A invenção da comunicação gráfica

Há, no mundo, 3 tipos de comunicação: a falada, a gestual e a gráfica. E – claro – dentre todas, a gráfica é a menos efêmera. É a que permite a perenidade das histórias, as marcas efetivamente impressas no tempo e, claro, a construção de conhecimento sobre conhecimento.

Se voltarmos no tempo, as primeiras comunicações gráficas registradas aconteceram nas cavernas. Há de representações de caças a animais contando histórias de civilizações que já se extinguiram há muito, muito tempo. Mas o mais impressionante delas não é a beleza em si das maneiras mais primitivas de se contar histórias: é a coincidência. Há 32 símbolos geométricos – e, portanto, sem relação com os desenhos mais óbvios – que são praticamente idênticos e encontrados em cavernas distantes tanto no tempo quanto no espaço. Mistério?

Essa palestra abaixo explora justamente essa coincidência, dando uma pista importante sobre como os nossos ancestrais começaram a criar o que futuramente viria a ser o bem mais sagrado de qualquer cultura: o alfabeto.

Vale conferir:

 

 

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “A invenção da comunicação gráfica

    1. Geisel, recomendo que acesse diretamente o suporte do Profissionais do Livro – eles com certeza conseguirão te ajudar melhor do que eu, aqui no editorial do blog. O email é atendimento@profissionaisdolivro.com.br . O que posso te assegurar é para ficar tranquilo: os fornecedores só recebem depois dos serviços serem aprovados. Se não receber nada ou quiser cancelar, o reembolso é integral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *