Autor Carlos Walter lança “O Violão e as Linguagens Violonísticas do Choro” em Paris

Ter um livro lançado é sempre um momento único na vida de qualquer autor – afinal, isso significa marcar no tempo a documentação de toda uma experiência de vida em páginas que ajudarão a formar as visões de vida de muitos, muitos leitores.

Daqui, sempre buscamos ajudar na divulgação de lançamentos de todos os autores – e recebemos, na semana passada, a notícia de um que ocorrerá em Paris. Curiosos, batemos um papo rápido com o autor Carlos Walter sobre sua obra e o evento em si, que segue abaixo:

CLUBE DE AUTORES (CDA): Fale um pouco sobre o convite e o lançamento de sua obra na capital francesa.

CARLOS WALTER (CW): O convite foi o desdobramento de um recital e uma oficina sobre as linguagens violonísticas do Choro realizados em 2010 durante o VI Festival de Choro de Paris, com o apoio do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura.

Na ocasião preparei um roteiro didático que em seguida foi aprimorado e testado em minha oficina de Violão para um projeto do Clube do Choro de Belo Horizonte. O resultado satisfatório e a descoberta do Clube de Autores fez com que eu transformasse esse material no livro “O violão e as linguagens violonísticas do choro”. Aproveitei o embalo e fiz o mesmo com “No crepúsculo da mocidade: arranjos e composições de Aníbal Walter reconstituídos por Álvaro Walter” e “Composição instantânea” redigidos por meu pai (Álvaro Walter), publicando-os pelo Clube de Autores.

Depois disso, fui convidado a participar das Jornadas de Abertura da Temporada 2012-2013 e do Intercommunal Choro – L’âme de la musique brésilienne pela pianista Maria Inês Guimarães (diretora do Clube do Choro de Paris e do Cebramusik) e selecionado pela curadoria do Edital de Intercâmbio do Programa Música Minas (parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e o Fórum da Música de Minas Gerais) para lançar meu livro, realizar recital e ministrar oficina didática junto ao violonista Sílvio Carlos (com o qual montei o duo de violões “13 Cordas”) e o trombonista Marcos Flávio. Ou seja, para difundir mundo afora a brasileiríssima linguagem do Choro através da música, da literatura e de estratégias de ensino-aprendizagem.

CDA: De onde vem o interesse por esse gênero musical tão brasileiro?

CW: O interesse pelo Choro decorre da minha ascendência musical. Sou filho, sobrinho, primo, neto e bisneto de bons músicos da cidade histórica de Mariana (Minas Gerais). Cresci ouvindo choros interpretados por meu talentoso pai, o saxofonista, compositor e arranjador Álvaro Walter (que hoje integra o Grupo Chorocultura da cidade de Uberaba e também publica pelo Clube de Autores). Vale ressaltar que a imagem da capa [que remete à boca (campana) e à sonoridade caleidoscópica do violão] e a foto da orelha do meu livro (a qual faz alusão às minhas origens maternas e à indicação gestual de um caminho que desemboca na diversidade) foram confeccionadas por minha mãe, a inventiva artesã Giselda Walter. Somem-se a esses fatores genotípicos as fenotípicas curiosidades de Uberaba (minha cidade natal) possuir inspirados artistas e uma atmosfera bastante musical… E o fato de hoje poder desenvolver em Belo Horizonte projetos (recitais, oficinas, gravações de vídeos e CDs) ao lado de especialistas em Choro.

CDA: Como será o evento?

Em 23/09/2012 (20h00), o duo de violões 13 Cordas (integrado por Carlos Walter e Sílvio Carlos) retornará à França para mais uma apresentação na Maison du Brésil a convite do Clube do Choro de Paris, associação dirigida pela pianista Maria Inês Guimarães. Na ocasião, realizará um recital nas Jornadas de abertura da temporada 2012-2013 com a participação especial do trombonista Marcos Flávio (professor da Escola de Música da UFMG) mediante apoio do Centro Eurobrasileiro de Música (Cebramusik) e do Edital de Intercâmbio do Programa Música Minas (parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e o Fórum da Música de Minas Gerais). O evento também abrigará o lançamento do livro “O violão e as linguagens violonísticas do choro” de Carlos Walter (um temário geral sobre o imaginário violonístico comercializado pelo Clube de Autores).

Em seguida, ofertarão uma oficina de choro na sede do Cebramusik (Centro Eurobrasileiro de Música, também dirigido pela pianista Maria Inês Guimarães) localizada na cidade de Antony entre 18h00 e 20h00 para estudantes dos conservatórios locais vinculados ao projeto Intercommunal Choro – L’âme de la musique brésilienne, ocasião em que o livro acima também será divulgado.

—–

Está interessado no tema e no livro? Então – se não estiver em Paris – veja informações sobre o livro clicando aqui, na imagem abaixo ou diretamente no link http://www.clubedeautores.com.br/book/31024–O_VIOLAO

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “Autor Carlos Walter lança “O Violão e as Linguagens Violonísticas do Choro” em Paris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *