O que você acha de um book trailer?

Já fizemos, aqui no blog, alguns posts sobre book trailers – um exemplo cada vez mais seguido por escritores independentes do Brasil.

A fórmula é simples: estrutura-se uma peça de vídeo baseada na sinopse do livro e deixando o usuário instigado, curioso por mergulhar mais no enredo. Com o trailer seguindo os moldes do cinema publicado no Youtube, o autor passa a ter uma nova ação de divulgação para utilizar e captar mais e mais leitores.

É claro que algumas regras gerais nunca mudam: a sinopse precisa ser boa, o enredo cativante e, claro, a qualidade do trailer em si interessante o suficiente para atrair – e não afastar – o leitor. Mas, dado que cada vez mais autores estão utilizando essa modalidade de divulgação, não é errado deduzir que ela tem dado os seus resultados.

Quer conferir um exemplo? Veja, abaixo, o book trailer do Operação Mico Leão, de Davi Medeiros Ferreira. Você tem o seu? Se tiver, mande para nós como comentário aqui e compartilhe os resultados que teve! Afinal, esse tipo de colaboração de experiências entre autores independentes é fundamental para que todos fiquemos sempre na mesma página ;-)

Assine a Nossa Newsletter

41 comentários em “O que você acha de um book trailer?

  1. Amigos literários!

    Recentemente terminei meu primeiro livro, intitulado “A história de um órfão”, e fiz (sim, eu mesmo fiz, inclusive a locução é minha e edição total também) o book trailer dele. Gostaria que vocês me dessem uma opinião sobre suas impressões, o link é este aqui: https://youtu.be/K8fkqMIDZi8

    Se alguém gostou e se interessar, me disponho a fazer esse material. Lembrando que trabalho com audiovisuais em meu próprio estúdio há 17 anos.

    Conto com vocês.

  2. Book Trailer – A gente faz!
    Sabe os trailers de filmes que a gente vê no cinema? O Book Trailer tem a mesma função, só que com o dinamismo utilizado na animação, além de aproximar, envolver e emocionar o leitor, despertando o interesse pela obra e incentivando na decisão de compra!
    Possui grande potencial para se tornar etapa essencial no lançamento de um livro e principalmente pela visibilidade em sites/blogs e redes sociais.
    O nosso papel é entrar na essência da obra, em conjunto com o autor e assim, traduzimos visualmente o livro em um vídeo de poucos minutos de forma encantadora.

    Então, quer ver o seu livro virar filme? Me envie uma mensagem e saiba como!
    Segue um vídeo de apresentação, Espero que gostem!
    http://bit.ly/1RMYJFB

    1. Olá mande-me informações, tenho um livro que tem o maior potencial de ser sucesso, tem vendido bem, recebo centenas de mensagens de elogios, quase 99, 99 por cento de puro elogios…mas, ainda não explodiu, se chama O grito – Uma história de Amor e Preconceito. obrigado…

    1. Olá Autores!
      Muitos me perguntam quanto custa um book trailer. Eu sempre respondo que depende da ideia que eu e o autor criaremos juntos. Sim nós pensamos juntos para que o trailer tenha, visualmente, a essência da obra.
      Mas para que tenham uma ideia de valor posso dizer que a partir de R$ 690, incluindo animação de grafismo, locução em estúdio e trilha gratuita.
      Para mais informações visite o nosso site: http://manducacriacoes.com.br/portfolio-posts/book/
      Abraços!

  3. Assunto : book trailer.
    Sinopse;
    FRAGMENTOS DE DEUS..

    Este livro trata, em linguagem acessível para todas as pessoas, da ligação da Física Quântica com a consciência. Assim, a consciência e todos os fenômenos transcendentais passam a ser objetos da nova física, diferentemente das físicas clássica e relativista.
    Demonstra que a consciência, também chamada de espírito ou alma, é uma forma de energia vital e não há necessidade de provas de sua existência, pois nossa própria existência já demonstra, como um axioma, tal fato.
    Como energia não se destrói, então tem existência perpétua, ou seja, a consciência (alma, espírito) vive para sempre. Você, caro leitor, é uma consciência e viverá eternamente. O corpo físico é perecível como sabemos e pertence ao mundo físico material e está sob custódia da física clássica. A consciência está relacionada às dimensões superiores da natureza e está sob a égide da física quântica. Assim a consciência é um objeto quântico.
    Quando a consciência faz imersão no mundo físico, chamamos de encarnação e o faz para se obter experiências terrenas como se o mundo fosse uma escola e a vida a grande mestra. A multiplicidade das existências (reencarnações) e das dimensões permite a você, caro leitor, a oportunidade de fazer de você um ser especial e com um propósito para a vida e para o Universo.
    A consciência não é um simples epifenômeno da matéria. Ela estava presente na gênese do Universo como parte infinitesimal da Consciência Universal a qual se fragmentou em infinitas fagulhas que forma o que somos hoje; fragmentos da Consciência Universal, fragmentos de Deus.
    Book trailer : http://www.youtube.com/watch?v=NOvnrqLOyqc

  4. Gostei da ideia, mas tenho uma dúvida: Vi que a maioria dos booktrailers tem músicas de fundo… fica a dúvida: Podemos sofrer um processo cobrando os direitos autorais da canção utilizada? Acredito que tal hipótese pode ocorrer e tenho um pouco de receio de utilizar trechos de canções no meu booktrailer e sofrer alguma penalidade…. me ajudem!

    1. Oi Darlene! Se não tiver direitos sobre a música, pode sim. Mas o Youtube tem alguns acordos com gravadoras que podem resolver essa questão. Se eles detectarem, por exemplo, que você esteja utilizando uma música da Edith Piaf, o próprio Youtube coloca anúncios no rodapé do vídeo e reverte o valor para a gravadora. Isso acaba sendo bom para todos: para os usuários, que conseguem usar livremente as músicas; e para os detentores de direitos autorais e gravadoras que, além da divulgação, conseguem tirar algum lucro do que antes era considerado pura pirataria.

    2. Como sempre o Clube de Autores se mostrou muito rápido em solucionar dúvidas! Obrigada pelo esclarecimento!

    3. Gostei da resposta do clube dos autores. Pois apesar de teste, acabei também usando o mesmo caso em meu book trailler, que aliás postei aqui. Foi ótimo saber que geralmente o próprio youtube vê a tal questão dos direitos autorais. Em meu caso, acabei usando também cenas de um filme, embora tenha colocado referência no final.
      Obrigado pela dica.

  5. Oi. Eu já fiz um para o meu Livro Clara Luz uma vez, mas nao ficou muito profissional. rss
    Mas é uma ótima idéia sim e farei outro com certeza, só tenho que relembrar o jeito de fazer. rss
    Mas parabéns pelo vídeo do livro, dá mesmo vontade de ler.
    Bjs!

  6. Bom dia a todos,

    Realmente um bom Book Trailer tem feito a diferença entre os títulos publicados e os que aguardam publicação, e mesmo as principais editoras se utilizam desta ferramenta para divulgar suas obras.

    Além de escritor, produzo Book Trailers para escritores, editoras, agentes literários ou divulgação pública. Podem ver alguns dos meus trabalhos em http://www.youtube.com/user/cvhausen

    Boa sorte a todos

  7. Já está no planejamento fazer um booktrailer para meus livros, mas ainda não achei um programa adequado para isso. Seria interessante se o os autores que já fizeram trocassem ideias aqui e a experiência, para que pudêssemos aprender um com o outro. Eu sei que o Vega faz um bom trabalho, mas nem todos os micros têm disponível. Quais são os melhores programas? Quais podem ser baixados gratuitamente na internet?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *