Quais métricas vocês acham essenciais para os seus livros?

Dia desses, um dos autores do Clube, Fábio Del Santoro, me mandou uma mensagem sobre a necessidade de métricas para autores.

Ele está certo: confesso não fazer nenhum sentido que, a essa altura, ainda não ofereçamos métricas para autores sobre seus livros que vão além do número de vendas no extrato de direitos autorais. E, motivado por ele, estamos já começando um projeto para criar um painel de métricas por livro que incluam desde uma visão gráfica de ciclo de vendas até estatísticas de estados que mais compram, canais mais relevantes (impresso, e-books por loja etc.) e assim por diante.

E já começo aqui com este post, perguntando: quais as métricas de vendas que vocês, autores, mais gostariam de ter e mais entendem como essenciais para administrar as suas obras?

Não dá para garantir que todas as sugestões sejam feitas, claro – mas dá para garantir que todas serão avaliadas do ponto de vista de viabilidade e, na medida do possível, implementadas!

Sales-Performance-dashboard-example

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

8 comentários em “Quais métricas vocês acham essenciais para os seus livros?

  1. Seria interessante se o site pudesse capturar a URL que o comprador utilizou para chegar até o site, caso tenha clicado em um link.
    Acho muito importante as métricas pois é um facilitador no processo de marketing do livro. Seria interessante detalhamento dos canais de venda, qual livraria parceira está obtendo sucesso nas vendas, etc.

    1. Oi Maurício. Isso nós até já temos pela ferramenta de estatística que usamos. Não sei se conseguimos criar algum mecanismo que permita apresentar isso por livro, mas certamente vamos analisar!

    1. Oi Bruno! A ideia não é aumentar valores em nada. Aliás, nossos esforços sempre são no sentido contrário, o de diminuir os custos. Se me permite apenas uma rápida observação, no entanto, os preços de livros do Clube não estão mais altos que os de uma livraria; na verdade, na média levantada pela CBL, estamos até um pouco abaixo.

  2. Seria importante uma explanação sobre como divulgar melhor nossas obras através das redes sociais, para pessoas como eu que não tem a mínima prática nesses assuntos.

    Atenciosamente,
    Paulo Luís

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *