Já faz um tempo que fizemos isso, aliás – mais precisamente no primeiro final de semana de abril.
Até então, nós usávamos um sistema chamado MOIP que, em essência, concentrava as compras feitas por cartões de crédito e boleto e nos permitia trabalhar com todos. O seu sistema incluía uma função de antifraude que avaliava cada transação feita em questão de segundos, detectando eventuais problemas e barrando compras fraudulentas. Já trabalhávamos com eles fazia anos, com tudo funcionando relativamente bem.
Nos últimos meses, no entanto, começamos a ter uma série de problemas tanto com inconsistências quanto com retornos de pagamentos. Em outras palavras: o usuário comprava, o sistema de pagamentos não “informava” o nosso site e, portanto, não ficávamos sabendo do pedido para começar a rodá-lo nas gráficas. O resultado disso era óbvio: atrasos nas entregas. Quando percebemos isso, iniciamos uma série de ações internas de desenvolvimento tecnológico e, em paralelo, uma rotina (insana) de conferir manualmente compra a compra para evitar que o consumidor sofresse.
Claro: manter conferências manuais e individuais de todas as compras em um site como o nosso, que já tem mais de 50 mil livros publicados, é algo completamente insustentável no médio ou longo prazo. Resultado: depois de muitas tentativas e tratativas, mudamos o meio para outro chamado Pagar.me.
Ele foi implementado e afinado ao longo do mês de abril e, além de permitir uma interface mais simples de compra, tem um antifraude mais ágil e já roda a pleno vapor.
Enfim: este é o tipo de informação que costuma passar despercebido para o usuário comum, mas acreditem: para nós, faz absolutamente toda a diferença do mundo!
Ainda não experimentei o novo sistema, mas se for para melhorar, que venha e fique. O clube realmente cresceu, e isso mostra, prova o quanto o outro sistema era inadequado, o das editoras de livro, tanto que o Clube teve que tomar novas providências, já que o negócio está grande. Eu posso atestar que o serviço oferecido é de total confiança e eficiência alta.
Obrigado Marcelo!!