Aprenda com os livros independentes mais recomendados pelo público

O que a preferência do público pode contribuir com o seu livro?

Desde que implementamos no sistema a recomendação de livros, há alguns anos, todos aqui ficamos curiosos para saber quais obras se destacariam no site. Na prática, as recomendações são feitas com base em parâmetros totalmente técnicos, incluindo a obtenção de selos que, por sua vez, apontam as obras que estão sendo melhor recebidas por parte da comunidade de leitores em diversos aspectos.

Hoje, paramos um pouco e filtramos a primeira página da livraria para que exibisse as obras ordenando pelas mais recomendadas (clique aqui para ver).

Quais as características comuns dos livros mais recomendados?

É claro que, quase sempre, generalizações costumam ser perigosas. O motivo? Padrões não são regras. Ou seja: a partir desses quase dez anos de observação de desempenho de livros independentes, formulamos algumas conclusões extremamente claras sobre o que funciona e o que não funciona – mas isso não significa nem que basta seguir essas conclusões para ter sucesso e nem tampouco que não as seguirem estará fadado ao fracasso. 

Em outras palavras: estamos falando aqui de melhores práticas comprovadas pelas estatísticas, de trabalhos feitos por uma massa de milhares de autores que demonstraram sucesso perante seus públicos (e que, portanto, no mínimo servem de referência para todos)

E quais são as melhores práticas que observamos a partir das recomendações do público? Vamos a elas:

Todas tem capas totalmente personalizadas, chamativas, vendedoras.

Sabe a máxima de que livros vendem pela capa? Ela é real. Assim, de pouco adianta passar meses ou anos trabalhando em um livro se você usar uma capa padronizada, esquisita, que diga pouco sobre sua obra. Este é um ponto que, sim, você PRECISA investir. 

Acesse este post aqui para ver como fazer a capa perfeita para o seu livro.

A grande maioria tem diversos comentários de leitores, seja no site ou nas redes sociais.

É o caso de Trilhando Sonhos, de Thiago Fantinatti, e de Alta Sensibilidade Emocional, de Helena Polak

A maioria dos autores que tem as suas obras como mais recomendadas também possuem páginas biográficas repletas de notícias, deixando claro que tem reconhecimento do mercado – um importante fator de decisão.

É o caso de “Logística Reversa“, que, tem 9 notícias publicadas e 5 sites sobre a autora.

Todos deixam habilitada a opção de contato com o leitor, mostrando abertos e acessíveis.

Em nossos tempos, abrir contato entre autor e leitor é essencial para se criar relacionamento e se fomentar o bem mais precioso que pode existir: a conexão.

A imensa maioria tem ISBN.

Já falamos tanto sobre isso aqui (veja este post, por exemplo) que corremos o risco até de ficarmos repetitivos. Por que ISBN importa? Porque sem esse registro você simplesmente não consegue aproveitar uma das (senão “a”) maio vantagem do Clube de Autores: ter o seu livro distribuído pelas principais livrarias do Brasil

Tecnicamente, para o autores, isso significa uma coisa óbvia: presença. 

A propósito, você pode clicar aqui se quiser saber como registrar o seu ISBN.

E há mais a se considerar, claro: basta que você pesquise

Há ainda diversos elementos importantes a se destacar, mas o fato é que parece indiscutível o empenho dos autores tanto no acabamento quanto na divulgação de suas obras. E há aqui uma diferença importante entre as mais vendidas e as mais recomendadas: enquanto o ranking de vendas expressa um histórico das obras que estão no ar, o de recomendações apresenta o que constatamos ser tendências. Ou seja: é possível que algumas das mais vendidas tenham já extinguido os seus ciclos – mas as mais recomendadas estão ainda sendo comentadas rede afora, crescendo juntamente com os seus públicos.

Que fique como dica nossa para os autores do Clube: vejam os selos de reconhecimento e busquem formas de obtê-lo, pois eles são um atalho prático para que cada obra possa ter mais visibilidade, integrando essa lista das mais promissoras do site.

 

Assine a Nossa Newsletter

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

8 comentários em “Aprenda com os livros independentes mais recomendados pelo público

  1. Boa noite, equipe Clube de Autores.
    Sou autor do livro Outra Realidade, lançado por vocês ano passado.
    Somente agora eu descobri este blog. Preciso muito me comunicar com vocês e sempre encontro dificuldade por causa do assunto: Direitos autorais. Meu livro está sendo vendido mas no site não consta atualização, e não há um setor específico para resolvermos isto no site.
    Por favor, me ajudem.

    1. Oi Diego. Você tentou o contato pelo nosso atendimento? De maneira geral, todas as dúvidas devem sempre ser remetidas por lá, para o atendimento@clubedeautores.com.br, que responde em, no máááááximo, 24 horas. Mas, de maneira geral, o que posso te adiantar por aqui é que você mesmo pode atualizar o seu livro acessando a Sua Conta > Livros Publicados e atualizando o arquivo. a atualizaçào será imediata no site do Clube, mas levará de 30 a 60 dias para se refletir nos canais de venda (Livraria Cultura, Amazon etc.). De toda forma, recomendo que acesse o nosso atendimento e conseguireoms resolver qualquer dúvida de maneira mais prática, ok?

  2. É interessante a didática adotada pelo site, no entanto não me parece justo classificar os livros que possuem o selo ISBN na frente dos que foram bem avaliados ou bem comentados. Uma breve busca e observamos que todos os 20 primeiros estão lá apenas por ter ISBN.

    1. Oi Natália! Não há como um autor colocar o seu livro entre os mais recomendados – essa lista é feita dinamicamente, pelo sistema, de acordo com o desempenho do livro. Veja, na caixa de recomendação, que há um ícone de mais informações no canto inferior direito explicando isso. O ranking de recomendações de livros é feito com base nos resultados e reconhecimentos da comunidade sobre cada obra. Leva-se em conta a obtenção de selos na semana seguindo a seguinte ordem: livro best-seller, editado profissionalmente, possui ISBN, bem votado pelo público e bem comentado pelo público.

  3. Olá, gostaria de dizer que as dicas aqui interpostas são muito boas para todos nós autores. Como sempre a equipe do Clube de Autores está de parabéns!

    Ademais, não sabia que o livro publicado através do Clube de Autores: “A Receita do Bolo” havia sido eleito um dos 20 melhores de seu segmento, isso é extraordinário e só prestigia ainda mais o nosso clube.

    Anselmo Marinho

    1. Obrigado pelo comentário, Anselmo!! Esse reconhecimento da Receita do Bolo aqui realmente nos deixou muito orgulhosos mesmo – até por não ser o único. Sempre lemos casos e matérias sobre livros daqui ganhando espaço na mídia, o que deixa claro que há muita literatura incrível, de todos os gêneros, sendo produzida hoje. Vida longa a todos os guerreiros autores independentes do Brasil!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *