Fique atento às mudanças importantes na maior plataforma de serviços editoriais do país!
O Profissionais do Livro é uma plataforma “filha” do Clube de Autores focada na aproximação de prestadores de serviços editoriais com autores. Há, hoje, alguns milhares de profissionais atuando pela plataforma, que sempre teve sua política comercial livre.
Como a política comercial funcionava até então?
Essa política se dividia, grosso modo, em duas características básicas:
- Cada prestador de serviço estabelece, livremente, o valor do seu trabalho;
- Ao contratar qualquer serviço, o montante pago pelo autor fica retido na plataforma. Nós a repassamos para o prestador de serviço apenas quando o autor aprovar o serviço recebido, o que acontece dentro do site, garantindo um modelo de satisfação plena.
A partir de 27/03/2019, esta política passará por uma alteração importante apenas em seu primeiro ponto.
Por que uma mudança se fez necessária?
Com preços estipulados livremente, muitos dos prestadores de serviço acabavam estipulando valores irrealmente baixos para capas, revisões etc. Essa prática, naturalmente, acabava “bagunçando” a concorrência legítima entre profissionais ao atrair, de maneira ilusória, muitos clientes.
Por que ilusória? Porque muitos desses prestadores acabavam depois alegando que se confundiram na estipulação dos seus preços, pedindo que os clientes depositassem um complemento em suas contas ou cancelassem os serviços. Sim, os autores poderiam cancelar e ser reembolsados integralmente por nós, o que realmente acontecia com alguma frequência – mas muitos acabavam aceitando a “oferta”. A partir daí, o serviço era feito e entregue normalmente. MAS… se o cliente não aprovasse o material recebido, ele não tinha mais como ser reembolsado pelo que pagou (uma vez que a maior parte do pagamento, feita como “complemento” diretamente na conta do fornecedor, não ficava sob nossa gestão). Ou seja: o consumidor caía em uma espécie de golpe, pagava diretamente ao fornecedor sem passar pela nossa plataforma e, caso ficasse insatisfeito com o que recebesse, amargava o prejuízo. Simples assim.
Ao longo dos anos, fomos administrando essas situações com atitudes que iam da exclusão de prestadores de serviço que agiam com o que qualquer bom senso pode considerar como má fé até a intermediação da relação entre eles e seus clientes. Com o crescimento no volume de transações, isso se tornou insustentável.
Qual é, então, a mudança na política comercial?
O que estamos fazendo, então? Estabelecendo valores mínimos para cada um dos serviços intermediados pelo Profissionais do Livro. Esses valores mínimos foram definidos com base na média dos últimos 5 anos de serviços prestados, estando todos dentro ou até significativamente abaixo das médias de mercado.
Valores mínimos para os serviços:
- Capa: R$ 200,00
- Revisão: R$ 200,00 (independentemente da quantidade de laudas)
- Diagramação: R$ 200,00 (independentemente da quantidade de laudas)
- Registro de ISBN: R$ 50,00
- Conversão para ePub: R$ 200,00
- Ilustração: R$ 50 (por ilustração)
- Ficha catalográfica: R$ 50,00
Mudanças nos percentuais da plataforma
Há também uma outra mudança importante: o percentual de administração do serviço passará para 30%. Esse reajuste se faz necessário para garantir a sustentabilidade da plataforma em si, desde a manutenção da tecnologia até a equipe.
Recomendamos que todos os prestadores de serviço revisem suas ofertas e seus valores, ajustando os preços para garantir ganhos de acordo com as expectativas.
O que acontece com os serviços oferecidos hoje com valores inferiores?
Todos serão automaticamente reajustados para o mínimo. Os prestadores de serviço que quiserem, por sua vez, poderão ajustá-los (para cima do mínimo, naturalmente). Valores que já estiverem acima desse patamar mínimo não sofrerão nenhum tipo de reajuste.
A partir de quando essa mudança acontecerá?
Todas as compras feitas até a terça, 26/03/2019, continuarão na política anterior, de preços 100% estabelecidos pelos fornecedores. Compras já feitas, claro, não serão ajustadas. A partir da quarta-feira, 27/03/2019, no entanto, os preços serão reajustados.
o que aconteceu na plataforma Profissionais do Livro? Como o cliente pode contratar meus serviço se não consigo visualizar ?
Oi, Marcelo. Tudo bem?
Desde setembro não oferecemos mais e serviços prestados por profissionais avulsos cadastrados no site Profissionais do Livro. Em agosto enviamos um e-mail para todos os profissionais :)
Olá, ainda não ficou claro para mim
Vocês retém 30% de comissão para vocês, mas, este percentual será sobre o valor do meu serviço ou ainda sobre outros impostos a serem pagos como taxas e impostos.
Assim como o Alan, eu também fiquei confuso. Grato
Oi Vitor. Este percentual será sobre o valor total, final, do serviço.
A iniciativa é boa mais falta transparência por parte do site quanto ao valor da comissão e outras taxas cobradas. Em contato por e-mail com o Fred nem ele mesmo sabe ao certo o que é cobrado de taxas e impostos nem mesmo o valor da comissão. Um de meus serviços está chegando com o dobro do valor para os clientes.
Oi Alan! Vamos alinhar isso melhor internamente, então. Mas, como está no post: cada serviço terá um valor mínimo e a taxa é de 30%.
Mas ainda há um problema, até agora, eu não sei se é possível publicar partituras de música, livros de partituras de música em e-pub, essa informação não consegui, eu mesmo já tentei e não deu certo, mas tenho pouco conhecimento nessa área.
Oi Marcelo! Em tese, não há nada que proíba a publicação de livros de partituras. Inclusive há alguns no Clube. Basta ficar atento às regras gerais de publicação (peso do arquivo, tamanho etc.) e o livro será publicado normalmente.
Essa iniciativa é muito boa, assim, vai ter qualidade e seriedade, será um serviço profissional.