Dados do mercado de autopublicação

Na semana passada, fiz um post sobre o mercado de livros didáticos que tem crescido enormemente aqui no Clube. Faltou esclarecer alguns dados do setor, que segue neste post de ordem bem mais estatística, prática – e incluindo alguns parâmetros importantíssimos sobre a autopublicação.

Brasil 

Segundo pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por encomenda do Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel) e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em 2014, considerando apenas as vendas para o mercado, o segmento de livros didáticos registrou faturamento de 1,4 bilhão de reais, 10% a mais do que em 2013. 

Entre novembro de 2014 a novembro de 2015, o Clube de Autores ultrapassou a marca dos 50 mil títulos disponibilizados em sua plataforma, respondendo por 83% do mercado nacional. Durante o mesmo período, o self publishing nacional saltou 38% atingindo a marca de mais de 66 mil livros publicados. 

Mundo

Entre 2011 e 2013, o número de livros auto publicados nos Estados Unidos cresceu mais de 85%, superando a marca de 450 mil. 

Livros independentes representam 25% de todos os livros na lista de best-sellers da Amazon. 

No Reino Unido, 18 milhões de livros auto publicados foram vendidos em 2013 – um crescimento de 79% no seu market share.

O que isso tudo nos diz? Que o futuro da literatura mundial, sem a menor sombra de dúvidas, está mais nas mãos dos autores e de suas histórias do que das editoras e de suas dificuldades de triagem tantas vezes questionada.

Aproveitemos isso: publiquemos as nossas histórias.

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

4 comentários em “Dados do mercado de autopublicação

  1. A tendência é que daqui pra frente seja tudo autopublicado em forma de ebook e os livros físicos desapareçam do mercado.
    As livrarias já estão com os dias contados, o que já é realidade nos Estados Unidos.
    No Brasil, ainda vai demorar um pouco, uma vez que ainda as escolas de ensino fundamental e médio não utilizam equipamentos modernos nas salas de aula.
    Portanto, essa é a tendência da modernidade dos dias atuais.

    1. Diogo, dá uma olhada no post de hoje. Os números não mostram isso não – ao contrário, mostram que o impresso continua com um espaço grande e crescente enquanto os ebooks é que estagnaram, inclusive nos EUA.

      Aqui no Clube nós sempre acreditamos que haverá espaço para todos os formatos. É nisso que seguimos apostando.

  2. Esses 83% do Clube correspondem à publicação ou vendas? E os 66% de autopublicação é um número geral? Significa que só o Clube de autores tem 50 mil? Os demais 16% pertencem a outras plataformas?

    1. Oi Ângelo! Representam publicações – nós não temos os números de vendas dos outros e, por isso, não conseguimos fazer essas projeções. Nós temos, sim, pouco mais de 50 mil títulos aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *