(Pequeno) reajuste de preços

Negociação com fornecedores garante reajuste de 3%, abaixo da inflação e da média do mercado editorial

Um dos nossos maiores esforços aqui, no Clube, é garantir um equilíbrio que inclua manter os preços dos livros dentro de patamares de mercado em meio a um cenário inflacionário e à necessidade constante de investimentos voltados ao aprimoramento da nossa plataforma.

Não foram poucos os aprimoramentos nos últimos 12 meses, inclusive: conseguimos uma inédita distribuição por livrarias de rua, físicas – e que hoje correspondem a cerca de 10% de todas as nossas vendas – e consolidamos uma rede global de vendas que abrange cerca de 3 mil lojas em 50 países. Temos hoje, aliás, a maior rede de distribuição de livros de todo o mercado editorial do mundo – uma conquista que beneficia diretamente a todos os autores.

Dito isso, vale considerar que não vivemos ilhados do resto do país: gráficas, mão de obra, logística, todos os insumos que garantem uma produção de livros em alta qualidade – sendo esta uma palavra-chave que nunca podemos abrir mão – vem sofrendo impactos inegáveis da economia.

Apenas nos 2 primeiros meses do ano, por exemplo, o preço médio do livro no Brasil já havia acumulado alta de 15,69%, chegando a R$ 54,49, enquanto a inflação oficial nos últimos 12 meses chegou a 4,45%.

Qual o impacto desse cenário em nossos preços?

Nesse cenário, claro, não há como fugir de algum aumento – não se quisermos (e, obviamente, queremos) manter a qualidade do serviço. A boa notícia é que conseguimos fechar uma rodada de negociação importante com todos os nossos fornecedores e garantir que o reajuste seja significativamente abaixo do praticado no mercado editorial e abaixo também da inflação: 3%.

Esse reajuste será automaticamente aplicado a todos os títulos ao longo do mês de agosto e será replicado em etapas para todas as lojas (uma vez que muitas já adquiriram estoques de alguns dos livros nos preços anteriores e, portanto, manterão as suas vendas nos mesmos patamares até que eles se esgotem e novos pedidos sejam feitos).

Os direitos autorais de livros comprados diretamente no site do Clube de Autores permanecerão inalterados. Os direitos autorais de livros comprados nos nossos canais de venda (Amazon, MercadoLivre etc.), por sua vez, serão aumentados proporcionalmente (uma vez que correspondem a 20% do preço final).

Ficou com alguma dúvida?

É só enviar email para atendimento@clubedeautores.com.br e responderemos o mais brevemente possível.