Já fizemos, aqui no blog, um posto sobre as melhores livrarias do planeta.
Apesar do crescimento da Internet e da previsão dos fatalistas quanto ao futuro da biblioteca – que sempre teve mais peso fora do Brasil do que aqui – há algumas instituições que são absolutamente incríveis e que pedem uma visita de todos os que puderem e estiverem nas proximidades.
Preparamos uma lista simples aqui com base em posts que encontramos por diversos blogs (como o Curious Expeditions, de onde saíram as fotos). Segue abaixo:
1) Strahov Monastery, em Praga (República Tcheca). A sala de Teologia reune 18 mil textos religiosos e a de filosofia, mais de 42 mil textos. Ambas são magníficas, com aquela pompa européia que faz dos ambientes obras de arte por si só.
2) Biblioteca Abbey St. Gallen (Suiça)
3) Biblioteca Angélica de Roma (Itália)
5) Biblioteca di Bella Arti, Milão (Itália)
6) Biblioteca do Palácio e Convento de Mafra, em Mafra (Portugal)
7) Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa (Portugal)
8) Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, em Coimbra (Portugal)
9) Biblioteca Palafoxiana, na Cidade do México (México)
10) Biblioteca do Congresso Americano, em Washington DC (EUA)
Faltou a Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.
Faltou mesmo Jorge. É um dos lugares mais incríveis que já vi :-)
Obrigado ao Clude de Autores pela oportunidade de ver semelhantes obras, tanto encanto rodeando o livro. on de este é a peça central de todos os encantos que o rodeiam. O livro merece tudo isso e muito mais. mesmo vendo-o fechado, sabemos que ali dentro encerra grandeza.Quanto mais crece o nosso conhecimento de bons livros livros, tanto mais restrito se faz o círculo de homens em cuja companhia encontramos prazer. Pois de que serve u livro que não saiba levar-nos para além de todos os livros. Todo esse encanto que vemos é mérito do livro que, de acordo ao meu pensamento, deve ser bem mastigado para dele se extrair o suco, ninguém abre um livro sem que aprenda alguma coisa. Estou eternamente agradecido ao Clube de Autores o inestimável presente. Obrigado
Acho que apenas faltou uma, a biblioteca Nacional do Brasil no Rio de Janeiro, talvez nao tenha os afrescos das Italianas, mas é das mais completas do mundo!
Para todo local de literatura, nascemos em uma comunidade perfeita, não pelo valor comercial, mas sim para todo valor em inteligência. Lugares Assim é como nossa própria existência, devemos preservar para todo o sempre. Parabéns pelo post, Maravilhoso
Amei esse blog – e, tendo nascido em Praga e sentindo muito orgulho de minha cidade natal, fiquei feliz em ver a primeira biblioteca citada!! Fora a magnifica do Karolinum. Sinto uma profunda admiracao e respeito por bibliotecas, e fico arrepiada até hoje pensando tambem nas que foram destruidas e nas que nao estao disponiveis ate hoje… parabens!!
Belo post e imagens! Que belas Bibliotecas!
Abraços!
Há muitas bibliotecas maravilhosas, João – e infelizmente não deu para colocar todas nesse post. O critério que utilizamos foi tamanho de acervo, quantidade de documentos históricos e qualidade artística dos prédios em si. A Biblioteca Nacional é incrível mesmo, mas infelizmente não chegou às 10 mais (ao menos por esses critérios).
Nós é que agradecemos pelas suas tão belas palavras, Manoel. O livro é, de fato, a maior fortaleza do saber que existe – é o que guarda o passado, presente e futuro da nossa civilização.
Justa homenagem à sua terra e à terra de Kafka, Helena! ;-)