Flip 2010 – Dia 5 #clubenaflip

Último dia. A Casa amanheceu já com aquele ar de nostalgia suavemente contrastada pelo mar de pessoas e burburinho do lado de fora.

Logo cedo, Rafael Clodomiro apareceu para lançar o seu livro “Ilusões, Sonhos e Paixões – Uma Estratégia Poética”. Com isso, o burburinho mudou de lugar: saiu das ruas e entrou na Casa do Clube de Autores.

O papo com o autor continuou até as 10:30 quando a nossa última mesa teve início. Drica Bitarello e Katia Calegaro coordenaram a conversa sobre Internet e Redes Sociais – Abrindo Portas para a Literatura Indendente. Na pauta, a discussão sobre como utilizar a Web para se aumentar o seu público e fazer as suas palavras ganharem o mundo.

A mesa foi totalmente gravada para o nosso podcast – que estará no ar amanhã – dando uma palhinha de como foi a Flip para os que não puderam vir.

photo

Nada melhor do que este tema, aliás, para encerrar a a nossa participação na Flip – o Clube é, afinal, filho da Internet com a Literatura.

Viemos aqui comemorar o nosso primeiro ano de vida. Desde que começamos, nos somamos em cerca de 4 mil autores e muitas dezenas de milhares de exemplares vendidos pelos quatro cantos do país.

Aqui tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente muitos dos nossos autores e de tangibilizar o conceito do Clube. No total, 2.518 pessoas passaram pela nossa Casa e participaram de 8 mesas de debate, 7 lançamentos e da entrega do I Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea (que, com certeza, se repetirá ao longo dos anos).

Deixamos a Flip com saudades – e com a mais absoluta certeza de que a nossa presença nas festas literárias certamente se tornarão sagradas.

E, para celebrar a nossa estada aqui em Paraty, imortalizamos essa experiência em um livro composto pelo nosso diário de bordo, por textos de alguns dos autores que por aqui passaram e por imagens que marcaram, de maneira definitiva, essa celebração. O nome da obra? #clubenaflip !

Postaremos um link aqui no blog assim que ele estiver no ar!

photo

10 comentários em “Flip 2010 – Dia 5 #clubenaflip

1. Sim, foram uns dias em que a FLIP como um todo teve um agregar de valor.
    Pois todos nós que estivemos na Casa do Clube de Autores, autores da comunidade e transeuntes aficcionados por literatura, FLIPAMOS!
    Celebramos uma festa literária internacional lá.
    FLIP enquanto programação oficial, Flipinha, Flipzona, Off-flip e demais iniciativas no espírito do "flip-se" configuraram a base do evento.
    Quanto mais diversificada, democratizada, acessível, mais perene estará no tempo a FLIP.
    O Clube de Autores enxertou-se nessa árvores frondosa chamda FLIP e agora a mesma está mais linda ainda, mais apreciável ainda!

2. Todos nós agradecemos muito, Roberto! Foi muito bom te conhecer e ficamos felizes que vc tenha gostado e que já esteja com presença confirmada no ano que vem!

Ricardo, Paulo e Fernando.

3. , obrigada! fui muito bem recebida e atendida por vocês! parabéns! obrigada!

e no sítio opassaro.com tem mais um pouco desta senhora para conhecerem!

obrigada!

4. Só posso dizer que estou cm saudades de todos vocês. Um a um, recebam meu abraço e um carinhosoparabéns pela coragem, pelo evento, pela fora e pela fé no sonho. Estarei em contato permanente com vocês. Enviarei as fotos.Beijos mil.

5. De antemão, gostaria de agradecer o apoio e o suporte desvelado durante esses dias em Paraty,na Casa do Clube de Autores, especialmente ao ,que bem definiu o verdadeiro espírito diplomático e democrático do espaço; quem mais soube entender o mister do Clube dos Autores- a propósito Paulo, manda minhas fotos- e, não poderia esquecer também da gentileza da equipe, capitaneada pela inteligência do Ricardo.
    Obrigado por tudo e, desde já , confirmo minha participação na próxima FLIP. É claro, na Casa Clube de Autores, nº 2.
    Abraços,

Roberto Dias

6. Pessoal,cheguei ainda há pouco aqui em Jixx e já entrei pra ver o blog e matar um pouquinho a asaudade dessa turma fantástica!
    Valeu pelos 2 dias maravilhosos, pela recepção calorosa, gentil e simpática e, principalmente, pelo convite. Foi uma alegria enorme participar deste evento, e um privilégio me sentir parte deste grupo que está revolucionando a forma de se publicar aqui no Brasil.
    Parabéns Ricardo, por tocar esse sonho adiante. Parabéns Paulo, pelo carinho, simplicidade e gentileza com que tratou a todos nós. Parabéns Fernando, pelas intervenções sempre pertinentes e pela capa linda (aposto que todo mundo vai babar!). Parabéns a Kátia Calegaro (praticamente minha prima, kkkk) e turma da Frente Literária, por terem contribuído tanto na discussão. Parabéns Lívia Terra, por ter ajudado com a organização das idéias e por ter sido minha navegadora!
    Valeu Clube!

7. Olá pessoal, quero dizer que foi um prazer enorme participar do debate no domingo com vcs, conhecer o trabalho desenvolvido pelo Clube de Autores e fazer amigos como vcs…vou postar ainda essa semana no site da revista algumas matérias sobre a FLIP e o nosso encontro, debate, enfim…OBRIGADA de coração pela experiência, pela oportunidade e pelo espaço aberto a Frente Literária. Bjoooo no coração de cada um de vcs…