O que falaram de nós no Twitter em novembro?

Uma das partes mais importantes para o Clube é, claro, a nossa imagem perante a comunidade. E não apenas porque ser bem falado é, hoje, uma das melhores ferramentas de marketing – mas também porque é justamente no conjunto de postagens em blogs, Twitters e comunidades que mais aprendemos sobre os nossos autores, leitores e público em geral.

Nós utilizamos aqui no Clube uma ferramenta e uma metodologia criadas pelo I-Group e A2C – as duas empresas que viabilizaram toda essa empreitada – chamada I-Brands. Diariamente, rastreamos todas as postagens nas mais diversas mídias sociais, analisamos cada uma delas, nos aprofundamos nas opiniões de usuários e interagimos com eles.

Vamos fazer alguns posts sobre o assunto essa semana – começando pelo Twitter.

Nos últimos 30 dias, fomos “tweetados” de 137 vezes.

Os picos nas “tweetadas” são sempre gerados por lançamentos de autores, que, naturalmente, apontam para o link do Clube onde os seus livros estão:

As linhas verdes apontam tweetadas positivas e as vermelhas, negativas.

Quando o tema é levado em consideração, a divulgação direta das obras aparece com 48% das ocorrências, seguida por 31% de pessoas falando sobre o Clube para os seus amigos (tema “institucional”, no gráfico abaixo); 11% referente a ações de marketing organizadas por nós (como o lançamento do livro do Intercon); 6% solicitando atendimento; e 4% divididos entre elogios à qualidade dos livros e informações sobre eventos relacionados a nós.

Praticamente todos os usuários que mais se divulgaram no Twitter o fizeram para convidar os seus conhecidos para eventos de lançamento de suas obras.