cda-compra-livros-online

Amazon, Mercado Livre, Shopee outros: quais são os sites para compra de livros preferido dos leitores?

Observamos nos últimos anos uma mudança no comportamento de consumo de livros no Brasil. Leitores passaram a comprar livros digitais e, também livros impressos, passaram a comprar via canais on-line. A bigtech Amazon é a líder de vendas de livros no Brasil, dados que veremos em detalhes abaixo.

Em uma análise prévia, também podemos destacar a importância que o Clube de Autores tem na propagação da literatura independente, visto que os livros publicados por aqui estão presentes em diversos desses canais de compra.

Segundo o estudo “Panorama do consumo de livros“, realizado pela Nielsen BookData a pedido da Câmara Brasileira do Livro, as compras online já representam 55% da preferência dos leitores, enquanto 45% ainda preferem comprar presencialmente.

Vamos, então, explorar esse cenário e entender quais são os sites mais utilizados para a compra de livros.

Cenário de compras de livros: presencial e online

O mercado de venda de livros no Brasil retrata bem a transformação digital que diversos setores passaram (e ainda passam). As livrarias físicas, que sempre foram locais de encontro e descoberta literária, enfrentam há alguns anos a concorrência acirrada das plataformas online. Inclusive, nos anos de 2020 e 2021, quando enfrentamos os impactos da covid-19, os estabelecimentos comerciais permaneceram fechados, fomentando o comércio digital.

Apesar disso, a compra presencial ainda é significativa, representando 45% do total. Os leitores que optam por esse formato valorizam o contato direto com o livro, a experiência de folheá-lo antes da compra. O ambiente acolhedor das livrarias, que oferecem muitas vezes eventos culturais e lançamentos, também favorecem este canal de compra.

Por outro lado, conforme a pesquisa, a compra online conquistou 55% dos leitores, sendo impulsionada por fatores como a conveniência de comprar sem sair de casa, a facilidade de comparar preços e a ampla disponibilidade de títulos. As plataformas digitais oferecem uma experiência de compra prática e rápida, que vem ganhando cada vez mais adeptos.

Os 10 sites preferidos para compra de livros

Segundo o estudo mencionado, os leitores brasileiros têm seus sites preferidos para a compra de livros online. Aqui estão os principais:

• Amazon: 66,38%
  • Mercado Livre: 6,85%
  • Shopee: 4,40%
  • Saraiva: 4,37%
  • Americanas: 3,10%
  • Magalu: 2,85%
  • Cultura: 2,05%
  • Livraria da Vila: 1,42%
  • Submarino: 1,34%
  • Leitura: 0,94%

Além desses, outros lugares também foram mencionados pelos entrevistados, embora com porcentagens menos expressivas, como Estante Virtual, Livraria Curitiba, Livraria Família Cristã, Casas Bahia, entre outros.

Motivos para a escolha do local da última compra de livros impressos

Os fatores que influenciam a escolha do site para compra de livros são variados. Segundo o estudo, os principais motivos dos leitores são:

• Preço: 60,3%
  • Frete grátis: 45,0%
  • Entrega rápida: 38,2%
  • Disponibilidade: 24,7%
  • Variedade de títulos: 18,8%
  • Serviço/atendimento: 8,8%
  • Pré-venda: 5,7%
  • Possuía vale-presente/voucher: 4,5%
  • Outros: 0,7%

Esses dados mostram que o preço e o frete grátis são os principais atrativos para os leitores, seguidos pela rapidez na entrega e a disponibilidade dos títulos desejados.

compra-online-de-livro

A importância das livrarias locais

O crescimento das compras online, fomentam e despertam o interesse das livrarias físicas na criação de suas próprias lojas online, como a Livraria da Vila e a Livraria Curitiba.

Além da ampliação dos canais de vendas, as livrarias locais também são espaços culturais que promovem o encontro entre leitores e autores. A venda de livros nesses estabelecimentos mantém-se forte, e muitas livrarias têm buscado inovar para atrair o público, oferecendo experiências diferenciadas e eventos literários.

O Clube de Autores, por exemplo, mantém uma parceria com a Associação Nacional de Livrarias (ANL), o que permite que os livros publicados na plataforma sejam disponibilizados em mais de 500 livrarias afiliadas à ANL. Essa parceria reforça a importância dos estabelecimentos locais e sua capacidade de alcançar um público diversificado.

A importância do autor independente publicar no Clube de Autores

Para autores independentes, encontrar a plataforma certa para publicar seus livros é essencial para alcançar um público amplo e diversificado. E um dos nossos grandes benefícios é a ampla distribuição, disponibilizando os livros em diversos marketplaces, como Amazon, Mercado Livre, Americanas e outros.

Saiba tudo sobre a distribuição do Clube de Autores.

Quando um autor publica seu livro conosco, ele não está apenas colocando sua obra para venda no nosso site. Temos parceria com grandes marketplaces, garantindo que o livro esteja disponível em múltiplos canais de venda, ampliando significativamente o alcance e a visibilidade do autor. Isso significa que leitores de todo o Brasil, e até mesmo de outras partes do mundo, podem encontrar e adquirir o livro com facilidade.

Conclusão

O cenário de compra de livros no Brasil é dinâmico e reflete a integração entre o tradicional (livrarias físicas) e o moderno (sites). Enquanto as compras online continuam a crescer, impulsionadas pela conveniência e preços atrativos, as livrarias físicas permanecem relevantes, oferecendo experiências únicas que vão além da simples aquisição de um livro.

Seja online ou presencial, o importante é que a leitura continue sendo acessível e valorizada, promovendo o conhecimento e a cultura. O que achou do texto de hoje? Comente abaixo qual foi o site que você comprou seu último livro. Até o próximo texto!

Você pode gostar de ler: