Programação da Casa do Clube de Autores na Flip

Sabe quando é a Flip 2016? NA SEMANA QUE VEM!

O ano está tão atribulado que – me dei conta só hoje – acabamos não postando a nossa programação! Ainda bem que há tempo: como todos os anos, o Clube estará presente lá na Flip com uma super progamação voltada para autores independentes.

Se você estiver em Paraty, não deixe de nos visitar lá na Rua da Lapa, 375.

Nossa programação:

Dia 01 de julho, sexta-feira

Pela Manhã 10:45

Título: Um (outro) Olhar sobre as Cidades

Conteúdo: O escritor, curador da Fliporto e acadêmico Antônio Campos ministrará a palestra “Cidades”, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Será uma abordagem literária, humanística e urbanística sobre as cidades no contemporâneo. Na oportunidade, irá autografar os livros “Louvação ao Recife” e “Olinda, um Olhar”..

Convidado:

Antonio CamposAntônio Campos é escritor, advogado e Curador da Festa Literária Internacional de Pernambuco – FLIPORTO.

Pela Tarde: 16:30

Título: Minha experiência na autopublicação independente de material didático para a educação básica: desafios, vantagens e desvantagens.

Conteúdo: Atuar no competitivo mercado de material didático não é fácil. Como podem professores driblarem os obstáculos e produzirem os seus próprios livros? Assim como a arte de ensinar, a de produzir o que se ensina é igualmente árdua. Os desafios são inúmeros: textos, fotos, ilustrações, ideias, diagramações, questões e edições, sem esquecer do seu site, divulgação, venda e pós-venda. O professor e escritor Rafael Cunha vai partilhar suas experiências no universo da autopublicação independente de livros didáticos, os desafios inerentes, os caminhos das pedras as vantagens e desvantagens.

Convidado:

Rafael Cunha Professor de Ciências do Ensino Fundamental e Médio com mais de quinze anos de experiência no magistério, que após anos de tentativas frustradas de publicação em editoras convencionais, encontrou no Clube de Autores a alternativa ideal para realizar seu sonho: publicar livros didáticos. Hoje, suas obras já fazem parte da grade curricular obrigatória de escolas em Niterói, no Rio de Janeiro.

Dia 02 de julho, sábado

Pela Manhã 10:45

Título: Memórias da África: como a experiência de um repórter no Rali Paris-Dakar se transformou em um livro de viagem

Conteúdo: Já pensou em realizar uma viagem inesquecível e registrá-la em um grande livro?

Como em um diário de viagem, o gênero literatura de viagem (ou “travel writing”) ganha cada dia mais força e permite que o leitor se inspire e até aprenda a planejar a sua própria aventura. Escrever sobre viagens não é algo novo, afinal, já conhecemos este tipo de relato em obras como Odisseia e Os Lusíadas, mas como será o atual cenário deste tipo de narrativa? E como uni-lo ao Jornalismo e à Fotografia? Com o repórter Julio Cruz Neto foi assim: durante sua cobertura na África do Rali Paris-Dakar, o viajante registrou todas as suas experiências da África que conheceu, e reuniu tudo no livro O Caranguejo do Saara, recém-lançamento do Clube Select, selo do Clube de Autores. Com uma mochila nas costas, sua barraca e câmera fotográfica, Julio fez um belo registro do que conheceu por lá e, neste bate-papo, irá contar para nós um pouco sobre a sua experiência inesquecível e também sobre como podemos transformar uma viagem em um livro.

Convidado:

Julio Cruz Neto Fascinado por ler, escrever, viajar e descobrir, formou-se em Jornalismo e logo cedo caiu na estrada para cobrir o Rally Paris-Dakar. Quinze anos depois, após dar muito murro em ponta de faca, entrou no financiamento coletivo, fez uma campanha alucinante, levantou a verba necessária e imprimiu O caranguejo do Saara, o relato de suas viagens inesquecíveis pela África.

Pela Tarde: 16:30

Título: A Leitura e a Escrita saem da Caixinha: o que precisamos aprender com isso

Conteúdo: Venha discutir como o universo de novas plataformas digitais vêm afetando a formação do mercado literário, a disseminação de conteúdo, bem como a própria produção literária como arte.

Convidados:

Susanna FlorissiCom vasta experiência no mercado editorial, é Diretora Editora da CBL – Câmara Brasileira do Livro, sócia da Editora Galpão e Proprietária da Torre de Babel Idiomas. Fez parte da Comissão Organizadora do Prêmio Jabuti, coordenou a Comissão do Livro Digital e, hoje, coordena a Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa da mesma CBL, entre outras atividades.

André PalmeApaixonado pela leitura digital e pelas possibilidades deste universo. Palestrante na Feira de Frankfurt 2014, além da participação em diversas feiras nacionais e internacionais. Hoje está à frente d’O Fiel Carteiro, uma editora 100% digital que possui 145 ebooks publicados. Responsável pelo projeto que publicou o primeiro ebook de um reality show brasileiro, em parceria com o SBT. Membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro.

Um comentário em “Programação da Casa do Clube de Autores na Flip