O Clube de Autores é, atualmente, a maior plataforma de publicação de livros em língua portuguesa do mundo. Tal façanha é resultado de anos investindo no mercado literário independente, que sempre existiu e, por diversas vezes, deixado de lado pelo mercado tradicional.

Já falamos por aqui sobre nossos números, que exibimos com orgulho, afinal, tudo isso se deve aos mais de 58 mil autores que publicaram em nossa plataforma e que vendem seus livros em diversos parceiros.

A grande distribuição, aliada à publicação gratuita, garante o diferencial competitivo para conquistarmos cada vez mais espaço e admiração, mundo afora.

Uma das maiores dúvidas dos nossos seguidores é quanto à distribuição dos livros que são publicados. Com a chegada do Clube na Europa, unificando autores publicados em língua portuguesa, mais dúvidas surgiram.

O texto de hoje deixará claro para os autuais e novos autores onde um livro é vendido. Nos acompanhe e boa leitura!

Afinal, onde um livro do Clube de Autores é vendido?

Existem duas maneiras de se vender livros pelo Clube de Autores, através do nosso próprio e-commerce ou via sites parceiros. Para o leitor, esta modalidade traz comodismo, afinal, ele pode comprar no site com maior familiaridade. Já para o autor, ter o livro distribuído em diversos lugares aumente as chances de venda.

Livros impressos

Os livros impressos podem ser comprados diretamente do site do Clube, ou nos seguintes sites:

• Mercado Livre;
  • Estante Virtual;
  • Amazon;
  • Magazine Luiza;
  • Submarino;
  • Shoptime e
  • Americanas.

E-books

E-books também podem ser comprados diretamente do site do Clube, sendo lidos pela plataforma exclusiva, chamada Pensática. Mas o leitor pode ler o e-book em outras plataformas, os quais são:

• Amazon Kindle;
  • Skeelo;
  • Scribd;
  • Google Play Livros;
  • Apple Livros;
  • Barnes & Noble e outras.

Como funciona a venda e entrega de livros na Europa?

O Clube de Autores tem bases no Brasil e na Europa, com acordos gráficos nesses dois locais. Livros adquiridos no Brasil são impressos e entregues por gráficas brasileiras. Este formato de trabalho, com impressão sob demanda (também chamado de print-on-demand), sempre existiu por aqui.

Em qualquer país membro da União Europeia, os livros comprados serão impressos e entregues por gráficas europeias. Livros adquiridos em outros países são exportados a partir dos pontos que apresentarem melhores vantagens logísticas.

Autores brasileiros vendidos na Europa e portugueses vendidos no Brasil

Um autor brasileiro que já publicado, automaticamente tem o seu livro vendido para a Europa, através do site https://clubedeautores.pt/. Essa é mais uma vantagem para que publica por aqui, aumentando as possibilidades de venda.

Para o autor português, o ganho de público é ainda maior. O livro publicado fica disponível para compra também para os brasileiros no nosso site “.com.br”. Esse é um intercâmbio cultural importante entre os falantes da língua portuguesa.

Que tal conhecer o nosso simulador de publicação? Basta clicar AQUI para dar partida no sonho do livro publicado.

Quais as vantagens deste formato de distribuição?

O Clube de Autores é uma rodovia literária, ligando os falantes da literatura portuguesa separados pelos grandes mares. E, quanto maior for o alcance dessa rodovia, maior o público impactado.

Há milhões de leitores que falam e leem em português espalhados por todo o planeta e a distribuição internacional permite que o autor deixe o seu livro ao alcance de todos, ampliando seu público e, consequentemente, seus ganhos.

Com a venda internacional, como ficam os direitos autorais?

Os royalties, ou direitos autorais, pagos para o autor, variam conforme o canal de venda. Atualmente, temos 3 maneiras de cálculo:

1. Vendas feitas diretamente no site do Clube de Autores no país onde você publicou, o autor receberá exatamente o que determinou no ato da publicação.
  2. Para vendas em qualquer livraria ou marketplace, ou em sites internacionais do Clube de Autores, o autor receberá 20% do preço de venda final do livro.
  3. Para vendas ocorridas em plataformas de assinatura, empréstimos ou bibliotecas digitais (aplicáveis, portanto, apenas a e-books ou audiolivros), você receberá 50% do valor líquido repassado por cada canal ao Clube de Autores.

Todas essas regras podem ser vistas em detalhes no contrato com o autor

Estratégias para potencializar vendas

Sabemos bem que um livro não se vende sozinho e que é preciso esforço e dedicação, por parte do autor, para buscar cada vez mais leitores. Recorrentemente, publicamos conteúdos para os autores sobre marketing.

Recentemente, criamos um Guia dos 100 influenciadores literários para acompanhar em 2023. O guia, que pode ser baixado clicando AQUI, ajuda o autor no entendimento sobre como funciona o mercado de influência, apresentando os principais perfis que publicam conteúdos sobre livros.

Além do guia, publicamos dois episódios no Pensática sobre o tema (episódios 40 e 42), que você pode escutar clicando AQUI

Publique gratuitamente no Clube de Autores

O Clube de Autores é a primeira e maior plataforma de autopublicação em língua portuguesa do mundo, contando com aproximadamente 80 mil livros publicados, o que representa mais de 27% dos livros publicados somente no Brasil.

Publique o seu livro conosco gratuitamente e faça parte da maior comunidade de autores independentes de falantes da língua portuguesa, com mais de  45 mil autores espalhados pelo mundo.

Por aqui, você tem a vantagem de ter o livro distribuído nos maiores e-commerces e marketplaces do Brasil e da Europa!

Comente aqui o que achou do texto de hoje e até a próxima leitura.

Um comentário em “Livro vendido pelo mundo? Entenda como funciona a distribuição dos livros publicados pelo Clube de Autores