Zapeando a Web em busca de algum programa cultural para aquecer os olhos e peitos de quem, como eu, ama a literatura, acabei me deparando com o Café Amsterdam.
Não digo que seja um evento típico. É, antes de mais nada, uma espécie de ode a um dos ambientes que mais geraram boas histórias: o café. Copiando ipsis litteris a sinopse do site do evento:
No mundo todo, o bar é o lugar de encontro por excelência – de amantes, parceiros de negócios, artistas e escritores. O artista francês Roland Topor chegou mesmo a considerar a visita a um bar a sua atividade mais criativa. De 26 de agosto a 5 de setembro, São Paulo e o Rio de Janeiro serão palco de uma erupção de expressão criativa com diversos eventos. Livrarias e bibliotecas abrirão as suas portas para o Café Amsterdã: uma série de eventos literários em que personalidades brasileiras e holandesas se encontrarão e interagirão umas com as outras. Serão escritores, cartunistas, autores de livros infantis e músicos em debate aberto com o público sobre a vida atual na cidade moderna, a literatura e ética, Vincent van Gogh, Anne Frank, e muito mais. Confira a nossa programação com debates, entrevistas, filmes e exposições, protagonizando célebres talentos brasileiros e holandeses. Seja bem-vindo ao Café Amsterdã, onde você poderá fazer amigos, ouvir histórias, encontrar um novo amor, descobrir um novo talento, ou simplesmente matar o tempo.
Sensacional, não? Eu mesmo já estou montando a minha programação :-)
Para saber mais, inclusive locais e eventos, acesse o site clicando aqui ou indo diretamente ao http://www.letterenfonds.nl/events/brasil/index-pt.php