#clubenafliporto: Agenda do dia (18/11)

Pela Manhã 10:30

Título: Os desafios inerentes à alfabetização de pessoas surdas e propostas alternativas de livros voltados para este público.

Descrição: Poucas pessoas se dão conta, mas o modo como aprendemos a ler e a interpretar textos passa essencialmente pelo som. Nesta palestra serão discutidas as peculiaridades inerentes ao desafio de ensinar e desenvolver o interesse pela literatura de pessoas surdas, incluindo a discussão sobre formas alternativas de livros para este público, incluindo desde textos escritos em linguas de sinais, vídeos-livros, áudio-descrição, livros digitais, se estendendo até livros escritos em sistemas de escrita específicas para as línguas de sinais.

Convidados:
Prof. Anderson Tavares Correia – Pedagogo, fundador e sócio-diretor da Visibilidade Consultoria. Pesquisador da área de Língua Brasileira de Sinais.

Prof. Ernani Nunes Ribeiro – Mestre em Educação, áudio-descritor, pesquisador e intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Diretor acadêmico da Visibilidade Consultoria.

Pela Tarde: 15:00

Título: Mesa redonda – escrevendo nas páginas da inclusão: como tornar um livro acessível para pessoas com deficiência visual ou auditiva
Conteúdo: Nesta mesa redonda serão apresentadas e discutidas orientações sobre como produzir um livro com acessibilidade comunicacional. Serão abordados temas como: o que é necessário para que um livro possa ser consumido com autonomia pela pessoa com deficiência, como é feita a audiodescrição de um livro, qual a função do consultor para tornar um livro acessível, quais as impressões de uma pessoa com deficiencia sobre livros acessíveis, entre outros.

Convidados:
Andreza Nóbrega – mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas. Atriz do Grupo Quadro de Cena e áudio. Desenvolve pesquisa na área de teatro para infância e juventude, arte e inclusão.

Liliana Barros Tavares – Mestre em Educação pela UFPE, professora do Curso de Psicologia da Faculdade Pernambucana de Saúde- IMIP, audiodescritora.

Roberto Luiz da Silva Cabral – Bacharel em Direito com pós-graduação em Direito Público pela Faculdade Maurício de Nassau; usuário, divulgador e consultor de áudiodescrição.

Endereço da Casa do Clube de Autores: Feira do Livro no Parque do Carmo – Olinda – PE

2 comentários em “#clubenafliporto: Agenda do dia (18/11)

1. Solicitei ajuda para a publicação de 02 (dois), livros que estão prontos para o prelo, conforme abaixo:

1 – TEMPOS DE GUERRAS – Poesia

2 – O SER EV18G200609-ET – Ficção.

Obséquio indicar: Editoras, livrarias, empresários, empresas, etc.

Atc,
    Cézar

1. Oldemilson, você enviou email para o nosso atendimento? Caso contrário, por favor mande para atendimento@clubedeautores.com.br e eles te auxiliarão por lá.

Mas, de forma geral, a publicação é sempre feita pelo próprio autor, no site, e sem nenhuma intermediação humana da nossa parte: é só acessar o http://www.clubedeautores.com.br, clicar em Publique seu Livro e seguir as orientações. Você já acessou tb a página Como Funciona, no menu principal, que explica em detalhes o nosso modelo?