Lendas são histórias de feitos tão sobrehumanos, tão misteriosos, que precisam de explicações divinas ou até mesmo sobrenaturais para fazerem sentido para a maior parte da sociedade humana. Estamos habituados a lendas: nossa cultura inteira deriva delas, de explicações que ultrapassam as fronteiras da ciência para narrar o surgimento do universo, da vida, das forças da natureza.
Mas costumamos interpretar lendas como feitos – quer acreditemos neles ou não – restritos a algum ponto do passado remoto, a tempos inalcançáveis pela nossa própria genealogia, a momentos específicos que, embora distantes, definiram toda a vida e o mundo que nos cerca.
A força humana, no entanto, é tão imparável, tão imensurável, que na verdade estamos cercados por lendas em todo o nosso cotidiano. O episódio de hoje é sobre uma dessas lendas – e sobre o complexo e delicado trabalho de registrá-la.
Ela tem nome e profissão: Alexandre Ribeiro, atleta.
Seu esporte é nichado e absolutamente extremo: ultra-triathlon.
Vamos por partes.
Triathlon é um esporte surgido na Califórnia, Estados Unidos, em 1974. Na prática, ele consiste em unir três diferentes modalidades: natação, ciclismo e corrida, nesta ordem. Ao longo de seus quase 50 anos de existência, a modalidade ganhou adeptos mundo afora e evoluiu, tanto em intensidade quanto em distância, tendo como prova mais premium, por assim dizer, o Ironman.
Com tempo limite de 17 horas – mas recorde, estabelecido em 2021, de 7h21m11s pelo noruegês Kristian Blummenfelt – o Ironman consiste em nadar 3,8km, pedalar 180km e correr uma maratona, ou 42km, tudo na sequência. Intenso?
Sim – mas longe de ser o pico da distância no esporte.
Para além do Ironman, há o ultraman. Ocorrido em três dias sequenciais, a prova envolve nadar 10km e pedalar 145km no primeiro dia; pedalar 276km no segundo dia; e fechar a prova correndo duas maratonas, ou 84,4km, no terceiro dia. Ganha, claro, quem tiver o tempo combinado mais rápido.
Assim como o Ironman, há provas de ultraman realizadas mundo afora, com o campeonato mundial acontecendo na meca do esporte, o Havaí. E é aqui que entra a lenda de hoje.
Quem é a lenda, qual é o livro?
O carioca Alexandre Ribeiro, cuja história de vida se confunde com a história do triathlon, ganhou nem uma, nem duas, nem três vezes o campeonato mundial de Ultraman – mas inacreditáveis seis vezes, sendo, de longe, o maior campeão da modalidade.
E ele segue vivo, com novos desafios de vida, desbravando os limites da capacidade humana no interior de Minas Gerais.
Seu livro – Ultraman, a história do triatleta hexacampeão – foi publicado recentemente aqui, no Clube de Autores, e já é uma sensação no meio esportivo.
Hoje conversaremos com os dois autores do livro, Marcos Dantas e Iúri Totti, que falarão sobre a difícil tarefa de registrar a efetivamente sobrenatural vida de uma lenda que ainda vive, ainda respira e ainda segue desafiando os limites do corpo humano.
Como ouvir este episódio e assinar o podcast?
Você pode ouvir e assinar este episódio no seu agregador favorito de podcast: Spotify, Apple, Stitcher, Amazon e GooglePodcasts, dentre outros.
Os episódios do Pensática Podcast são disponibilizados semanalmente, toda segunda-feira, às 9 da manhã. Para saber mais, acesse a página do podcast com a relação de todos os episódios!