Clube de Autores em Portugal: Os caminhos da tecnologia para o autor independente (parte 1 de 3)

No ponto em que hoje estamos – em que a publicação independente e gratuita já é uma realidade incontestável e que domina os horizontes de todo o mercado editorial – há essencialmente três pilares tecnológicos que devem escancarar abertas as portas do futuro para os autores independentes.

Todo artista deve ir até onde o povo está (e da maneira que o povo prefere)

Distribuição é tudo. Engana-se – e muito – o autor que acredita que o sucesso depende apenas de publicar seu livro em uma única plataforma e esperar resultados caírem dos céus. Bom… resultados nunca caem dos céus, mesmo que você esteja em todas as plataformas. Mas o ponto nem é esse, é ainda mais emblemático e até antigo. O ditado é antigo, mas nem por isso perdeu sua sabedoria: “todo artista deve ir até onde o povo está”.

E, em nosso mundo, “ir até onde o povo está” significa furar a bolha das próprias redes sociais e distribuir seus livros por absolutamente todos os canais possíveis e em absolutamente todos os formatos imagináveis.

Impresso, que hoje corresponde a mais de 85% das vendas. EBooks, que tem uma parcela importantíssima de leituras. Audiolivros, que tem crescido imensamente.

Ebooks e audiolivros distribuídos em plataformas por assinatura (como a Scribd), de compra avulsa (como Kindle, iBooks e Kobo), de bibliotecas (como a Árvore) ou híbridas (como a Skeelo). E impressos no máximo possível de livrarias e marketplaces.

Eu não poderia ser mais enfático aqui, meu caro colega autor: quem tem que escolher onde comprar e como ler é o seu leitor, não você. E seu leitor te encontrará mais facilmente se você estiver em TODAS as plataformas e lojas, incluindo a que ELE se sentir mais confortável em compra. Há um velho ditado de marketing que diz que tudo “é sobre o consumidor, não sobre o vendedor ou o produtor”. Você pode não gostar da frase, pode prefeir prender-se ao sonho do escritor do alto do castelo que apenas gera literatura enquanto outros “sujam as mãos” para vendê-la… mas, nesse ponto, seus sonhos e suas preferências dificilmente mudam a realidade. Quer ter sucesso na sua carreira literária? Entenda que seu livro é um produto e que é você que tem que se virar para deixá-lo ao alcance do público.

Mas por que estou falando tudo isso? Porque, voltando ao ponto, a distribuição é a primeira das chaves mágicas para o futuro. Repito: esteja em todos os lugares ou você não estará em lugar nenhum.

Aqui, no Clube, você já pode ser distribuído (sem pagar nada por isso) pelas principais livrarias e marketplaces do Brasil.

O que muda com o Clube de Autores na Europa? Ampliaremos o escopo dessa distribuição.

Ou seja: em poucas tacadas, conseguiremos nos integrar com marketplaces (os ‘Mercado Livre’s’ daqui) de todo o continente Europeu. E o que isso fará com a nossa plataforma?

Ela transformará o Clube de Autores, em pouco tempo, no maior centro de literatura do mundo. Os mais de 76 mil títulos em português que já temos aqui serão imediatamente disponibilizados por todos os principais canais de venda da Europa para o público que fala português em todo o continente; e os títulos em português publicados a partir da Europa estarão imediatamente integrados também a todos os canais de venda que operam no Brasil.

E ressalto o português, meu caro colega autor, por ser o nosso idioma inicial. Insira o espanhol aí nesse caldo e você terá todo o mundo hispânico, da Espanha em si à Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e outros países, integrados a essa rede de troca de conteúdo.

A distribuição que temos e que estamos desenhando permitirá a construção de rodovias comerciais até então inéditas para a literatura independente mundial.

Recomendo que você escute o Pensática Podcast para entender melhor o tamanho desse novo mundo que está sendo aberto.

2. Não existem países: existem idiomas

A ser continuado na próxima terça-feira

Acompanhe a jornada do Clube de Autores para novos mercados, em tempo real, neste link: www.clubedeautores.com.br/jornada