Na última sexta, Anna Cláudia Ramos lançou o seu livro Tempo Mágico, Tempo de Namoros (outra vez!) lá na FLIP. Até aí, nenhuma novidade – chegamos inclusive a divulgar o evento uma vez que ele aconteceria em nossa casa.
Mas uma coisa me chamou bastante atenção: o estilo do lançamento. Um dos mais altos pontos do evento, que encheu o ambiente, foi a leitura de um capítulo pela própria Anna Cláudia.
Já tinha ouvido muito sobre “book readings”, algo já tradicional no mercado americano, quando o autor lê trechos de sua obra emprestando a dramatização de quem melhor conhece a história – mas nunca tinha testemunhado presencialmente. E posso afirmar: faz toda a diferença.
Depois de ouvir a própria autora ler a história que saiu da sua mente brilhante e ver os olhos atentos de uma plateia inteira é impossível sequer questionar este modelo. Que fique, então, como dica para autores de forma geral.
Pretende lançar seu livro? Considere uns 10 ou 15 minutos lendo um trecho dele para a plateia. É a maneira mais certeira de prender a atenção do público!