Pensática: navegue pela versão Beta

Já há alguns dias temos falado sobre o Pensática, nossa nova incursão voltada especificamente para ebooks. O objetivo é simples: transformar a experiência de leitura em ebooks em um modelo de leitura multiplataforma, online e que permita se mergulhar também em todo o universo que cerca cada uma das obras.

O Pensática ainda está em versão beta – e isso deve ser destacado aqui. Mas queríamos abrir para todos os autores do Clube, para que naveguem e comecem a se inteirar melhor.

Pontos que precisamos frisar:

1) Ao abrir o Pensática, você verá uma série de árvores de conhecimento já pre ordenadas pelas mais completas.  Árvores mais completas são as que tem mais conteúdos relacionados ao livro (incluindo artigos, referências, vídeos etc.). No primeiro momento, nós importamos esses conteúdos das páginas biográficas dos autores.

2) Ao clicar em qualquer uma das árvores, você verá todo o conteúdo relacionado. Se não tiver o livro, poderá comprar online; se tiver, poderá lê-lo diretamente. Em todos os casos, você também poderá colaborar inserindo mais referências sobre o tema e deixando a árvore de conhecimento mais completa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3) A partir do momento em que você se logar no Pensática (usando o mesmo login do Clube de Autores), todos os livros que você publicou ou que comprou aparecerão como favoritos e você poderá lê-los online, diretamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4) O leitor online é um ponto importantíssimo. Todos os ebooks que você tiver comprado ou publicado estarão disponíveis – e em qualquer plataforma. Ou seja: se tiver um smartphone, tablet ou computador à mão e quiser ler, basta acessar o Pensática com seu login e senha do Clube, escolher o livro e ler sem precisar se preocupar com nada relacionado ao arquivo. Arquivos de livros, aliás, passam a ser desnecessários uma vez que o conteúdo é passado para a sua tela via streaming, algo mais seguro e prático.

5) Como a imensa maior parte dos ebooks são PDFs, estamos seguindo por uma caminho de distribuição inicialmente semelhante ao do Google – usando os arquivos PDFs como ebooks (e não os ePubs). Isso deve mudar no futuro, no entanto, e teremos ambas as opções.

Bom… além de abrir acesso a todos, queremos também deixar claro os pontos nos quais estamos trabalhando agora:

a) Importação do conteúdo: Temos dezenas de milhares de ebooks aqui no Clube e importar todos para essa plataforma não é tarefa fácil. Se acessar agora, é possível que não veja todos os seus livros presentes ainda – mas não se preocupe. Nossa equipe está ainda atuando no processo de importação, que deve ser concluído em mais alguns (poucos) dias.

b) Visual: As árvores de conhecimento estão ainda pobres demais do ponto de vista visual. Ainda vamos acrescentar mais efeitos e um design mais “gostoso”.

c) Widgets: Conteúdos relacionados serão expostos de maneira mais “conveniente”. Ou seja: se houver um vídeo, este deve ser inserido na própria árvore (e não abrir em uma página à parte). Tweets devem se recarregar dinamicamente e aparecer também na íntegra, da mesma forma que outras postagens sociais. Quanto mais prática a navegação, mais útil ficará a árvore como um todo.

Além desses três pontos, há ainda toda uma lista de itens que estão sendo vistos e revistos. Mas, na prática, o conceito inteiro do Pensática já pode começar a ser visto e utilizado como um leitor online, multiplataforma, funcional em qualquer tipo de leitor, integrado ao Clube e que, além de livros, permite acesso e colaboração a todo um ecossistema de conhecimento.

É isso que entendemos como sendo o primeiro passo rumo ao futuro do livro – e foi este projeto que se destacou lá em Londres, tendo parte fundamental no prêmio que o Clube recebeu na semana passada.

Espero que gostem e que, acima de tudo, nos ajudem a fazer dessa ideia uma realidade cada vez mais concreta, prática e funcional!!

Bem vindos à Pensática.

O endereço de acesso: http://www.pensatica.com

 

Assine a Nossa Newsletter

Um comentário em “Pensática: navegue pela versão Beta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *