Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de Nova York fizeram uma greve por melhores condições de trabalho. Dentre outras coisas, elas exigiam equiparação de salário com os homens (em média, uma mulher recebia 2/3 a menos) e a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas diárias.

A greve foi reprimida com brutal violência – a ponto de 130 tecelãs terem sido trancadas dentro da fábrica que, em seguida, foi posta em fogo pelas autoridades da época.

Alguns anos depois, na Dinamarca, a data foi marcada como símbolo máximo do movimento feminista e eternizada como Dia Internacional da Mulher.

Hoje, tantas décadas depois, as mulheres vem ganhando merecido espaço na construção da nossa cultura e sociedade – destacando-se cada dia mais também na literatura.

No Clube de Autores, são mais de 1000 escritoras que se imortalizam pelas páginas que criam, contando as suas histórias para o mundo e marcando um lugar sagrado na formação da nossa cultura.

E é com isso em mente que desejamos parabenizar a todas as mulheres que fazem do Clube de Autores um espaço onde as suas literaturas, na maior pluralidade possível, possam ganhar os olhos do mundo.

Ricardo Almeida

Sou fundador e CEO do Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação do Brasil e que hoje responde por 27% de todos os livros anualmente publicados no país. Premiado como empreendedor mais inovador do mundo no segmento de publishing pela London Book Fair de 2014, sou também escritor, triatleta e, acima de tudo, pai de família :)

2 comentários em “Dia Internacional da Mulher

  1. Olá Ricardo! Obrigada! Pela parte que me cabe, nos cumprimentos. É uma honra para toda mulher, se ver de fato inserida em espaço este, como em tantos outros. Penso que ainda estamos a caminho e isto é o que realmente vale. Não a chegada, mas o percurso. entristeceu-me o fato de não ver aqui postado comentários de mulheres outras. Parabens pela matéria! Valeu a partilha! (clara-mei)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *