aplicativo-para-quem-gosta-de-livro

Os 7 melhores aplicativos para amantes de livros

O que você deve ter à mão para mergulhar nas novas formas de leitura?

Graças ao avanço da tecnologia e o criação de novos apps para todos os tipos de gostos e necessidades, os amantes de livro também estão se beneficiando bastante, tanto para achar maneiras de otimizar a leitura diária quanto para economizar na compra de livros.

Por isso, selecionamos hoje dicas com os melhores aplicativos para quem é apaixonado por leitura. Vamos conferir?

Se você for escritor, leia isso antes:

Se sim, então leia este texto com um olhar diferente. Perceba que esses aplicativos abaixo não foram escolhidos a esmo por nós: eles refletem, em grande parte, a preferência dos usuários do mundo inteiro.

Por que isso importa para você? Porque – oras – se você é um escritor, você necessariamente quer ser lido. E a melhor maneira de ser lido é estar presente em todas as plataformas que os leitores escolhem para ler. Claro.

Mas reforço aqui um ponto importante: como autor, você não deve escolher um. Isso é não apenas desnecessário como também pouco inteligente. PAra que escolher estar em um único aplicativo se você pode estar em todos – e sem pagar nada a mais por isso?

Recomendamos fortemente que você veja esse post aqui, que não apenas fala sobre o mercado de ebooks no Brasil (incluindo a maneira que brasileiros mais lêem) como também ensina como publicar o seu ebook via Clube de Autores, única plataforma que distribui para todos os grandes apps (além de garantir presença do livro impresso também).

Pois bem: feitas essas observações iniciais, vamos às apps!

1. Amazon Kindle

Se você pensa em economizar papel e quer ser mais sustentável guardando menos livros, provavelmente já ouviu falar do Kindle, um tipo de tablet feito exclusivamente para leitura, pois possui uma tela fosca que não prejudica os olhos.

Porém, além do próprio Kindle, a Amazon disponibiliza um aplicativo de mesmo nome, que pode ser baixado no iOs ou Android, para você ler aonde quiser através da tela do seu smartphone.

Você pode baixar e-books grátis pelo computador e passar para o smartphone ou comprar títulos disponíveis na loja da Amazon com até 80% de desconto. Tudo fica disponível para acesso offline.

Sem papéis, sem poluição ambiental e na sua mão, onde você quiser. Incrível, não é?

2. Pocket

Se você está sempre lendo artigos e notícias, o aplicativo Pocket será indispensável na sua rotina. Com ele é possível salvar conteúdos a partir de qualquer site para ler mais tarde em modo offline.

E se você tem o e-reader Kobo, basta sincronizar o app com o aparelho e tudo que você salvar irá diretamente para o Kobo. Muito prático.

3. Ubook e Audible para ouvir livros

Outra dica para quem vive na correria, mas não quer deixar de ler são o Ubook e o Audible, dois apps disponíveis em português que apresentam diversos títulos narrados em áudios para você colocar o fone de ouvido e escutar onde quiser.

Com poucos minutos por dia você poderá aprender sobre os assuntos que deseja com uma narração espetacular.

O Audible ainda tem uma opção de soneca para evitar que você perca o conteúdo caso durma durante a narração.

4. Goodreads

O app Goodreads é ideal para quem devora um título atrás do outro e está sempre buscando novidades para ler.

Nele você pode organizar os livros que já leu, deixar avaliações e comentários para outros leitores e ler as dicas de outras pessoas para saber qual será seu próximo livro.

A ferramenta mais atrativa do Goodreads é o scanner que permite escanear a capa de um livro e adicioná-lo à sua aba de “Livros para Ler”. Assim você pode ver instantaneamente o que outras pessoas comentam sobre o título.

5. Moon + Reader

Ideal para quem está acostumado a ler no Kindle ou Kobo e gosta de personalizar o texto para ler com mais conforto, o Moon + Reader não é uma loja, mas sim um leitor de e-books completamente personalizável.

Atualmente ele suporta arquivos TXT, HTML, ePUB, PDF, MOBI e diversos outros formatos.

É possível aumentar ou diminuir o tamanho da letra, marcar o texto, fazer anotações, verificar o dicionário, praticamente um Kindle menor na sua mão.

6. Comics: App para ler HQs

Como um amante de livros também pode ser fã de quadrinhos, a loja mais bem avaliada da play store neste quesito é a Comics, desenvolvida pela comiXology.

A Comics é um app desenvolvido pela Amazon e tem em sua loja cerca de 75 mil quadrinhos, incluindo Marvel, DC, Disney e diversos outros para você ler de onde estiver.

7. Blinklist

O Blinklist é um aplicativo gratuito elaborado para quem ama se informar e ler, mas não tem muito tempo disponível durante o dia.

Ele funciona gerando resenhas elaboradas sobre os principais livros de não-ficção do mundo. Você poderá ouvir análises de livros importantes em apenas 15 minutos de texto e áudio.

A principal vantagem dele é que cada livro é realmente detalhado, não é apenas um resumo simples. Porém, apesar de os narradores terem excelente pronúncia, o app só está disponível na versão em inglês.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário!

*Por Caio Nogueira, da Upsites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *