Intensa.
Assim foi a nossa sexta-feira na Flip, marcada por debates riquíssimos que contaram com a presença de 634 autores (além dos espíritos de Baudelaire, Rimbaud, Sartre e Machado de Assis que, volta e meia, davam as caras).
O dia foi aberto por um bate-papo com os escritores Giovani Femini, Cesar Veneziani e Wilson R, do Bar do Escritor. Dentre os assuntos abordados, o mito de que basta ter uma idéia para ser um autor foi absolutamente desconstruído pelo trio. Segundo Veneziani, “um poema se faz com palavras, não com idéias” – o que abriu espaço para a discussão da técnica literária. Críticas e críticos, formas de se aprimorar e a obrigatoriedade de manter sempre os ouvidos abertos e os olhos atentos foram consideradas como ferramentas essenciais para a carreira de um escritor.
O interesse gerado foi tão grande que, enquanto transmitíamos o evento via Twitter, começamos a receber perguntas de usuários espalhados por todo o país. Com uma inegável surpresa, o debate acabou saindo da Casa do Clube e ganhando o “mundo virtual”, sintetizando bem os tempos de hoje.
O papo se estendeu até o início da tarde, cedendo espaço para uma conversa com o gaucho Osvaldo Junior sobre a inspiração. Em uma roda feita por amigos e amantes da literatura, o poeta contou a sua história de vida e compartilhou com todos a sua trajetória e as suas expectativas com as letras.
À tarde, uma das mesas mais esperadas fez a Casa do Clube de Autores ficar lotada ao debater a eficiência e a eficácia de concursos literários. Com curadoria de Rafael Clodomiro, os escritores Vicente Melo, Regina Vilarinhos e Jean Carlos Gomes abordaram todos os aspectos do tema – da participação do governo a maneiras com que autores podem selecionar melhor os concursos e, com isso, ganhar mais espaço nas árduas carreiras editoriais.
Entre um evento e outro, a Casa do Clube continuou aberta e recebeu autores dos quatro cantos do país para um café. Ao final da tarde, estiveram por aqui também o ator Dan Stulbach e a Gabi Marsico que, além de fazer a cobertura do evento pela FlipZona, já conta com um admiravelmente precoce currículo de escritora, roterista e diretora de curtas mesmo com apenas 14 anos!
E com eles encerramos a nossa noite – cansados, mas incrivelmente entusiasmados com o tanto de conhecimento gerado aqui na Rua da Lapa, 375!
#clubenaflip
Foi maravilhoso ter participado, em nome do Bar do Escritor, do debate promovido pelo Clube dos Autores na sexta-feira na FLIP.
Obrigado pela oportunidade de partilhar desse espaço mágico!
Lindas as fotos! Amanhã eu estarei aí!
Clube e colegas Autores,
Parabéns pelo trabalho de divulgação e por sustentar discussões tão engrandecedoras nesta Flip. Tenho muito orgulho de fazer parte deste Clube, e pelo que estou acompanhando, a casa do Clube de Autores em Paraty vai deixar uma marca bastante positiva.
Parabéns Ricardo e a toda equipe, além dos autores que aí estão. Sinto não ter tido condições de participar deste ano, mas no ano que vem, quem sabe. Vou me programar melhor, organizar melhor os compromissos do dia-a-dia.
Belo trabalho, abraço a todos!!!
Que Deus abençoe vocês aí, para que tudo continue correndo bem.
Fábio Mendes Paulino
Um autor, do Clube de Autores.
(Com muito orgulho)
Já ia te perguntar onde você estava! ;-)