Tecnologia e Mercado Editorial na Feira de Ribeirão

No final da tarde de ontem, ministramos uma palestra sobre tecnologia e mercado editorial na X Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Ao longo de uma hora, falamos sobre assuntos que iam desde o conceito de autopublicação, a necessidade de se quebrar paradigmas para editoras convencionais e e-books.

Questões sobre novas facilidades para autores, barreiras de mercado e pontos em que a tecnologia tanto ajuda quanto atrapalha acabaram fazendo parte do assunto e, a pedido de alguns participantes do evento, estamos disponibilizando a apresentação aqui no blog. Para visualizar, basta navegar pelas opções abaixo!

E, com isso, nos despedidmos da Feira de Ribeirão já de olho da nossa próxima participação: a Flip, em Paraty!

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

3 comentários em “Tecnologia e Mercado Editorial na Feira de Ribeirão

  1. Bom dia,

    Gostei muito do material disponibilizado, e tenho certeza que foi uma grande palestra, demonstrando a visão de futuro no mercado editorial. Mas gostaria de fazer uma sugestão.

    Por que o Clube de Autores não disponibiliza serviços editoriais como opção ao autor que publica seu livro no Clube?

    O sistema atual não muda em nada, mas os serviços (revisão de ortográfica, diagramação, etc) poderiam ser cobrados, pois seriam opcionais, realizados por profissionais gabaritados.

    Faço esta sugestão porque o ganhador do prêmio literário aqui no Clube terá sua obra revisada gramaticalmente, então o Clube tem contato com profissionais bons desta área. Coloca então à nossa disposição, com um custo mais acessível que o praticado no mercado, porque aqui a demanda é grande.

    Eu acharia isso muito útil e bom, quem quiser paga por este serviço e o livro sai 100%, quem não quiser, continua no modo tradicional, de muito sucesso, e paga – se quiser – para um profissional de fora fazer a revisão, como muitos já fazem.

    Seria bom que o Clube centralizasse isso, pela confiança que temos nele.

    Abraço,

    Fábio Mendes Paulino
    Um autor, do Clube de Autores.

  2. Já estamos desenvolvendo isso, Fábio. Fechamos já os últimos acordos necessários e agora estamos em fase de implementação, montando um sistema que permita que os orçamentos sejam feitos online, com base na uantidade de laudas de cada obra. Nossa previsão é que isso esteja no ar até o final do mês que vem ;-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *