartilhar nossa história, portanto, meio que funciona como uma resposta perfeita para isso. Escreva a sua história!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *