livro embalado para presente

Presenteie com um livro

O Natal está chegando e sempre surge a dúvida do que comprar de presente para os amigos, para a família, para o chefe, para o mozão e para as crianças. É comum ouvir a frase “nao sei o que dar para fulano(a), ele(a) já tem tudo”. E muitas vezes é verdade. As crianças estão rodeadas de brinquedos que não chamam tanta atenção quanto um tablet, os adultos possuem roupas demais, o seu chefe está cansado de ganhar garrafas caras de bebidas e o seu crush vai guardar as fotos e a caixa de recordações com cartinhas românticas na gaveta. E agora? Neste Natal, presenteie com um livro!

Por que um livro?

Existem muitos motivos para escolher um livro para dar de presente. Vamos lá:

  • É muito gratificante incentivar o hábito da leitura tanto em adultos quanto em crianças
  • Ao escolher um livro, você pensa no estilo e na personalidade da pessoa, tornando o presente ainda mais especial
  • O livro pode passar uma mensagem que você gostaria de compartilhar, seja um ensinamento ou uma reflexão
  • Ao comprar um livro, você contribui com a valorização da literatura e com o mercado editorial
  • Apesar de muito títulos famosos e interessantes de autores estrangeiros, você também pode escolher entre muitos títulos outros títulos (tão interessantes quanto os outros) para valorizar autores nacionais
  • Este é um presente para a vida toda, pode ser destacado e relido em outros momentos

Para todos os gostos (e bolsos)

Sou suspeito para falar, mas adoro ganhar livros de presente e também adoro presentear. Sinto que tem uma conexão entre quem deu, o livro e quem recebeu. Quando penso em presentear alguém, passo horas escolhendo “o livro perfeito”. E não estou falando do best-seller do momento e nem sempre de um clássico da literatura também (que provavelmente a pessoa já leu, inclusive). Eu presto atenção nos hábitos, no momento de vida atual, na história que eu conheço, nos hobbies e até nas projeções para o futuro, se isso já esteve em pauta entre a gente em algum momento. 

Vou dar alguns exemplos que podem te ajudar na escolha do livro perfeito para dar de presente neste Natal:

Crianças

Existe uma infinidade de possibilidades aqui. Se a criança for muito pequena, você pode comprar um livro de capa dura ou aqueles emborrachados, específicos para os pequenos. A ideia é se familiarizar com os livros. Você também pode optar por um livro de contação de histórias antes de dormir ou algum outro tipo que estimule a criatividade. A literatura infantil é riquíssima. Se estiver em fase de alfabetização, opte por livros que auxiliem no aprendizado. Estimular o ensino de uma segunda língua para crianças traz muitos benefícios, este pode ser um presente diferente e que desperta algo que ela vai aprender e usar a vida toda. 

Estudantes

Tem um sobrinho entrando na faculdade? A filha vai prestar vestibular? Melhor amigo se forma no próximo ano? Você tem algumas opções: escolher um título que seja relacionado à área de atuação (ou de interesse) deles, para que seja utilizado como material de estudo; uma biografia de alguém do mesmo segmento para inspirar; um livro com temática mais “relax” para tirar o foco dos estudos e descansar a mente; e muito mais. 

Fã de esportes

Aposto que o seu pai já está cheio de camisas de times e esportes diferentes e quase nunca tira elas do armário. Neste Natal, que tal presenteá-lo com um livro que fale sobre os esportes que ele mais gosta? Alguma curiosidade, biografia ou outro tema relacionado aos hobbies que ele tem ou aos assuntos que ele se interessa.

A chef da família

Toda família tem alguém que vive testando novas receitas para agradar quando estão todos reunidos – normalmente essa responsabilidade fica com a vovó mas sempre tem uma tia empenhada e que acompanha os canais de culinária (e vídeos no youtube para se inspirar). Escolha um livro de receitas para presenteá-la. Livros com foco em nutrição também são excelentes presentes, já que contribuem para uma alimentação mais saudável

Bebidas

Ainda na temática da gastronomia, você pode observar entre os amigos que cada um tem um hábito diferente quando o assunto é bebida, certo? Há quem não abra mão da cerveja gelada, tem o que chega no churrasco com limões para fazer a caipirinha. Seu chefe é do tipo sommelier, pois sabe tudo de vinhos? Presenteie com um livro dessa temática. 

Autoconhecimento

Este tema está muito em alta e é indicado para quase todas as pessoas. Se está na dúvida de qual livro escolher, algum que tenha o autoconhecimento como foco pode ser uma boa opção. Autoajuda, desenvolvimento pessoal e temas relacionados também entram aqui. 

Gostou das dicas? Existem muitos outros temas para você se inspirar na hora de comprar um livro, como viagens, saúde e bem-estar etc.Veja mais no Clube de Autores.

Vale-presente

Este é um tipo de presente que gera desconforto em algumas pessoas mas é bem recebido por outras. Isso porque o vale-presente normalmente é um cartão com um valor em “crédito” para gastar em determinada loja. Muitas livrarias possuem este serviço. Se você pensar na praticidade, ele compensa. É uma boa opção para quando você tem um valor determinado para gastar no presente (como amigo secreto) ou quando não sabe o que escolher. Mas justamente por isso é que ele pode parecer meio “impessoal”. É como receber 50 reais no envelope que os nossos avós faziam no nosso aniversário, quando a gente era criança. “Gaste como quiser” mas com a diferença de que precisa ser em um lugar previamente escolhido. 

Não existe certo nem errado mas é importante avaliar se a pessoa que você vai presentear é do tipo prática ou mais emotiva. Também pode avaliar de acordo com o momento de vida dela – se está na faculdade, um vale vai ajudar na escolha de um livro que ela realmente precise para estudar, por exemplo. 

livros em destaque na livraria

Ainda dá tempo

Se você deixou os presentes para a última hora, talvez esteja preocupado com o prazo de entrega dos e-commerces. Uma dica legal é: compre online e mande entregar diretamente no endereço da pessoa, algumas plataformas possuem a opção “presentear” que inclui um cartão virtual. Isso significa que você pode presentear tanto quem está perto quanto quem está longe. 

Deu uma olhada na internet mas prefere entregar o livro em mãos para o seu melhor amigo? Aproveite o horário estendido dos estabelecimentos comerciais nesta época do ano e escolha um livro diretamente em uma livraria. Peça um embrulho bonito e não se esqueça de escrever um cartão dizendo o motivo da escolha do título e o quão especial essa pessoa é para você.

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *