Livros do Clube de Autores na Biblioteca do Congresso Americano

Livros independentes entrando para a história da literatura

Pouca gente sabe disso (até porque quase nunca comentamos), mas volta e meia recebemos pedidos de livros independentes publicados aqui no Clube, principalmente sobre temas como história e cultura brasileira, pela Biblioteca do Congresso Americano.

E daí?

“O que importa estarmos ou não presentes na Biblioteca do Congresso Americano?”, você pode perguntar. “O que isso quer dizer para nós, aqui no Brasil?”

Muito.

Para quem não conhece, ela é uma das maiores bibliotecas do mundo, com mais de 32 milhões de livros catalogados, mais de 63 milhões de manuscritos, 3 milhões de gravações de áudio, mais de 5 milhões de mapas, 16 milhões de microformas e a maior coleção de livros raros da América do Norte, incluindo uma das quatro cópias restantes da Bíblia de Gutenberg em papel velino.

Em outras palavras: é um dos principais templos dedicados à literatura mundial.

Ter livros independentes no acervo significa, principalmente, dias coisas:

1. Um reconhecimento claro da literatura independente como uma das principais fontes de informação histórica dos nossos tempos, principalmente considerando os tantos nichos sobre os quais tantas obras aqui publicadas se debruçam.
  2. Nós, autores independentes, deixamos de ser um nicho isolado, e passamos a ser tão parte do mundo literário quanto os grandes best-sellers.

O futuro?

Já postamos aqui antes que o futuro da literatura pertence aos autores independentes. Essa é apenas uma prova cabal a mais disso.

7 comentários em “Livros do Clube de Autores na Biblioteca do Congresso Americano

1. Isso só aconteceu,graças ao pessoal do Clube (fundadores, equipe técnica e claro, os autores e autoras!!!! Tenho orgulho e satisfação em fazer parte desta família!!! ^_^

2. Com a visibilidade internacional cada vez maior do Brasil, que gradativamente passa a ter papel de destaque no cenário mundial, creio que muitos desses pedidos ainda chegarão para a equipe do Clube de Autores. Mas, de fato, devemos ressaltar também a competência e o talento tanto da equipe como dos autores de todos os gêneros que publicam suas obras no Clube.
    Parabéns para todos.