publicação no clube de autores - cda blog

Publicação no Clube de Autores: existem custos para o autor?

O mercado literário independente oferece aos autores diversas alternativas para publicar um livro. É possível publicar via editoras independentes, que trabalham de diversas formas, e plataformas de autopublicação. Nós, do Clube de Autores, somos a primeira e maior plataforma de autopublicação gratuita de livros em língua portuguesa. Bom, isso talvez você já saiba. Todavia, uma palavrinha na frase anterior ainda causa dúvidas nos novos autores: gratuita.  Então, como é a publicação no Clube de Autores?

Publicar gratuitamente um livro parece um sonho, tendo em vista que este é um dos maiores fatores que impendem novos autores de colocarem suas obras no mundo. Afinal, o custo de publicação pode inviabilizar esse sonho. Por isso, objetivando democratizar a literatura, permitindo que todos possam publicar suas obras, a publicação com o Clube de Autores é gratuita

Neste texto, entenderemos mais sobre como esse processo é possível. Me acompanhe e boa leitura?

A publicação no Clube de Autores é realmente gratuita?

Sim, a publicação de um livro no Clube de Autores é gratuita. O autor não tem nenhum custo para publicar o seu livro. Basta acessar nosso site (https://clubedeautores.com.br/) ou (https://clubedeautores.pt/), caso você seja um autor português, realizar o cadastro e seguir o passo a passo de publicação.

Durante o processo de publicação, você informará todos os dados do seu livro, desde o título e a sinopse, passando pelos detalhes de capa e se autoriza ou não o Clube a disponibilizar o livro nos marketplaces parceiros. E, uma das etapas, que pode gerar confusão quanto a uma suposta cobrança, é a solicitação dos dados bancários do autor. Explicaremos esse ponto no próximo tópico.

Por que o Clube de Autores solicita meus dados bancários?

Por mais que a nossa publicação seja gratuita, não cobrando nada do autor, precisamos dos dados bancários do autor para repassarmos os valores disponíveis de direitos autorais diretamente para a conta fornecida por ele.

Após acumular um montante de R$ 50,00 em DIREITOS AUTORAIS com a venda dos seus livros, o autor pode solicitar o recebimento dos valores correspondentes diretamente pelo site. Por isso, precisamos dos dados bancários, para facilitar o envio do valor conquistado pela venda dos livros. Portanto, não se preocupe, o Clube não cobrará nenhum valor.

Por que a publicação não tem custos para o autor?

Graças à tecnologia Print On Demand – POD, ou impressão sob demanda, e outros avanços tecnológicos do Clube de Autores, é possível publicar sem custos para o autor. Aqui, um livro só é impresso assim que é vendido. Não há a necessidade de ter um estoque de um livro. Se você já fez uma simulação no nosso site, percebeu que logo após o pedido, informamos o preço final de venda de um livro; veja exemplo abaixo:

Publicação no Clube de Autores - exemplo de simulação

Observe que a partir das informações dadas ao nosso simulador, O preço de venda de um livro é calculado imediatamente. Os R$ 56,16 expressos correspondem ao valor que um leitor pagará no livro. Esse valor corresponde aos custos da plataforma, impressão do livro e direitos autorais do autor

Porém, caso seja o autor queira comprar um livro para si, pagará o valor de R$ 47,12, valor que desconta os direitos autorais. Essa compra é OPCIONAL, bem como a compra em grandes quantidades. Caso o autor faça um evento de lançamento e queira levar para o evento 51 unidades do seu livro, basta comprar em quantidade. Logo, o valor unitário sairá bem mais em conta. Repetimos: o autor tem a OPÇÃO de comprar seu próprio livro, não é obrigatório.

• Novamente afirmamos: a publicação de um livro no Clube de Autores é de graça.

Por fim, como dito anteriormente, este foi apenas um exemplo (foto acima). Aqui, você pode formatar seu livro como bem entender, possibilitando milhares de combinações, resultando em preços de venda bem diferentes do exemplo dado.

Publique no Clube de Autores agora mesmo

Espero que tenha ficado claro que a publicação de um livro no Clube de Autores é gratuita. Ainda resta alguma dúvida? Comente abaixo!

Caso esteja preparado, publique seu livro aqui no Clube. Será um prazer ter sua obra aqui conosco. Nos vemos em breve.

Até.

10 comentários em “Publicação no Clube de Autores: existem custos para o autor?

1. Olá, bom dia. Quero saber se tenho que enviar o livro no formato definido por vocês, ou posso enviar no tamanho A4?
    Outras dúvidas: A numeração das páginas e o sumário serão feitos por mim, ou vocês cuidam disso também?
    Eu já tenho um número do ISBN, de um livro técnico publicado em 2008. Isto fará alguma diferença para um novo registro?
    Antecipo agradecimentos pelas respostas.

1. Possuímos o formato A4 como opção. Quanto à numeração e qualquer outra edição/formatação do livro é de responsabilidade do autor. E caso o seu livro passe por grandes mudanças, recomendamos um novo ISBN.

2. Bom dia!
    Tenho várias histórias criadas por mim e gostaria de transformar em livros,mas minha formatação não é muito opropriada, pós não tenho muita habilidade com informática.
    Gostaria de saber se vocês fazem esse serviço e como fica para publicar um livro.

3. Publiquei um livro (edição de autor) com 270 páginas, possuindo ISBN.
    Poderei usar o mesmo ISBN aqui, numa edição de 200 páginas?

4. Gostaria de saber se é possível publicar pelo clube de autores um livro meu que já foi publicado por uma editora? Se sim, posso enviar a obra já diagramada pela editora ou devo enviar o material original?

1. Você pode publicar esta versão (diagramada pela editora), porém, atente-se aos formatos disponíveis (A5, 16×23, Pocket etc…). Importante também que o contrato que você assinou com a editora permita que você faça uma nova publicação.