No post da quarta – e que considero o mais importante desde que comecei a blogar aqui, pelo Clube – falei muito sobre um novo modelo de mercado editorial e de alternativa para autores.
E sim: ele condena indiscutivelmente o modelo de se investir em tiragens para se estar em grandes livrarias e, com isso, ampliar a expectativa de vendas. Isso significa que não há espaço para livrarias físicas em nosso novo mundo?
De forma alguma.
O que temos aqui é uma inversão de conceitos, de ordens.
Até então, as livrarias físicas eram encaradas como o mercado editorial em si: estar fora delas era o mesmo que estar na extrema periferia da literatura. Isso era verdade, concordo – mas apenas no passado.
Acompanhe o raciocínio: se há todo um mar de conteúdo disponível na Internet de maneira extremamente barata e se o custo de se estar em livrarias físicas é altíssimo, qual o lar natural das novas ideias e histórias?
A Internet, é óbvio. É lá – e aqui, no Clube de Autores – que os novos livros e as histórias mais vanguardistas estarão. Desse bojo, é óbvio que algumas obras alcançarão o estrelato e outras cumprirão as suas jornadas com um público mais restrito. Vemos isso acontecendo todos os dias, aliás.
É aqui que entra o papel da livraria física.
Nelas, o consumidor encontra livros já mais largamente aceitos, difundidos, pelo mercado. Sim: é obviamente importante para todo escritor estar exposto nas prateleiras da Cultura, da Saraiva ou da Livraria da Vila – mas isso precisa fazer sentido para as três partes envolvidas (autor, livraria e consumidor).
Colocando em outros termos: as livrarias físicas não servem para despertar demanda: elas servem para cuidar de uma demanda já despertada, comprovada. Só nesse modelo é que o investimento necessário para se estar nelas faz sentido.
E quando você perceberá que está na hora de negociar com elas? Quando tiver uma demanda já grande o suficiente – algo que perceberá também pelo seu retorno no modelo de impressão sob demanda – para que o próprio mercado corra atrás de você. É dele que precisa partir a iniciativa de “massificar” o seu livro, por assim dizer: só assim você conseguirá costurar e garantir um contrato com menos risco e mais ganho.
Até lá, a você cabe consolidar o público que te garantirá essa fundamental visibilidade.
Livrarias físicas devem ser encaradas como consequência do sucesso, não como fator que o causará.
Não estou conseguindo efetuar a compra na hora em q clico comprar fica a tela toda branca
Estou com dificuldades para efetuar a compra de livros ao clicar em comprar a tela fica toda branca
Oi Paula! Realmente tivemos um problema técnico nesse dia, mas ele já foi resolvido ok? Espero que tenha conseguido fazer a compra :-)
Segui as instruções abaixo mas não encontrei nenhum contato desse fornecedor!
Número do pedido Fornecedor Serviço Valor Situação
05518 Samuel Duarte Marini Registro de ISBN R$ 45,01 Em andamento
Demora mesmo esse tempo ou vou precisar cancelar e arrumar outro profissional?
Até passei os meus dois endereços de email para ele, afim de facilitar as coisas!
Eu não sei mexer com o outlook 2007 como aparece lá em profissionais do livro.
É por isso que estou pedindo a resposta por aqui.
Oi João. Por aqui, pelo blog, será difícil eu conseguir te ajudar. Recomendo que contate diretamente o atendimento do profissionais do livro pelo site ou pelo atendimento@profissionaisdolivro.com.br, esclarecendo todos os detalhes. Eles te responderão de maneira mais prática :-)