Rosana Mendes Ribeiro e a revolução da acessibilidade curricular com a metodologia CDRA

Rosana Mendes Ribeiro e a revolução da acessibilidade curricular com a metodologia CDRA

A educação inclusiva e de qualidade ganhou um importante aliado com a fonoaudióloga educacional, psicopedagoga e doutora em Ciências da Educação Rosana Mendes Ribeiro. 

Autora do livro A Cada Um o Que É Seu e criadora da inovadora Metodologia CDRA (Classificação Digital para Reenquadramento da Aprendizagem), Rosana vem transformando práticas pedagógicas e ampliando o acesso equitativo ao currículo escolar em diversas redes públicas do Brasil.

No texto de hoje, conheça mais sobre a autora, seu livro e a Metodologia CRDA. Boa leitura!

Quem é Rosana Mendes Ribeiro?

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Rosana Mendes Ribeiro é uma educadora comprometida com a promoção da acessibilidade curricular e a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. Com uma formação multidisciplinar que une fonoaudiologia educacional, psicopedagogia e doutorado em Ciências da Educação, ela desenvolveu a Metodologia CDRA, uma abordagem baseada em evidências e alinhada a referências internacionais, que visa garantir que todos os estudantes tenham acesso efetivo ao currículo escolar.

O que é a Metodologia CDRA?

A Metodologia CDRA (Classificação Digital para Reenquadramento da Aprendizagem) é uma ferramenta pedagógica estruturada em três pilares integrados que promovem a acessibilidade curricular:

  • Formação de Professores: capacitação teórico-prática com protocolos aplicáveis em sala de aula, visando sensibilizar e preparar docentes para a diversidade de aprendizes.
  • Mapeamento dos Estudantes: análise da condição pedagógica e rede de interesses dos alunos, de forma não diagnóstica, para compreensão individualizada das necessidades.
  • Intervenção Pedagógica: adaptação curricular em quatro formatos de aprendizagem, garantindo o acesso equitativo ao conteúdo por meio de materiais personalizados.

Essa metodologia possui ainda o PIRPA (Plano Integrado de Recomposição e Planejamento das Aprendizagens) e usa estratégias de nomeação rápida (RAN) para facilitar o acesso lexical dos estudantes durante as atividades escolares.

Resultados comprovados e reconhecimento

A Metodologia CDRA foi validada em um estudo piloto com 2.492 alunos da rede pública, mostrando uma redução significativa no percentual de estudantes com desempenho abaixo de 50%. Além disso, em 2017, recebeu o prestigiado Prêmio Mário Covas, foi finalista no Prêmio LED Luz na Educação da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho em 2022, e teve destaque em congressos importantes, como o Brain Connection.

Implementações em municípios como Saquarema, Jundiaí, Santana de Parnaíba e no estado de Mato Grosso comprovam o impacto formativo da metodologia, com cerca de 4.000 professores formados e 97% deles avaliando a experiência como excelente, relatando mudanças positivas em suas práticas pedagógicas.

O Livro “A Cada Um o Que É Seu”

livro a cada um o que é seu

Publicada pelo Clube dos Autores, a obra A Cada Um o Que É Seu é um marco na disseminação da Metodologia CDRA. O livro é amplamente distribuído para professores das redes que adotam a metodologia, oferecendo base teórica e sensibilização para a aplicação da acessibilidade curricular no cotidiano escolar.

Núcleo Aprende: expandindo o alcance da Metodologia CDRA

Em parceria com a Núcleo Aprende, Rosana Mendes Ribeiro busca escalonar a formação continuada de professores, promover a implantação de ciclos de recomposição da base, garantir materiais e avaliações adaptados em diferentes formatos e monitorar indicadores de aprendizagem, visando manter políticas públicas de inclusão eficazes e contínuas.

Alinhamentos internacionais e fundamentação científica

A Metodologia CDRA está alinhada a importantes agendas globais, como a Meta 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Educação de Qualidade), promovendo educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.

Inspirada nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), a metodologia oferece múltiplas formas de engajamento, representação e expressão para atender às necessidades diversificadas dos estudantes.

Sua base científica integra conceitos de neurociência, psicopedagogia e práticas pedagógicas baseadas em evidências, fundamentando estratégias educacionais que favorecem funções cognitivas, conativas e executivas — essenciais para o sucesso escolar.

Conclusão

Rosana Mendes Ribeiro representa uma referência fundamental na área de educação inclusiva ao criar a Metodologia CDRA, que oferece soluções concretas para o acesso efetivo ao currículo escolar. Seu compromisso com a formação docente, o mapeamento das necessidades estudantis e a intervenção pedagógica adaptada tem transformado redes de ensino em todo o Brasil, promovendo uma educação justa, acessível e baseada em evidências.

Se você busca inovação e eficácia no processo educativo, conhecer o trabalho de Rosana Mendes Ribeiro e sua metodologia é o primeiro passo para promover mudanças significativas em sua escola ou rede de ensino.

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