Quando estivemos lá em Paraty há alguns anos, recebemos a visita em nossa casa da professora Maria de Lourdes Medeiros, de Aquidauana, Mato Grosso do Sul.
Entre papos e mais papos sobre literatura, ela acabou nos contando sobre uma técnica que utiliza para despertar o interesse pela leitura em seus alunos.
Basicamente, Maria de Lourdes percorre a região com uma mala repleta de textos, livros de autores regionais, fantoches utilizados em oficinas e assim por diante. Em suas paradas, ela ensina e reparte os seus conhecimentos com outros professores, amplificando uma espécie de rede informal de ensino. como material didático vale tudo: histórias e estórias contadas por todos, teatros, pintura e qualquer coisa que faça a imaginação voar de maneira livre.
Nos últimos dias, recebemos de Maria de Lourdes foto de sua mala pantaneira, pintada pelo artista local Roberto Mota e que segue com ela pelo interior sul-matogrossense, levando cultura diretamente ao cotidiano de seus alunos.
Esperamos que, por conta da mala pantaneira de Maria de Lourdes, novos escritores surjam e deixem publicadas as suas obras e as suas visões de mundo. E, claro, deixamos os nossos orgulhosos parabéns a esta professora-empreendedora que está ajudando a transformar o país!
Realmente é uma atitude muito altruísta. Parabéns à essa professora!
Uma feliz iniciativa! Um verdadeiro repositório de idéias e criações para despertar o interesse pela literatura e plas artes. Parabéns professora!