Autores de livro sobre “HTML5 e CSS3” inovam na divulgação e colhem seus frutos

Há apenas 2 meses, um novo livro chamado “HTML5 e CSS3 com Farinha e Pimenta” foi publicado aqui no Clube. Voltado para programadores e profissionais de tecnologia, ele logo decolou e se tornou uma das grandes sensações do site, tendo figurado por algumas vezes como mais recomendado da semana e já aparecendo entre os mais vendidos do período.

O segredo? Além de um conteúdo de qualidade, elogiado pelos leitores, uma estratégia de divulgação muito bem azeitada.

Logo ao acessar a página do livro (clique aqui para ver), o usuário depara-se com um livro com uma capa simples e direta (que tem a ver com o estilo de programação pregado). A sinopse é instigadora e igualmente direta (principalmente para programadores, o público-alvo):

Durante muito tempo o client-side foi uma etapa do processo do desenvolvimento web abandonada. Só era importante quem trabalhava programando server-side, gerentes ou líderes do projeto. O garoto que digitava HTML era o pobre coitado. Absolutamente ninguém queria escrever HTML.

Hoje tudo mudou.

Se você é especialista em client-side, tenha em mente que você é o responsável pelo Google indexar melhor as páginas. Saiba que os cegos tem uma boa experiência na web por conta do seu código bem escrito e semântico. Você é o ponto de convergência entre todas as outras tecnologias e processos que envolvem o desenvolvimento de um projeto. You are the hero!

Mas não é apenas de capa e sinopse que a estratégia é feita, claro. Ao acessar a página do autor, o usuário consegue acessar um site absolutamente completo sobre o assunto, incluindo informações detalhadas sobre o livro, uma galeria de vídeos, fóruns de discussão sobre o tema, área de downloads, podcast e assim por diante. Ou seja: é como se o livro fosse apenas uma parte complementando um conjunto riquíssimo de informações sempre práticas e atualizadas.

O fato dos autores – Diego Eis e Elcio Ferreira – serem especialistas em técnicas de programação que garante, por exemplo, mais visibilidade no Google, também não atrapalha.

Independentemente disso, a estratégia dos autores é tão clara quanto funcional: utilizar as técnicas do livro para promover o próprio livro, transformando-o em peça fundamentale de um centro de conhecimento sobre o assunto. Um uso muito bem, estruturado de Internet e mídias sociais para fazer deslanchar uma obra que certamente dará ainda muito o que falar.

Parabéns aos autores e, claro aos leitores! Afinal, a própria plataforma de divulgação do livro já comprova a eficácia das técnicas nele contidas ;-)

Um comentário em “Autores de livro sobre “HTML5 e CSS3” inovam na divulgação e colhem seus frutos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *