Autor Marcelo Matos dá entrevista sobre o impacto de um estádio na vida de uma cidade

Recentemente, Marcelo Matos lançou, no Clube de Autores, a obra “São Januário: um caldeirão no centro de um bairro”. Como sugere o título, o livro fala sobre o impacto sócio-ambiental da implantação de um estádio como o São Januário na Zona Norte carioca.

De acordo com a sinopse:

Conhecido como uma das maiores formas de publicidade do Brasil em âmbito
internacional, o futebol passou a ser algo intrínseco na história do
país. O estudo geográfico, com o seu vasto campo de pesquisa,
disponibiliza meios para entendermos como este esporte bretão é capaz de
deixar conseqüências visíveis no espaço, criando uma centralidade
física e simbólica. Desde meados do século XIX, a introdução da prática
esportiva na cidade do Rio de Janeiro possui relações com a dinâmica
sócio-espacial, uma vez que permitiu uma crescente renovação de usos dos
espaços públicos da cidade e, conseqüentemente, a adesão aos esportes,
influenciados, também, pelos costumes europeus. Através de diversas
intervenções urbanísticas e construções civis particulares, surgem novas
formas cristalizadas na cidade – equipamentos esportivos – dotados de
inéditos códigos de uso, até então desconhecidos para a maioria da
população carioca. Nessa perspectiva de fulgor esportivo, inspirado no
progresso do futebol, nasce o estádio de São Januário com suas dimensões
gigantescas para a época e sua arquitetura imponente. Esse livro visa
analisar a importância de uma instalação esportiva, o estádio de São
Januário, e o contexto sócio-espacial de sua criação. Localizado no
bairro criado de Vasco da Gama, na Zona Norte carioca, procuraremos
entender os processos responsáveis por transformar São Januário na maior
referência do local em questão. Assim, perceberemos que um estádio de
futebol possui características que transcendem os aspectos de um simples
desporto, sendo também analisado como modificador e influenciador do
espaço.

O autor deu uma entrevista ao programa Fanáticos por Futebol, da Rádio Bandeirantes, falando de maneira mais livre sobre a obra e o seu estudo. Confira a entrevista abaixo e, para adquirir o livro, clique aqui ou acesse diretamente o link http://www.clubedeautores.com.br/book/33748–SAO_JANUARIO

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *