tipografia-pode-influenciar-a-experiência-de-leitura

Como a tipografia pode influenciar a experiência de leitura

Existem alguns termos e técnicas conhecidas dentro do UX Design que podem facilitar o entendimento da aplicação de informações em seus projetos.

Não é novidade para ninguém que a tipografia pode influenciar a experiência de leitura. Ela pode determinar se a leitura será mais rápida ou lenta, se o leitor entenderá o texto de forma clara ou não. Apesar disso, muitas pessoas ainda seguem utilizando a tipografia de forma aleatória, sem considerar os efeitos que ela pode causar.

Então a primeira coisa ao escrever um material impresso é pensar em uma fonte. Para isso é importante considerar vários fatores, como o tamanho da fonte, a espessura das letras, a forma das letras, a cor das letras e até mesmo a quantidade de espaços entre as palavras.

Por exemplo, se você estiver escrevendo um texto para ser lido em um dispositivo móvel, é recomendável utilizar uma fonte com tamanho reduzido e espessura fina, pois isso facilitará a leitura.

Já se você estiver escrevendo um texto para ser impresso, é recomendável utilizar uma fonte com tamanho maior e espessura mais grossa, para que o texto fique mais facilmente legível.

Harmonia entre tipografia e design

Um dos erros mais comuns tanto no design de livros é que os profissionais ainda não entendem como a tipografia e sua escolha de elementos visuais e gráficos podem simplesmente mudar o ponto de vista do leitor sobre qualquer informação.

Para entender isso, antes de mais nada é preciso conhecer o básico sobre as fontes, incluindo como, quando e onde elas podem ser utilizadas para seu próprio benefício. Você sabia que algumas fontes e tipografias das palavras podem induzir o leitor a levar o livro ou a página mais a sério do que outras?

Um exemplo disso são o uso em maior escala de fontes de letras arredondadas nos títulos e textos e o uso de um maior espaçamento de linhas, letras e palavras. Dessa forma, mesmo que a notícia seja extensa, o leitor não se sente cansado adquirindo as informações e principalmente, consegue ler sem ter dúvidas sobre o conteúdo.

Para entender melhor como a tipografia pode influenciar a experiência de leitura, separamos algumas informações básicas sobre o assunto que podem ser conferidas no restante do artigo abaixo.

Como as fontes utilizadas impactam na experiência de leitura?

As fontes das letras para textos são o principal tópico deste artigo, porque são elas que definem a casualidade que o assunto pode ter e como os leitores se adaptam a ela.

Como explicado na introdução, alguns jornais famosos têm a tendência de utilizar fontes de textos mais arredondados sem se livrar do básico. Isso ocorre justamente por a ideia ser fazer com que as pessoas leiam a matéria com mais atenção e evitando o cansaço, até porque a ideia é manter o público informado de um jeito simples.

Para entender melhor, outra ideia que pode ser considerada são artigos científicos que além de serem extensos, têm um espaçamento um pouco maior entre as linhas e costumam ser extremamente técnicos com palavras mais rebuscadas.

Mesmo que esta opção também seja um informativo, a ideia aqui não é passar uma notícia rápida e sim uma informação mais complexa com base em fundamentos teóricos de outras pesquisas.

São as fontes em combinação com outros elementos que vão influenciar o tipo de leitura e até mesmo o sentimento que o autor quer que os leitores tenham e observem.

Uma boa indicação de livro para entender o poder das fontes é o Elementos do Estilo Tipográfico de Robert Bringhurst que aborda mais de 500 famílias tipográficas apresentando seus usos e práticas além de mostrar uma reflexão aprofundada sobre o tema.


Que tal conhecer o nosso simulador de publicação? Basta clicar AQUI para iniciar a realização do seu sonho.


Como as cores ajudam na leiturabilidade?

Um dos livros que os profissionais de arte e comunicação recebem recomendação para ler é A psicologia das Cores: Como as cores afetam a emoção e a razão, de Eva Heller.

Isso acontece porque neste livro a autora visa mostrar como as cores podem influenciar os sentimentos do ser humano e como as marcas podem facilmente utilizar essa técnica para atrair seus consumidores.

Além disso, colocando para o conceito da tipografia, adicionar cores para os textos em seu site, livro, jornal ou revista pode fazer com que os leitores compreendam ainda melhor qual é a informação que está sendo passada ou até mesmo influenciando mudança do mindset cultural, ou pessoal que as pessoas tenham.

Combinando fontes e cores

Existem diversas maneiras de combinar uma fonte com uma cor, além de utilizar elementos gráficos que podem contribuir para que o conteúdo escrito seja assimilado pelos leitores. É o design combinado com a tipografia que pode fazer o leitor inclusive ler uma frase com uma entonação diferente do habitual, por isso os profissionais conseguem brincar bastante com isso.

Ao parar em frente a uma banca de jornal é possível observar que cada material impresso no local tem o seu próprio tipo de tipografia e design combinados das mais variadas formas. E é exatamente por essa combinação que você provavelmente escolherá qual revista levar da banca para ler em casa, com base no sentimento do que você quer consumir naquele momento.

As revistas de fofoca, por exemplo, costumam utilizar fontes variadas, mas relacionadas com a fonte principal do nome da revista. E são as chamadas para as matérias, ou seja, o resumo que você vê logo na capa, e a fonte ou cor onde as chamadas estão destacadas que vão contribuir para que o leitor se sinta atraído instintivamente para conferir o conteúdo.

Para entender tudo sobre esse conceito é preciso conhecer o livro Pensar com tipos: Guia para designers, escritores, editores e estudantes, de Ellen Lupton. Este livro não foca as tipografias e sim o método e em quais ocasiões elas são utilizadas. Pensar com tipos aborda as questões culturais e teóricas que alimentam o design tipográfico. O livro está dividido em três seções: letra, texto e diagrama.

Arte com tipografia

Entendendo os conceitos anteriores, a ideia de misturar arte com tipografia será mais fácil ainda de compreender. Isso porque a arte costuma vir acompanhada da tipografia para dar uma sensação de conformidade ao leitor.

Um exemplo disso são livros cujas capas não possuem imagens para dar o contexto do conteúdo. Dessa forma, o leitor fica intrigado para saber qual tipo de informação terá no livro, já que a capa é subjetiva ou misteriosa.

A arte com a tipografia pode ser utilizada de várias formas, com desenhos e fotografias de vários tipos e elas podem ter total relação com o título da mesma forma que podem dar apenas uma pista.

Enquanto isso, nos sites a arte com a tipografia geralmente é mais direta. Ao criar um site, há uma preocupação em utilizar a tipografia para enfatizar uma ação específica que o dono do site quer que o usuário faça. Seja se inscrever numa newsletter, comprar um produto ou ler um artigo de blog, por exemplo.

Para entender como a arte e a tipografia podem andar juntas, a indicação é o livro Fundamentos de Design Criativo, de Gavin Ambrose et al., que abrange os principais conceitos da arte em combinação com layout, formatos, grid, tipografia, imagem, uso das cores, impressão e acabamento.

Enfim, todos esses fatores podem influenciar a experiência de leitura. Agora que você já sabe algumas dicas sobre como a tipografia pode influenciar a experiência de leitura, que tal conhecer mais a fundo sobre o assunto visitando os livros recomendados ao longo deste artigo? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *