Oswald de Andrade será o grande homenageado da Flip #clubenaflip

O Clube de Autores esteve presente, na semana passada, na coletiva de imprensa da 9ª Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) que aconteceu na Livraria da Vila, aqui em São Paulo.

Os principais veículos impressos e digitais do país estiveram presentes para saber as novidades que a maior festa literária do país preparou para esse ano.

O homenageado desta edição será Oswald de Andrade. Manuel da Costa Pinto, curador da Flip, explicou que um dos fatores que contribuíram para a escolha do homenageado foi a comemoração “antecipada” dos 90 anos da Semana de Arte Moderna, que acontece no início do ano que vem. Manuel contou com o apoio de Antonieta Marilia Oswald de Andrade, filha do modernista, para montar uma exposição com material inédito do escritor onde um dos destaques será o painel “as 3 dançarinas de Oswald”, que mostrará a relação do escritor com a dança. Segundo Marília, Oswald de Andrade teve um affair com as dançarinas Carmem Brandão, batizada como Landa pelo escritor, e Isadora Duncan. A terceira dançarina da história é a própria Antonieta Marilia, que começou a dançar aos 4 anos de idade, muito incentivada pelo pai.

Para a surpresa de todos os presentes foi confirmada, para a abertura da Flip, a presença de Antonio Candido, o mais importante crítico literário do Brasil, que vai dividir a mesa com José Miguel Wisnik. Candido, que não costuma falar em público, só aceitou o convite por causa de sua grande amizade com Oswald de Andrade.

O destaque na 9ª Festa Literária Internacional de Paraty será a ficção, em especial o romance, destacou Costa Pinto. Nessa área, o curador lembrou as presenças de João Ubaldo Ribeiro, responsável pelo “ápice do romance no Brasil”, do italiano Antonio Tabucchi e do norte-americano James Ellroy. Ele também confirmou a participação do músico escocês, David Byrne, que irá falar de seu livro “Diários de Bicicleta” e sobre o tema ciclismo urbano.

A venda dos ingressos começa no dia 06 de junho e o valor é o mesmo do ano passado – R$40 para a Tenda dos Autores e R$10 para a Tenda do Telão. Toda a programação da Flip você pode ver no site do evento: www.flip.org.br

E, em mais algumas semanas, publicaremos também a programação da Casa do Clube, que deve aparecer com força ainda maior esse ano!

Já fez as malas? Caso contrário, corra! Paraty fica cheia nessa época e é sempre bom negociar logo o lugar para se hospedar antes que seja tarde!

#clubenaflip

Assine a Nossa Newsletter

3 comentários em “Oswald de Andrade será o grande homenageado da Flip #clubenaflip

  1. Justissima homenagem: Oswald foi mais que um criador de poemas-piadas ou poemas-pilulas. Ele revolucionou a narrativa com obras como Serafim Ponte-Grande e Memorias Sentimentais de Joao Miramar. Merece ser reconhecido, ainda mais. Abracos fortes.

    Edweine Loureiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *