A partir de hoje, faremos posts especiais sobre cada um dos 10 livros finalistas do Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea – como uma espécie de homenagem às histórias neles contidas que acabaram cativando leitores de todo o país. Para evitar qualquer tipo de viés, faremos os posts em ordem alfabética dos títulos, começando pelas Quatro Cartas de Camila.
Conheça os finalistas do Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea!
Finalista 1: As Quatro Cartas de Camila (Lano Andrado)
Camila (2001), em seu quarto, escreve quatro cartas. Depois de enviá-las, ao final da música O Mundo É um Moinho, puxa uma arma da gaveta e se mata. A notícia se espalha pelo bairro e chega até Heitor, seu amor na adolescência e hoje casado com Lia, melhor amiga de ambos na época. No enterro de Camila, Heitor volta em pensamento a 1991, ao exato momento em que a conhecera na casa de Lia. Em meio à bagunça dos anos 90, uma linda história de amor parecia caminhar em direção a um final feliz, mas, de forma inexplicável, Camila casa-se com Rubem, principal desafeto de Heitor, surpreendendo a todos e um ano depois Heitor casa-se com Lia. Camila muda-se com o marido para S. Catarina e só retorna dez anos depois para efetuar o ato descrito no primeiro capítulo. De volta a 2001, Heitor deixa o cemitério e tenta retomar a velha rotina ao lado da esposa, porém quando o fantasma do passado começava a adormecer mais uma vez na vida do casal, uma carta chega revelando fatos surpreendentes. Heitor toma conhecimento de que é pai de Ingrid, filha de Camila. O casamento de Heitor entra em crise quando começa a ficar evidente a sua vontade de lutar pela guarda da menina. Ele então decide viajar até S. Catarina para conhecer Ingrid mesmo a contragosto da esposa. Agora, trancado em seu carro, em frente ao portão de sua casa, vendo Lia na janela com os olhos de adeus, Heitor vacilava se deveria trocar o certo pelo duvidoso. É nesse clima que seu pensamento ganha asas novamente e voa até 1991, desta vez até uma festa na casa de Lia, onde presentes também estavam Camila e Rubem, então namorados. Entre amigos, bebidas e músicas, Heitor chega ao quarto de Lia, onde por acaso encontra Camila. Após alguns minutos de conversa a vontade subjuga a razão e eles transam ali mesmo. No dia seguinte Camila parte com Rubem para S. Catarina e o pensamento de Heitor volta para o carro onde estava (2001). Heitor liga o carro e parte em busca de respostas que mudariam definitivamente sua vida. E era só a primeira carta.
Quer saber mais? Clique aqui!
Obrigado, Sameerah Sy. Também gostei do seu trabalho e com certeza vou procurar conhecer mais. Abraço.
Gostei muito do que li, parabéns Lano Andrado, boa sorte para a final e deixo explicitado meu interesse em conhecer melhor sua obra. ^^